+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Equipamentos

    Bom dia !!!

    Estou montando uma internet radio, e gostaria de algumas dicas tipo:

    Qual pc ideal para no minimo 150 clientes ?

    Devo usar no servidor uma placa com uma antena omini ou quatro placas com antenas setorias ?

    O que seria melhor mini-pci ou pci ?

    Qual seria a antena ideal para eu iniciar o trabalho (Marca e frequencia) ?

    Qual é a real quantidade de clientes possiveis em uma placa wireless ?

    Como já deu para perceber, eu sou leigaço nesse assunto, tenho uma internet a cabo e uso o bfw, na internet a cabo está show mais no rádio optei pelo MK !!!

    Alguém poderia me ajudar ???

    Muito obrigado !!!

  2. #2

    Padrão

    wnascimento,

    te recomendo ler muito antes de iniciar as compras...

    o que posso te ajudar é o seguinte:

    para 150 clientes, tem que ter 3 ou 4 rádios, pois eles tem uma limitação;

    prefira mini-pci, pois não terá problemas com conflito de irq. Agora tome cuidado para comprar apenas equipamentos homologados;

    Utilize paineis setoriais, gasta um pouco mais mas em compensação não se compara;

    antena eu utilizo as de marca IDEAL, apesar de ser um pouco mais caras que as importadas, são nacionais, homologadas e de excelente qualidade;

    Recomendo colocar no máximo 30 simultâneos a 128k... mas depende de cada caso, é analisar a melhor solução para voce;

    utilize links dedicados, pois você poderá ter problemas com a polícia se compartilhar link estilo velox, speedy, etc.

    E procure alguem pra se regularizar...

    abraços

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por anarchist Ver Post
    wnascimento,

    te recomendo ler muito antes de iniciar as compras...

    o que posso te ajudar é o seguinte:

    para 150 clientes, tem que ter 3 ou 4 rádios, pois eles tem uma limitação;

    prefira mini-pci, pois não terá problemas com conflito de irq. Agora tome cuidado para comprar apenas equipamentos homologados;

    Utilize paineis setoriais, gasta um pouco mais mas em compensação não se compara;

    antena eu utilizo as de marca IDEAL, apesar de ser um pouco mais caras que as importadas, são nacionais, homologadas e de excelente qualidade;

    Recomendo colocar no máximo 30 simultâneos a 128k... mas depende de cada caso, é analisar a melhor solução para voce;

    utilize links dedicados, pois você poderá ter problemas com a polícia se compartilhar link estilo velox, speedy, etc.

    E procure alguem pra se regularizar...

    abraços


    Caro anarchist.

    Cara, muito obrigado pela resposta.

    agora eu tenho uma duvida, eu achava que eu conseguiria colocar em uma placa wireless só mais de 200 clientes, mais agora vejo que isso não deve ser possivel.

    Qual a quantidade maxima de clientes em uma placa ???

    Obrigado.

  4. #4

    Padrão

    depende da velocidade que você vender para os seus clientes...

    mas analisa da seguinte forma:

    o cartão tem que estar em modo "B" que é o melhor para propagação em ambiente aberto.

    Mas ele só consegue trafegar 11mbits teoricamente...

    na prática o máximo (na média) que atigem é 3,4 ou 5 mbits. Além disso já começa a perder pacotes...

    nós da comunidade wireless, geralmente medimos a quantidade máxima de clientes SIMULTANEOS.

    Ou seja, você pode ter 100 clientes, mas apenas 30 à 50 estarão on-line e usando a banda ao mesmo tempo. Varia para cada um...

    Mas te garanto, pendurar mais de 100 clientes (não-simultâneos) com velocidade de 128kbps em um único cartão é pedir d+ para o bichinho... ele vai abrir o bico com certeza.

    E se nesses 100 tiver muitas lan-houses, pode se preparar pra diminuir esse número para 40 ou 50.

    Enfim, o que vale é você analisar na prática. Cada cliente é diferente... comercio, residencial, lan-house, escola, prefeitura e as velocidades de cada.

    Abraços

  5. #5

    Question

    caro amigos!
    como fazer para conectar mais de 30 clientes numa mesma antena, isso e possível? Quais equipamentos usar para tal aplicação?

  6. #6

    Padrão

    apenas 30 é possível sim, porque nunca irão estar conectados todos ao mesmo tempo.

    Dá pra pendurar uns 60 clientes por antena, mas com um controle de banda legal.

    abraços

  7. #7

    Padrão

    Mais qual a quantidade real de clientes em uma unica placa de rede wireless, suponhando que todos vão usar ao mesmo tempo ???

    Obrigado !!!