Página 3 de 3 PrimeiroPrimeiro 123
+ Responder ao Tópico



  1. #41

    Padrão Duvida de iniciante

    Citação Postado originalmente por ederjohann Ver Post
    achei isso na net, testei e aprovei!!!

    Galera conssegui fazer um balanceamento de links interessante.

    Tenho 2 Getways com ips diferentes exemplo 10.0.0.1 e 10.1.1.1 - meu Mikrotik está configurado como dhcp e emitindo ips 192.168.1.x.

    Amarrei o ip ao mac no arp e agora conssegui dividir o gteways na minha rede.

    Colocar por exemplo
    Ip: 192.168.1.2 para sair pelo getway 10.0.0.1
    Ip: 192.168.1.3 para sair pelo getway 10.1.1.1
    Ip: 192.168.1.4 para sair pelo getway 10.0.0.1
    Ip: 192.168.1.5 para sair pelo getway 10.1.1.1


    o mk ainda esta fazendo o controle de banda e cache. ficou show.

    Segue os passos

    Menu

    IP - firewal - Mangle

    Clique no (botao +)

    Na aba General - em CHAIN: Escolha prerouting
    Src. Adress coloque o endereco ip do cliente
    Na aba Action - em action: escolha Mark_routing
    em new routing mark coloque o nome do cliente que possui o ip

    pronto marcamos o ip

    Agora va em Nat - clique no (botao +) - CHAIN:srcnat- Src. Adress coloque o endereco ip ex: 192.168.1.0/24(para toda a rede )- em action: escolha Masquerede

    Agora va em ip - Routes - clique no botao + - em Getway coloque o getway de saida ex(10.0.0.1) e em mark coloque o nome do cliente que cadastramos.

    Pronto este cliente ira sair pelo gatway especificado, possibilitando colocar varios gatways e dividir dentro de sua rede.

    Galera, a minha rede ta assim:

    tenho uma adsl (1mb/500kbps) dlink 500t em bridge ligado no MK com controle de banda e ip amarrado ao mac, e o mk distribui para um swhitc q alimenta o ap e alguns hubs em cascata.

    gostaria de colocar outra adsl (1mb/500kbps) tambem em bridge, começei a fazer o LB citado no inicio do topico, e a as 2 adsl ja estão conectadas no Mk por pppoe.

    minhas duvidas são as seguintes:

    tem problema fazer LB com os dois modem em bridge?

    ''''Tenho 2 Getways com ips diferentes exemplo 10.0.0.1 e 10.1.1.1 - meu Mikrotik está configurado como dhcp e emitindo ips 192.168.1.x.''''

    Esses 2 gateways são os ips internos dos modens?

    O dlink tem como padrão o endereço 10.1.1.1, tenho alterar o endereço de um modem para 10.0.0.1 ou coisa parecida dentro do proprio modem ou como poderia fazer?

    O gateway de saida que vou colocar no ip>route>add e o endereço do modem citado acima?

    agradeço a paciencia e compreemsão de todos. obrigado.

  2. #42

    Padrão

    Citação Postado originalmente por ederjohann Ver Post
    .
    ...outra coisa, estou a dias atraz d um consultor da embratel e nao consigo achar, tem como vc me passar o telefone de seu consultor?
    ôpa! desculpa a demora colega, meu consultor na Embratel chama-se André Santana. Acho que vc deverá solicitar a ele um cara mas próximo de você. O fone de André Santana é: (83) 2106-3122 (Embratel horário comercial).

    Flw.

  3. #43

    Padrão

    vo tentar desenhar para vc entender

    clientes
    |
    |
    |
    servidor
    /\
    / \
    link1 link2

    nao muda nada nos clientes
    pois vai chegar no servidor e ele vai dizer

    tu vai sair pelo link1

    vc fulano vai sair pelo link2

    tudo depende da politica de roteamento que vc adotar



    Citação Postado originalmente por cleivon Ver Post
    boa noite amigo, estou muito interessado en configurar meu MK assim, mais não entendo uma coisa, meus clientes navegam com ips 192.168.55.... pergunto eu teria que mudar o ip deles ou somente configurar eles pelo gateway?
    tenho um lik vivax e um speedy, mais sempre uso um por vez.
    gostaria de saber mais a respeito deste load.

