Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão

    Amigo o equipamento tem todas as caracteristica de um ROTEADOR.
    Quanto a valor por favor me mande e-mail [email protected]

  2. #22

    Thumbs up

    Olá todos,

    A maior dificuldade de quem usar cache, é relamente o balanceamento de links. Aqui fiz dois testes. Os dois funcionaram normal, segue a experiência

    no primeiro teste coloquei dois mks em série:

    clientes <>MK<>MK<>links

    o balanceamento foi feito po src address. O primeiro Mk mascara e redireciona para o proxy o link1 e o segundo mascara e redreciona o link2

    * O problema é que ficaram 2 servidores e 2 webproxy

    no segundo teste fiz o seguinte

    Coloquei um servidor brazil fw e instalei o squid
    redirecionei para esse servidor através de marcação rotas todas as conexões à porta 80

    no servidor bfw usei a função tcp_outgoing_address do squid, indicando o que ele deveria enviar para um link e o que deveria enviar para o outro

    * Bom, assim funcionou muito bem, sem problemas com bancos ou msn! É bom lembrar que usei sempre o balanceamento por src_address

    * Outra vantagem é que com o bfw tenho 4GB de memória no servidor, melhorando o desempenho do squid

  3. #23

    Padrão Brasilfw

    Amigo Jhonne, eu gostaria de conhecer e aprender alguma coisa do brasilfw, pra quem sabe, no futuro rodar um por aki, por favor onde consigo tudo o material ??

    Grato,

  4. #24

    Padrão

    Citação Postado originalmente por iron Ver Post
    Amigo Jhonne, eu gostaria de conhecer e aprender alguma coisa do brasilfw, pra quem sabe, no futuro rodar um por aki, por favor onde consigo tudo o material ??
    BrazilFW Firewall and Router &bull; Index page

  5. #25

    Padrão Bfw

    OK Lauro, obrigado, vou dar uma lida.

  6. #26

    Padrão

    Uma pergunta besta, mas é uma dúvida...

    Num balanceamento, quais os dns usar? do link1 ou do link2 ou os dois? Isso é automático?

  7. #27

    Padrão

    Citação Postado originalmente por EdilsonLSouza Ver Post
    Uma pergunta besta, mas é uma dúvida...

    Num balanceamento, quais os dns usar? do link1 ou do link2 ou os dois? Isso é automático?
    Amigo, de que tipo de link estamos falando?

    Sim, porque não faz muito diferença, a menos que vc esteja em um daqueles links satelite conectados la no japão, ai sim seria melhor o usar o que esta mais perto de vc.

    Na pratica, se vc tem um bom link, não faz muita diferença, até porque normalmente mantemos um cache dns, e as pesquisas mais demoradas é quando algo não está no cache.

    faça um teste vê qual o dns ta resolvendo sua solicitação mais rapído!

  8. #28

    Padrão Edilson

    DNS = Do Inglês Domain Name System. Serviço que traduz nomes de domínios para endereços IP e vice-versa


    o dns vc sempre coloca nos clientes o dns da sua operadora

    aqui no RS o dns da btelecom é 201.10.1.2 e 201.10.120.3

    nas duas ETH pode e deve ser colocado os mesmos dns

  9. #29
    Moderador Avatar de ederamboni
    Ingresso
    Oct 2004
    Localização
    Montes Claros
    Posts
    885
    Posts de Blog
    13

    Padrão

    muito bom esse tipo de balanceamento,so uma pergunta no ar e com webproxy vira????

  10. #30

    Padrão

    Citação Postado originalmente por ederjohann Ver Post
    DNS = Do Inglês Domain Name System. Serviço que traduz nomes de domínios para endereços IP e vice-versa


    o dns vc sempre coloca nos clientes o dns da sua operadora

    aqui no RS o dns da btelecom é 201.10.1.2 e 201.10.120.3

    nas duas ETH pode e deve ser colocado os mesmos dns
    Eu usava este, mas andei fazendo algumas experiencias com vários outros e o que me deu um resultado melhor foi o da SulBBS -> 200.219.150.4 e 200.219.150.5.

