Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Banda B Ou G ?????

    Pessoal estou com a seguinte dúvida: gostaria de saber se usando a o modo Wireless B ou G, qual é o mais indivado pra provedores wireless? Em qual modo o sinal vai mais longe?? etc...

  2. #2

    Padrão

    sempre que for trabalhar em outdoor use B

  3. #3

    Padrão

    Eu so uso G em outdoor, fico livre da poluição pois meus concorrentes so sabem usar B. Pense nisso.

  4. #4
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por socrates10 Ver Post
    Pessoal estou com a seguinte dúvida: gostaria de saber se usando a o modo Wireless B ou G, qual é o mais indivado pra provedores wireless? Em qual modo o sinal vai mais longe?? etc...
    Para outdoor, sempre B. Vai se comportar muito melhor e mais estável.

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por socrates10 Ver Post
    Pessoal estou com a seguinte dúvida: gostaria de saber se usando a o modo Wireless B ou G, qual é o mais indivado pra provedores wireless? Em qual modo o sinal vai mais longe?? etc...
    As duas opções sao boas, se vc quer jogar mais longe é Modo B, se quer menas poluição use G, vai depender da regiao que vc trabalhe, se nao tiver concorrente, use B mesmo... vlw.

  6. #6

    Padrão

    Tanto o B quanto o G utilizam a mesma frequencia..... o que muda é apenas o protocolo!!!!!
    (a poluição é a mesma)

    No caso o B se comporta melhor em ambientes externos.

  7. #7
    engenheiro eletricista
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    182
    Posts de Blog
    1

    Padrão Modulação

    Amigo, o que muda de B para G é a modulação utilizada (não o protocolo que continua sendo CSMA/CA).
    Pense quando você escuta uma rádio AM (seria o modo B). Agora compare quando você ouve uma rádio FM (seria o modo G).
    O modo G utiliza OFDM que hoje em dia é a FERRARI das técnicas de modulação em espalhamento espectral. Dê preferência a utilizar modo G para indoor ou outdoor. Na verdade utilize modo B+G, pois se for possível operar em G, os radios negociarão automaticamente a melhor forma sempre dando preferência ao modo G.

    Espero ter contribuído.

    Gabriel Mota
    Engº Telecom.

  8. #8

    Padrão mode b ou modo g

    Tem algumas coisas a se considerar, no modo b a modulacao e dsss, o que faz com que o sinal chegue mais longe do que o modo g, em compensacao sofre mais interferencia do modo b ( agua, arvores e outros radios em modo b ), do que o modo g e a velcidade basica eh menor, para ser mais exato 1mb. No modo g a modulacao e ofdm, que garente menos interferencia de outras redes no modo g ( mas ainda tem interferencia de agua e arvores ), e nenhuma interferencia de rede do modo b jah que a modulacao eh diferente. No modo g a taxa basica de transferencie eh de 6mb.
    Agora existe uma diferenca entre os tipos de modulacao, fazendo com que a modulacao dsss atinga uma distancia maior que a modulacao ofdm. Isto quer dizer o seguinte, se vc tem uma cartao em modo b de 100mw e outro cartao em modo g de 100mw, o cartao em modo b vai jogar o sinal mais longe mas com qualidade pior e taxa de transferencia menor. O cartao em modo g o sinal eh mais curto, em compensacao a qualidade eh melhor. Isto se traduz na forca de sinal que os clientes precisam para ser conectar, enquanto no modo b tem que ser acima de 45%, no modo g se conecta com 25% de sinal.
    Entao tecnicamente o modo g eh melhor que o modo b, principalmente se os clientes que vc quer atingir estao proximos de vc.


    Mais informacoes em:
    IEEE 802.11 - Wikipedia, the free encyclopedia

  9. #9
    engenheiro eletricista
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    182
    Posts de Blog
    1

    Padrão B para outdoor é folclore

    Galera, usar somente modo B para outdoor é folclore. Tinha enlaces aqui rodando somente B outdoor que passavam 500 kbps se arrastando. Fazendo melhor o planejamento dos canais e trocando pra G, hoje passam 8 Mbps bonitinho.

    Até

    Gabriel Mota
    Engº Telecom.

  10. #10
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por motacosta Ver Post
    Galera, usar somente modo B para outdoor é folclore. Tinha enlaces aqui rodando somente B outdoor que passavam 500 kbps se arrastando. Fazendo melhor o planejamento dos canais e trocando pra G, hoje passam 8 Mbps bonitinho.

    Até

    Gabriel Mota
    Engº Telecom.
    Enlace ponto a ponto é uma coisa.. ponto a multiponto é outra. Claro q digo isso baseado na prática, pq não tenho conhecimento e não estudei modulações etc.... Só que ponto a multiponto, vc tem q lidar com várias situações de clientes, distâncias, etc...

    Nunca fiz ponto a ponto em G, de repente é algo a se testar. Aqui atendo no todo 7 cidades, e todas elas as bases são somente B.