    meu msn [email protected]
    agradeço desde-ja sua ajuda.
    abraço,

  4. #44

    Padrão

    quer fazer algo que soma os links, entao la vai

    vc tem dois links
    nas rotas, (onde vc add os gateway)

    na mesma regra que tem o gatway 1 vc clica na setinha do lado para add mais um gateway nessa mesma regra e la coloca o gateway do link2

    ele vai mandar um pacote pelo link1 e outro pacote pelo link2 e assim sucessivamente

    beneficio: para dowload o negocio soma, vai que é um tiro

    contra: msn cai direto, bancos e sites que obrigam apenas 1 ip de origem nao funcionam,....


    Citação Postado originalmente por lfaria Ver Post
    Até hoje não vi nenhum equipamento que realmente somasse os links adsl, no máximo se faz balanceamento de carga. O que dá uma "impressão" de soma de links.

    Explique melhor.

  5. #45

    Padrão

    Aí fica complicado também.

    Mas me surgiu uma idéia. Teria como marcar os pacotes para fazer este balanceamento só quando for downloads de arquivos específicos e não de páginas?

    Citação Postado originalmente por ederjohann Ver Post
    quer fazer algo que soma os links, entao la vai

    vc tem dois links
    nas rotas, (onde vc add os gateway)

    na mesma regra que tem o gatway 1 vc clica na setinha do lado para add mais um gateway nessa mesma regra e la coloca o gateway do link2

    ele vai mandar um pacote pelo link1 e outro pacote pelo link2 e assim sucessivamente

    beneficio: para dowload o negocio soma, vai que é um tiro

    contra: msn cai direto, bancos e sites que obrigam apenas 1 ip de origem nao funcionam,....

  6. #46

  7. #47

    Padrão

    Citação Postado originalmente por ederjohann Ver Post
    quer fazer algo que soma os links, entao la vai

    vc tem dois links
    nas rotas, (onde vc add os gateway)

    na mesma regra que tem o gatway 1 vc clica na setinha do lado para add mais um gateway nessa mesma regra e la coloca o gateway do link2

    ele vai mandar um pacote pelo link1 e outro pacote pelo link2 e assim sucessivamente

    beneficio: para dowload o negocio soma, vai que é um tiro

    contra: msn cai direto, bancos e sites que obrigam apenas 1 ip de origem nao funcionam,....

    Amigo ... acho que pelo mikrotik tem como sim .. eh soh marca o range de ips pra sair por um link soh !

  8. #48

    Padrão complicacao...

    marca o range como 192.168.0.0/25 e 192.168.0.128/25 assim ate o 127 vao sair pelo link1 e do 128 em diante pelo link2 e quanto ao web-proxy eh so deixar uma rota padrao sem marcacao de pacotes pra ele funcionar...

  9. #49

    Padrão

    Citação Postado originalmente por ederjohann Ver Post
    achei isso na net, testei e aprovei!!!

    Galera conssegui fazer um balanceamento de links interessante.

    Tenho 2 Getways com ips diferentes exemplo 10.0.0.1 e 10.1.1.1 - meu Mikrotik está configurado como dhcp e emitindo ips 192.168.1.x.

    Amarrei o ip ao mac no arp e agora conssegui dividir o gteways na minha rede.

    Colocar por exemplo
    Ip: 192.168.1.2 para sair pelo getway 10.0.0.1
    Ip: 192.168.1.3 para sair pelo getway 10.1.1.1
    Ip: 192.168.1.4 para sair pelo getway 10.0.0.1
    Ip: 192.168.1.5 para sair pelo getway 10.1.1.1


    o mk ainda esta fazendo o controle de banda e cache. ficou show.

    Segue os passos

    Menu

    IP - firewal - Mangle

    Clique no (botao +)

    Na aba General - em CHAIN: Escolha prerouting
    Src. Adress coloque o endereco ip do cliente
    Na aba Action - em action: escolha Mark_routing
    em new routing mark coloque o nome do cliente que possui o ip

    pronto marcamos o ip

    Agora va em Nat - clique no (botao +) - CHAIN:srcnat- Src. Adress coloque o endereco ip ex: 192.168.1.0/24(para toda a rede )- em action: escolha Masquerede

    Agora va em ip - Routes - clique no botao + - em Getway coloque o getway de saida ex(10.0.0.1) e em mark coloque o nome do cliente que cadastramos.