  11. #31

    Padrão Apoiado!

    Citação Postado originalmente por mson77 Ver Post
    • Pedir ajuda pelo MSN... o fórum perde o sentido.



    Caro cleivon,


    essa postura não é uma postura sadia no ponto de vista de forum.

    Via MSN... quem for te ajudar... acho que deveria COBRAR, pois não está prestando serviço para comunidade.

    Minha humilde e honesta opinião.




    Abraços,


    APoiado !

  12. #32

    Padrão

    Citação Postado originalmente por ederjohann Ver Post
    achei isso na net, testei e aprovei!!!

    Galera conssegui fazer um balanceamento de links interessante.

    Tenho 2 Getways com ips diferentes exemplo 10.0.0.1 e 10.1.1.1 - meu Mikrotik está configurado como dhcp e emitindo ips 192.168.1.x.

    Amarrei o ip ao mac no arp e agora conssegui dividir o gteways na minha rede.

    Colocar por exemplo
    Ip: 192.168.1.2 para sair pelo getway 10.0.0.1
    Ip: 192.168.1.3 para sair pelo getway 10.1.1.1
    Ip: 192.168.1.4 para sair pelo getway 10.0.0.1
    Ip: 192.168.1.5 para sair pelo getway 10.1.1.1


    o mk ainda esta fazendo o controle de banda e cache. ficou show.

    Segue os passos

    Menu

    IP - firewal - Mangle

    Clique no (botao +)

    Na aba General - em CHAIN: Escolha prerouting
    Src. Adress coloque o endereco ip do cliente
    Na aba Action - em action: escolha Mark_routing
    em new routing mark coloque o nome do cliente que possui o ip

    pronto marcamos o ip

    Agora va em Nat - clique no (botao +) - CHAIN:srcnat- Src. Adress coloque o endereco ip ex: 192.168.1.0/24(para toda a rede )- em action: escolha Masquerede

    Agora va em ip - Routes - clique no botao + - em Getway coloque o getway de saida ex(10.0.0.1) e em mark coloque o nome do cliente que cadastramos.

    Pronto este cliente ira sair pelo gatway especificado, possibilitando colocar varios gatways e dividir dentro de sua rede.





    Valeu mesmo amigo ..... isso aliviou a minha rede ! Os clientes mais fominhas que naum usam muito HTTP eu redirecionei pro link reserva que eu tinha, que entrava quando o principal caia ... dai criei outras regras para quando o link principal cair e o reserva subir ele desabilitasse essse load !


    Abraços !

  13. #33

    Padrão

    Agora aproveitando o Load eu queria saber como eu faria o balanceamento marcando a porta do MSN ! Para esse link reserva que eu tenho cujo o ip eh: 192.168.0.1 ( Ip Ficticio ).

    Abraços !

  14. #34

    Padrão

    Citação Postado originalmente por ederjohann Ver Post
    IP - firewal - Mangle

    Clique no (botao +)

    Na aba General - em CHAIN: Escolha prerouting
    Src. Adress coloque o endereco ip do cliente
    Na aba Action - em action: escolha Mark_routing
    em new routing mark coloque o nome do cliente que possui o ip

    pronto marcamos o ip

    Agora va em ip - Routes - clique no botao + - em Getway coloque o getway de saida ex(10.0.0.1) e em mark coloque o nome do cliente que cadastramos.

    Pronto este cliente ira sair pelo gatway especificado, possibilitando colocar varios gatways e dividir dentro de sua rede.
    terei que fazer isto para cada cliente? sempre que for cadastrar um novo user terei que fazer tudo isto? eu uso autenticaçao PPoe, quer dizer que eu ainda terei que cadastrar no PPPOe.
    achei muito demorado

  15. #35

    Padrão

    Olá PessoALL,

    Como colocar apenas um cliente (IP) por um link e os demais pelo link principal?

