Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Burst usando CBQ para liberar 15 segundos conexão 256 Kbps.

    Gostaria de saber se tem como dar um BURST no CBQ para elevar a conexão do cliente a 256 Kbps durante 15 segundos e depois voltar a 200 Kbps.

    Quero que ao usarem medidores de velociade tenham a impressão de banda maior. Mas estarei garantindo 200k como foi contratado.

    Uso Debian etch como servidor.

  2. #2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por easyBSD Ver Post
    Quero que ao usarem medidores de velociade tenham a impressão de banda maior. Mas estarei garantindo 200k como foi contratado.

    são coisas desse tipo que denigrem a imagem da internet wireless...

  3. #3

    Padrão

    Tambem sou contra essa gambiara use o burst pra mostrar sempre mais banda que a contratada, isso vai fazer sempre o seu cliente falar bem do seu provedor se o cara contrata 256kbps pq na libera um burts de 1 minuto em 300kbps????? pense nisso pois com certeza cliente achando que tem mais que o contratado eh melhor que cliente vendo o que contrato mais sempre trabalhando com oq eh garantido =)

    Falow

    Citação Postado originalmente por lucianogf Ver Post
    são coisas desse tipo que denigrem a imagem da internet wireless...

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lucianogf Ver Post
    são coisas desse tipo que denigrem a imagem da internet wireless...
    Amigo ... Denigrem o que? Estou vendendo 200 k vou garantir 200 k, mas posso dar um burst de 256 k para as paginas abrirem mais rápido para o cliente.

    Qual o problema do cliente comprar 200 k e ter 256 k nos primeiros 15 segundos de navegação? Denegrir imagem é ADSL que garante 10 % do contratado.

    Isso sim é roubo. Lê o post melhor antes de comentar qualquer coisa.

  5. #5

    Padrão

    cara...

    você quer enganar quem??? 15 segundos???

    eu li muito bem o tópico...

    se você quer fazer algo para seu cliente, porque não configure um servidor web-proxy para que o mesmo ofereça a seus clientes velocidade superior para os objetos que estão em cache... isso sim seria um benefício, e perceptível...

    qq adianta o cara ter 256 em teste de velocidade, ae quando ele faz um download ele nunca, e digo, nunca tem 256, porque será apenas nos primeiros 15 segundos, ae ele mesmo pensa, isso não passa de 200k...

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lucianogf Ver Post
    cara...

    você quer enganar quem??? 15 segundos???

    eu li muito bem o tópico...

    se você quer fazer algo para seu cliente, porque não configure um servidor web-proxy para que o mesmo ofereça a seus clientes velocidade superior para os objetos que estão em cache... isso sim seria um benefício, e perceptível...

    qq adianta o cara ter 256 em teste de velocidade, ae quando ele faz um download ele nunca, e digo, nunca tem 256, porque será apenas nos primeiros 15 segundos, ae ele mesmo pensa, isso não passa de 200k...
    Mas é o que foi contratado 200 k. Agora web-Proxy existe, ninguém trabalha sem Proxy hoje em dia. Mas liberar o cache do Proxy para wireless é loucura (sobrecarregar cartões wireless a altas velocidades é tiro no pé).
    Mas você não tem conhecimento nesta área né, porque ao invés de ajudar fica fazendo criticas erronias. 15 segundos é mais que o suficiente para abrir qualquer pagina web.

    Estamos aqui para ajudar e se ajudados, criticas construtivas são bem vindas, mas insinuar que estou ludibriando usuários ai é demais.

    No contrato estão estipulados todos os termos de velocidades em bits e bytes, para não haver duvidas. Só estou melhorando a velocidades para paginas web.

    No contrato vem assim:

    200 Kbits = 25 Kbytes por segundo para downloads.
    150 Kbits = 18 Kbytes por segundo para uploads.

    E NINGUEM ESTA ENGANANDO NINGUEM AQUI, APENAS DANDO UMA VELOCIDADE MAIOR PARA PAGINAS WEB. Todos os usuários sabem que foi contratado 200k, mas para paginas web eles terão picos de 256k.

    Agora se puder ajudar com o CBQ agradeço, se não, vamos deixar o post para quem tem esta informação para dar.

  7. #7

    Padrão

    easyBSD,

    Pensei nisso para da uma boa velocidade para os clientes ja que não podemos usar cache-full em wireless, no mk tem como mais quem usa servidores com debain, red hat etc.. e quer usar Burst seria legal sim com CBQ ou HTB se alguem ja esa isso seria legal postar ou criar uma wiki

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por tuxbrasil Ver Post
    easyBSD,

    Pensei nisso para da uma boa velocidade para os clientes ja que não podemos usar cache-full em wireless, no mk tem como mais quem usa servidores com debain, red hat etc.. e quer usar Burst seria legal sim com CBQ ou HTB se alguem ja esa isso seria legal postar ou criar uma wiki
    É que não estou achando nada que fale a respeito de Burst usando CBQ ou HTB, seria muito util em todas as areas estas informações.


