Página 6 de 8 PrimeiroPrimeiro ... 2345678 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Quebrando minha jura do tópico passado, tou eu aqui de novo.
    Iai João, tou calmo. Hoje eu já tomei meu diazepan hehehehehe. Brincadeiras...

Rapaz fiz nada de especial. Esses testes eu já tinha feito antes, por isso entrei no tópico pra dar meu testemunho. A única coisa que setei foi colocar os rádios (Zinwell) em modo B+G.
    Ao invés de testar os pings, faça um BTEST do mikrotik usando somente B e depois passe para B+G. (Certifique-se que depois que você mudou pra B+G seu cliente conseguiu se conectar a uma taxa maior que 11Mpbs, isso prova que o modo G está funcionando)

Obviamente que cada caso é um caso, com níveis de interferências diferentes. Mas é inegável que OFDM é melhor do que CCK. Em outras palavras, o modo G é melhor do que o B por um motivo bem simples: o modo G é uma evolução do modo B, e em tecnologia não existe uma evolução que seja pior do que se tinha anteriormente.

Outra prova disso é que todas as bridges utilizadas em 5 GHz que se prezem (Canopy, Airaya, etc.. etc..) utilizam também OFDM e não CCK ou DSSS, utilizada no modo B.

Um abraço a todos.

2. Citação Postado originalmente por motacosta Ver Post
    Galera, juro que é meu último post nesse tópico. Em um enlace de 12,5 km eu fiz um teste de largura de banda usando somente modo B e outro usando G (modo B+G).
    Uma imagem vale mais do que mil palavras.
    O que é melhor? B ou G?

Ao que me parece, o 802.11G foi 3 vezes melhor que o 802.11B mesmo usando 150 mW a menos (B usando 250 mW e G usando 100mW) . Volto a dizer: OFDM é o que existe, foi projetado para condições adversas, e mesmo usando 150 mW a menos do que o CCK (Modo B) foi três vezes melhor.

Tirem suas próprias conclusões.

Abraço a todos.
    Gabriel, como te falei antes: não discordo de vc, mas uma coisa é usar G em ponto a ponto, com 2 equipamentos iguais e nenhum cliente associado... Outra coisa é vc usar G em ponto multiponto, com vários clientes, vários tipos de placas, vários tipos de sinais....
    Última edição por xandemartini; 04-01-2008 às 15:45.

3. Bom, o que eu quiz dizer sempre foi que usar "SOMENTE B" é descartar o que há de mais moderno. O melhor mesmo é operar "SOMENTE G".

Agente deveria agora discutir sobre o 802.11n com 300 Mbps nominal. Muito melhor que o G, usando sistemas MIMO. Tem alguém por aí usando?

Valeu galera.

4. Citação Postado originalmente por motacosta Ver Post
    Bom, o que eu quiz dizer sempre foi que usar "SOMENTE B" é descartar o que há de mais moderno. O melhor mesmo é operar "SOMENTE G".

Agente deveria agora discutir sobre o 802.11n com 300 Mbps nominal. Muito melhor que o G, usando sistemas MIMO. Tem alguém por aí usando?

Valeu galera.
    Irei montar 2 ponto a ponto em 2.4 Ghz e testarei somente G, pq nesse ponto vc me convenceu hehehe... (pra ptp)

Quanto ao Mimo, tem um participante aqui do fórum que usa, SNME é o nick pkmc.. algo assim!

5. Citação Postado originalmente por jpjust Ver Post
    Calma, calma. Acredito que ficou melhor o G aí, mas aqui não consegui fazer funcionar direito. :P Você faz alguma configuração ou ajuste específico pro modo G?
    João, faça um teste e poste aqui pra gente.

Valeu

Tópicos Similares

1. Controle de Banda Queues ou Hotspot
    Por Lisboa no fórum Redes
    Respostas: 4
    Último Post: 04-11-2009, 21:33
  2. Controlar Banda Queues ou Profile do HotSpot
    Por fafadinhu no fórum Redes
    Respostas: 7
    Último Post: 28-07-2008, 20:12
  3. Controle de banda + MAC ou hotspot
    Por angelangra no fórum Redes
    Respostas: 6
    Último Post: 30-07-2007, 13:30
  4. Qual o melhor pra controle de banda CBQ ou HTB??
    Por cleciorodrigo no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 5
    Último Post: 26-01-2006, 15:00
  5. Limitar Banda, HTB ou CBQ
    Por rafaelpazcolles no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 3
    Último Post: 31-05-2003, 08:43

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L