    Pronto este cliente ira sair pelo gatway especificado, possibilitando colocar varios gatways e dividir dentro de sua rede.

    amigos, eu nao li todas as outras postagens desde essa primeira ai, mas eu gostaria de fazer exatamente isso na minha rede, porem recebo link de 2 provedores via radio, ou seja, sao 2 DNS diferentes, alem do gatway, como configuro o dns nesse caso? seria o caso de "criar" um servidor dns no mesmo mikrotik?? isso aumentaria o tempo de resposta?

    recebo os 2 links via radio, os APs estao em bridge (mas posso alterar se for o problema) e o MK fazendo nat para a rede local. preciso manter a mesma faixa de ip para todas as maquinas porem usando 2 link fazendo esse balanceamento de rede.... detalhe, faço controle de banda no queues.

    se puderem detalhar pra mim um passo a passo eu agradeceria, pois sou meio noob no assunto.
    Última edição por lelyrock; 01-12-2008 às 02:36.

  10. #50

    Padrão

    Caro lelyrock,

    Voce pode usar o brazilfw para receber o link dos provedores, é um roteador muito bom e com firewall integrado, faz balanceamento, controle de banda, voce configura rapidamente.
    BrazilFW Firewall and Router

    espero ter ajudado,

    até amis

  11. #51

    Padrão

    ja ouvi falar do brasil FW, mas como ja tenho o MKT aqui e estou usando ele pra fazer nat e controle de banda, queria so implementar essas outras funçoes nele....

  12. #52

    Padrão

    Mas a idéia é usar o brazilfw somente para fazer o balanceamento, voce continua usando o mk.

    até mais

  13. #53

    Padrão

    E o cache tem mais rendimento, quando o linux faz o balanceamento.

  14. #54

    Padrão

    tinha ouvido falar q o MK era bom para load balance e o bfw para proxy....
    agora ja nao sei de mais nada....rs
    raniel, de qual linux exatamente vc ta falando?

  15. #55

    Padrão

    Falo do bfw mesmo, mas prefiro usar o slackware.

  16. #56

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Raniel Ver Post
    Falo do bfw mesmo, mas prefiro usar o slackware.
    slackware tb so vi com squid.... qual seria a vantagem dele frente ao bfw?

    o problema deu mudar para o bfw é q nao sei nada dele, ate procurei hj mais cedo uns tutoriais sobre o balanceamento, proxy e cache de dns, mas achei muito pouca coisa, muito vago.... ja do MK tenho encontrado muito material pra ler e testar...
    se puder me passar um material ai sobre balanceamento no bfw ficaria muito agradecido.
    minha intençao é dividir a rede e jogar uns clientes para um link e outros clientes para o outro link mantendo a mesma faixa de ip em todos.


    uma duvida, no mk qdo faço controle de banda e o cliente esta usando toda a banda dele, o mk fica com latencia um pouco mais alta e perde pacotes, sei q essa é a funçao de um controle de banda, mas teria algum sistema q faz essa limitaçao sem dar perdas de pacote ou alterar a latencia?

  17. #57

    Padrão

    achei muito bom so que tipo. algem me da uma força.. fiz toda a configuraçao so que so consigo fazer navegar pc ligado direto... n consigo repassar na minha RB..

    no servidor criei 1 nat pro link 1 i outra pro link 2.. i aquela regra da net que vc postou no inicio
    Última edição por americas99; 17-03-2009 às 10:17.

  18. #58

    Padrão E SE UM DOS LINKS CAIR?

    SE UM DOS LINKS CAIR, OS CLIENTES CETADOS PRA QUELE GAT VÃO FICAR SEM NET?:

  19. #59

    Padrão

    Para este balanceamento: com certeza!

  20. #60

    Padrão

    Mas você pode colocar o netwatch para verificar o status do link e caso caia, ele jogar todos para o que está funcionando.