    Vamos aguardar alguem que possa informar ou guiar nós.


    Abraço.

  9. #9

    Padrão

    Com respeito aos amigos, também acho que nao tem nada haver liberar um burst para o cliente, já que a velocidade mínima em contrato é garantida. Se não tivermos esses recursos vamos perder mercado para os grandes. Lembrem-se ADSL cada vez mais barato, e link dedicado cada vez mais caro.

    Aqui eu uso o HTB e uso o ceil, para emprestar banda, tenho 3 scripts, um para cada horário, rodando no cron do servidor, por exemplo no meio de semana depois das 1:00 da madruga libero ceil 300k durante o dia 200k e a noite 128, mais sempre garanto 64k a todos. Agora estou pensando em colocar o burst. Vou testar burst e posto os resultados.

  10. #10

    Padrão

    Josue Guedes

    tem como você postar essas confs, seria ja muito util pra gente

  11. #11

    Padrão

    Aqui, eu uso assim:



    #Remove regras de HTB

    tc qdisc del dev eth0 root
    tc qdisc del dev eth0 ingress

    #Classes por Ip's

    tc qdisc add dev eth0 root handle 1: htb default 100
    tc class add dev eth0 parent 1: classid 1:1 htb rate 1264kbit
    tc qdisc add dev eth0 handle ffff: ingress
    tc class add dev eth0 parent 1:1 classid 1:19 htb rate 64kbit ceil 300kbit
    tc class add dev eth0 parent 1:1 classid 1:20 htb rate 64kbit ceil 300kbit
    tc class add dev eth0 parent 1:1 classid 1:21 htb rate 128kbit ceil 300kbit
    tc class add dev eth0 parent 1:1 classid 1:22 htb rate 64kbit ceil 300kbit
    tc class add dev eth0 parent 1:1 classid 1:23 htb rate 64kbit ceil 300kbit
    tc class add dev eth0 parent 1:1 classid 1:24 htb rate 64kbit ceil 300kbit
    tc class add dev eth0 parent 1:1 classid 1:100 htb rate 950kbit ceil 950kbit

    #SFQ

    tc qdisc add dev eth0 parent 1:19 handle 19: sfq perturb 5
    tc qdisc add dev eth0 parent 1:20 handle 20: sfq perturb 5
    tc qdisc add dev eth0 parent 1:21 handle 21: sfq perturb 5
    tc qdisc add dev eth0 parent 1:22 handle 22: sfq perturb 5
    tc qdisc add dev eth0 parent 1:23 handle 23: sfq perturb 5
    tc qdisc add dev eth0 parent 1:24 handle 24: sfq perturb 5

    #Filtros

    tc filter add dev eth0 protocol ip parent 1:0 prio 4 u32 match ip dst 10.0.0.19 flowid 1:21
    tc filter add dev eth0 protocol ip parent 1:0 prio 4 u32 match ip dst 10.0.0.20 flowid 1:21
    tc filter add dev eth0 protocol ip parent 1:0 prio 4 u32 match ip dst 10.0.0.21 flowid 1:21
    tc filter add dev eth0 protocol ip parent 1:0 prio 5 u32 match ip dst 10.0.0.22 flowid 1:22
    tc filter add dev eth0 protocol ip parent 1:0 prio 5 u32 match ip dst 10.0.0.23 flowid 1:23
    tc filter add dev eth0 protocol ip parent 1:0 prio 5 u32 match ip dst 10.0.0.24 flowid 1:24

    #Controle dos UpLoads

    tc filter add dev eth0 protocol ip parent ffff:0 prio 1 u32 match ip src 10.0.0.19 police rate 32kbit burst 64kbit drop flowid ffff:1
    tc filter add dev eth0 protocol ip parent ffff:0 prio 1 u32 match ip src 10.0.0.20 police rate 32kbit burst 64kbit drop flowid ffff:1
    tc filter add dev eth0 protocol ip parent ffff:0 prio 1 u32 match ip src 10.0.0.21 police rate 32kbit burst 64kbit drop flowid ffff:1
    tc filter add dev eth0 protocol ip parent ffff:0 prio 1 u32 match ip src 10.0.0.22 police rate 32kbit burst 64kbit drop flowid ffff:1
    tc filter add dev eth0 protocol ip parent ffff:0 prio 1 u32 match ip src 10.0.0.23 police rate 32kbit burst 64kbit drop flowid ffff:1
    tc filter add dev eth0 protocol ip parent ffff:0 prio 1 u32 match ip src 10.0.0.24 police rate 32kbit burst 64kbit drop flowid ffff:1

    Considerando que eth0 é a saída para meus clientes. Tenho 3 arquivos com ceil 128, 200 e 300, salvos e com permição para execução, eles estão agendados no cron do meu servidor.