    Abraços.

  16. #36

    Padrão

    a sua solução caiu como uma luva pra mim...mais eu tive que desativar o meu proxy.
    com o proxy ativo ele nao estava fazendo o redirecionamento nao.

    mais valeu demais
    obrigado

  17. #37

    Padrão uma questao ficou no ar

    ola pessoal ficou uma duvida eu tenho que fazer isso dividir para 2 link so que to com o seguinte problema o meu mikrotik nao pode fazer nat ..

    eu tenho uma servidor em linux que ja faz tudo e quero colocar o mk entre o servidor e os clientes so que o mk deve tr uma saida para meu segundo servidor que e um link de reserva



    ou seja quero poder dizer para onde o cleinte deve ir sem presisar fazer nat nem proxy nem nada so rota isso e posivel alguem poderia me ajudar no passo a passo ....

    desde ja obrigado ,,,,,

  18. #38

    Padrão Balanceamento de 2 Links de 2 Megas cada Embratel

    Colegas, saudações...

    tenho 4 megas (2 links de 2 megas) Embratel. Foi inicialmente configurado para trabalharem balanceados pelo roteador Cisco, de maneira que a saída já balanceada vai pra placa de Rede do Mikrotik.
    Eles trabalham em conjunto ou não, se um sobrecarregar o outro entra, ou mesmo atendem em paralelo.
    Pensei em fazer como o colega disse, colocar um deles pra navegação e o outro para o resto, tem como, é possível só alterando no Mikrotik os links já trabalhando como está hoje?
    Ou posso fazer alguma alteração para melhorar o desempenho no Mikrotik para esses links já balanceados no Cisco?
    Na opinião de vocês qual seria a melhor solução pro meu caso?

    Desde já obrigado,

    Flw

  19. #39

    Padrão

    Citação Postado originalmente por falcaobr Ver Post
    Colegas, saudações...

    tenho 4 megas (2 links de 2 megas) Embratel. Foi inicialmente configurado para trabalharem balanceados pelo roteador Cisco, de maneira que a saída já balanceada vai pra placa de Rede do Mikrotik.
    Eles trabalham em conjunto ou não, se um sobrecarregar o outro entra, ou mesmo atendem em paralelo.
    Pensei em fazer como o colega disse, colocar um deles pra navegação e o outro para o resto, tem como, é possível só alterando no Mikrotik os links já trabalhando como está hoje?
    Ou posso fazer alguma alteração para melhorar o desempenho no Mikrotik para esses links já balanceados no Cisco?
    Na opinião de vocês qual seria a melhor solução pro meu caso?

    Desde já obrigado,

    Flw

    se os links estão balanceados pela operadora, eles devem estar corretamente balanceados por rotas, não deve ser feita nenhuma alteração

  20. #40

    Padrão

    duas coisas para vc.
    nao tem como fazer balanceamento no mk se o balanceamento ja esta ocorrendo no seu roteador, deixa assim como esta e é melhor

    outra coisa, estou a dias atraz d um consultor da embratel e nao consigo achar, tem como vc me passar o telefone de seu consultor?


    Citação Postado originalmente por falcaobr Ver Post
    Colegas, saudações...

    tenho 4 megas (2 links de 2 megas) Embratel. Foi inicialmente configurado para trabalharem balanceados pelo roteador Cisco, de maneira que a saída já balanceada vai pra placa de Rede do Mikrotik.
    Eles trabalham em conjunto ou não, se um sobrecarregar o outro entra, ou mesmo atendem em paralelo.
    Pensei em fazer como o colega disse, colocar um deles pra navegação e o outro para o resto, tem como, é possível só alterando no Mikrotik os links já trabalhando como está hoje?
    Ou posso fazer alguma alteração para melhorar o desempenho no Mikrotik para esses links já balanceados no Cisco?
    Na opinião de vocês qual seria a melhor solução pro meu caso?

    Desde já obrigado,

    Flw