    Temos as velocidades mínimas garantidas de 64k que é o que está contrato, e o ceil que empresta banda quando está folgado o link, é claro que esses 300k só são liberados de madrugada, já que durante o dia esse balanceamento não deu muito certo por causa dos p2p. Ai nesse caso, uso outro arquivo com ceil de 128 e 200, que são iniciados em horários distintos pelo cron.

    Basta salvar o arquivo modificando para seus Ip´s e carregá-lo com "sh", ou pode incluir essas linhas no rc.local para carregar na inicialização. Aqui eu uso assim e tem funcionado bem. Hoje a tarde pesquisei como implementar o burst, achei a documentação do HTB, achei meio chatinho, mais vou me empenhar em fazer, pois a noite o cron aqui starta os comandos com ceil de 128k, ai eu queria usar um busrt de 5 segundos a 200k.

    Se alguém souber fazer ai eu fico grato pela dica!

  12. #12

    Padrão

    Se ninguem esta enganando ninguem apenas dando maior velocidade a páginas web, entao sua pergunta nao deveria ser como aumentar o brust.

    Deveria ser "como dar uma velocidade de 256 para páginas web?"

    Se o cliente X tem 200k de banda e no medidor dá 256 mesmo que no contrato reze 200k voce esta sim enganando o cliente (mesmo que pra beneficio dele). O certo é dar 200k mesmo.

    Outra coisa com relacao a operadoras ADSL... se elas dao 10% de garantia ou nao, nao importa...ninguem briga com elas se ficam fora do ar 1 hora 'por achar que alguma linha telefonica caiu" mas te matam se voce ficar 30 minutos fora.

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Pedro0278 Ver Post
    Se ninguem esta enganando ninguem apenas dando maior velocidade a páginas web, entao sua pergunta nao deveria ser como aumentar o brust.

    Deveria ser "como dar uma velocidade de 256 para páginas web?"

    Se o cliente X tem 200k de banda e no medidor dá 256 mesmo que no contrato reze 200k voce esta sim enganando o cliente (mesmo que pra beneficio dele). O certo é dar 200k mesmo.

    Outra coisa com relacao a operadoras ADSL... se elas dao 10% de garantia ou nao, nao importa...ninguem briga com elas se ficam fora do ar 1 hora 'por achar que alguma linha telefonica caiu" mas te matam se voce ficar 30 minutos fora.
    Qual o diferença em perguntar “Como aumentar o burst para 256k em 15 segundos?” OU "como dar uma velocidade de 256 para páginas web?" As duas perguntas se referem a paginas web e qualquer aplicação que leve 15 segundos a 256k para finalizar.

    Isso pra quem entende é obvio!!!!!!

    E não to entendendo o porquê da perseguição em relação ao burst. Se operadoras ADSL fizerem isso tudo bem, se Provedores Wireless fizerem é crime...??? Qual a diferença?


    E por favor isso já deu o que tinha que dá. Vamos focar no assunto de como fazer...

  14. #14

    Padrão

    Além de querer dar 1x0 nos clientes é arrogante!!!

    Fim de papo...

    Abraços.

  15. #15

    Padrão O Burst é muito usado ...

    Citação Postado originalmente por Pedro0278 Ver Post
    Além de querer dar 1x0 nos clientes é arrogante!!!

    Fim de papo...

    Abraços.
    Amigo, isso é comumente usado em todas as áreas de TI.

    Uma situação de uso é em empresas que controlam o link por usuários. O cenário é o seguinte:

    100 usuários -> usando 64 Kbits de downloads e uploads. Mas com Burst de 128 Kbits em 30 segundos.

    Isto faz o usuário navegar a 128 Kbits e trava os downloads e uploads em 64 Kbits. Neste caso o cache-full existe ! (são redes cabeadas).

    Até hoje só vi isso em equipamentos CISCO e MIKROTIK, mas é muito usado e respeitado a tecnologia.

    E que bom usar isso em wireless, assim os clientes de 64Kbits ou 128 Kbits podem navegar a 200Kbits, 300Kbits, etc... Mas os downloads e uploads ficaram travados em 64Kbits, garantindo banda no link que é caro pra burro.


    Pra quem usa mais para navegação é um ótimo implemento, sabendo que cache-full em wireless não dá pra usar (vários usuários ao mesmo tempo usando o cache é pedir para parar qualquer cartão).


    Abraço a todos e se conseguir a informação posto aqui.

  16. #16

    Padrão

    Entao me explique euma coisa aí porque nao entendi nada...

    Se um usuário tem banda contratada como vc mesmo disse de 128k, entao a taxa de download dele é de 15k.

    Entao como pode uma pessoa navegar a 128k e ter downloads a 64k? isso é incompativel com as regras TCP/IP.

    Pra ter 64k de taxa de download é preciso 512k e se um cara paga um link full (nao ADSL) e joga 512 so pra um cliente navegar (mesmo com cache) ele sacrifica todo trafego.

    Ter um suspiro de 200k em 15 segundos nao significa dizer que a navegacao ou um site medidor irao manter essa mesma velocidade constante.

    Constancia no download é o que importa, se comecar a 15k tem que erminar a 15, isso é qualidade.


    E ai? o que me diz?

  17. #17

    Padrão

    Acho que cada um faz da forma que quiser tem gente que paga R$500 por mb de link e tem gente que paga R$5000 então cada uma faz o que quiser aqui é um forum e o cara so ta querendo saber como se faz e acho valido, eu queria saber como faz isso, sei que no mk se faz o BUSRT se renova ele não fica limitado apenas aos 15 primeiros segundos naum, apos uma momento ele se renova e na outra injeção de "nitro" na conexão.

  18. #18

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Pedro0278 Ver Post
    Entao me explique euma coisa aí porque nao entendi nada...

    Se um usuário tem banda contratada como vc mesmo disse de 128k, entao a taxa de download dele é de 15k.

    Entao como pode uma pessoa navegar a 128k e ter downloads a 64k? isso é incompativel com as regras TCP/IP.

    Pra ter 64k de taxa de download é preciso 512k e se um cara paga um link full (nao ADSL) e joga 512 so pra um cliente navegar (mesmo com cache) ele sacrifica todo trafego.

    Ter um suspiro de 200k em 15 segundos nao significa dizer que a navegacao ou um site medidor irao manter essa mesma velocidade constante.

    Constancia no download é o que importa, se comecar a 15k tem que erminar a 15, isso é qualidade.


    E ai? o que me diz?
    Vamos lá:

    128 Kbits é = 16 Kbytes (A divisão é por 8). Mas vai ficar em media entre 15K e 15,8k como vc disse.

    O burst é liberado a cada nova requisição e se mantém durante o período determinado. Com isso o download e upload que passar de 15 segundos vão cair para o que está garantido. mas todas as vezes que for requisitar uma nova pagina web ele tera o Burst novamente.

    No caso do amigo easybsd a conexão ficara em 200Kbits constante = 25 Kbytes mas com um "turbo" de 256 Kbits nos primeiros 15 segundos de cada requisição.

    Só para dar de exemplo do que operadoras fazem:

    2048 Mbits Link Dedicado e Full, chega no roteador a 1856 Mbits em media.

    550 Mbits Link ADSL, chega no modem 464 Mbits em media. Isso que estou escrevendo já foi testado varias vezes por mim aqui no Estado de São Paulo (telefônica).

    Abraço.
    Última edição por ShadowRed; 25-12-2007 às 20:24.

  19. #19

    Padrão

    ShadowRed, entendi... valeu a explicação. linguagem clara e objetiva.

    Quanto a cada um fazer o que quiser, não acho válido... Quero ver no dia que voce descobrir que o posto que voce abastece o carro coloca gasolina adulterada, so porque o dono do posto pode fazer o que quer porque o posto é dele. Voce pensando que é gasolina e so recebendo água. (o mesmo acontece com o cliente que pensa que tem 200k e so tera 128k.)

    Mas entendi como funciona o mecanismo, o importante é isso.

  20. #20

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Pedro0278 Ver Post
    ShadowRed, entendi... valeu a explicação. linguagem clara e objetiva.

    Quanto a cada um fazer o que quiser, não acho válido... Quero ver no dia que voce descobrir que o posto que voce abastece o carro coloca gasolina adulterada, so porque o dono do posto pode fazer o que quer porque o posto é dele. Voce pensando que é gasolina e so recebendo água. (o mesmo acontece com o cliente que pensa que tem 200k e so tera 128k.)

    Mas entendi como funciona o mecanismo, o importante é isso.
    Pow cara, acho que tem problema nisso não. No meu contrato aqui com os clientes eu garanto 64k, mais sempre eles tem mais, por causa do ceil do htb. O pessoal já acustumou quando cai a velocidade em determinados horários. O que não pode é voce vender para o cliente a velocidade do burst, ai é picaretagem.

    Quanto aos detalhes técnicos, no htb tem o burst, com certeza absoluta, só que ainda não entendi direito como implantar, tá mau explicado na documentação, pelo menos para min, pois ainda sou novinho no linux. Já vi o LinuxKids aqui no Under exemplificando isso ai...depois vou mandar um MP para ele, e pedir para entrar no tópico.