  11. #11
    engenheiro eletricista
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    182
    Posts de Blog
    1

    Padrão B+G na prática

    Alexandre,

    Também tenho enlaces (varios) todos operando em modo B+G. O problema é que o pessoal criou essa idéia de deixar os rádios somente no modo B. Tente colocar seus rádios em modo B+G. Como falei antes, eles vão negociar. Se de pra funcionar em G eles trabalham em G, caso contrário eles recuam para B.
    Nos meus enlaces, eles na maioria das vezes negociam e usam modo G, pois as taxas de transmissão no WDS settings dos rádios são de 36, 48 e até 54 (taxas que não são suportadas no modo B).
    Ou seja, o ideal é deixar os rádios em B+G.

    Caso troque de somente B, para B+G poste os resultados pra gente (teste a largura de banda). Obviamente, que cada caso é um caso.


    Abraço

    Gabriel Mota

    Eng° Telecom.

  12. #12
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por motacosta Ver Post
    Alexandre,

    Também tenho enlaces (varios) todos operando em modo B+G. O problema é que o pessoal criou essa idéia de deixar os rádios somente no modo B. Tente colocar seus rádios em modo B+G. Como falei antes, eles vão negociar. Se de pra funcionar em G eles trabalham em G, caso contrário eles recuam para B.
    Nos meus enlaces, eles na maioria das vezes negociam e usam modo G, pois as taxas de transmissão no WDS settings dos rádios são de 36, 48 e até 54 (taxas que não são suportadas no modo B).
    Ou seja, o ideal é deixar os rádios em B+G.

    Caso troque de somente B, para B+G poste os resultados pra gente (teste a largura de banda). Obviamente, que cada caso é um caso.


    Abraço

    Gabriel Mota

    Eng° Telecom.
    Vou fazer isto amanhã cedo numa das minhas bases aqui da cidade pra testar... irei botar B+G no Mikrotik e testar as 3 setoriais q tenho, tentar deixar o dia inteiro e fazer uma comparação dos 2 dias... Depois eu posto os resultados!

  13. #13

    Padrão Duvida

    Opa so uma duvida...pelo modo G ser um modo com uma maior taxa de transferencia n seria indicado apenas para um hardware mais potente e q suporte um gerenciamento melhor tpo mikrotik, ap2000 e etc ao inves de um Zinwell,d-link g700 e similares... ?!

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por ijr Ver Post
    Tanto o B quanto o G utilizam a mesma frequencia..... o que muda é apenas o protocolo!!!!!
    (a poluição é a mesma)

    No caso o B se comporta melhor em ambientes externos.
    Valeu iJr, ja coloquei meus rádios em modo 802.11 B e só estou esperando ver a reação dos clientes, se melhorou ou não, mas é muito bom ver a opinião de todos que têm mais conhecimento.... abraço

  15. #15
    engenheiro eletricista
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    182
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por fernandovieira Ver Post
    Opa so uma duvida...pelo modo G ser um modo com uma maior taxa de transferencia n seria indicado apenas para um hardware mais potente e q suporte um gerenciamento melhor tpo mikrotik, ap2000 e etc ao inves de um Zinwell,d-link g700 e similares... ?!
    Amigo Fernando, eu tenho vários ponto-a-ponto e ponto-área rodando com Zinwell G220 (excelente custo benefício) passando 9 Mbps. Tudo depende da necessidade de largura de banda. Se você tem um cliente de 64kbps, B ou G é indiferente. Agora em um ponto-a-ponto para uma repetidora, por exemplo, operar em modo G é muito superior.

    É so fazerem o teste de largura de banda usando B e depois usando G.

    Abraços

  16. #16

    Padrão

    Aproveitando o tópico e o conhecimento dos colegas, alguém sabe me informar quando uso dois ap's em WDS em quanto que é fechado o ''WDS'' se em 2M,5M,11M... ?


    Abração a todos.

  17. #17

    Padrão

    Citação Postado originalmente por xandemartini Ver Post
    Vou fazer isto amanhã cedo numa das minhas bases aqui da cidade pra testar... irei botar B+G no Mikrotik e testar as 3 setoriais q tenho, tentar deixar o dia inteiro e fazer uma comparação dos 2 dias... Depois eu posto os resultados!
    Acho que vou fazer a mesma coisa em uma base com RB 532A que tenho onde alguns clientes estão sofrendo pra conectar. Atualmente uso somente B, vou testar B+G agora de noite e deixar durante o dia pra verificar.

  18. #18

    Padrão

    Rapaaaaz, fui fazer isso aqui agora, mas no winbox só tem pra escolher 2.4GHz-B, 5GHz, 5GHz-5MHz e 5GHz-10MHz. Cadê o B+G???

  19. #19

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jpjust Ver Post
    Rapaaaaz, fui fazer isso aqui agora, mas no winbox só tem pra escolher 2.4GHz-B, 5GHz, 5GHz-5MHz e 5GHz-10MHz. Cadê o B+G???
    Ah, mudei o "Country" pra "no_country_set" e várias outras opções apareceram.

    Desculpem minha "noobice" :P rsrs

  20. #20
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jpjust Ver Post
    Ah, mudei o "Country" pra "no_country_set" e várias outras opções apareceram.

    Desculpem minha "noobice" :P rsrs
    E aí, como se comportou? Aqui eu não gostei não... Fiz ontem de noite ainda... mas aconteceu o seguinte: O Ack timeout aumentou demais, e o Overall TX CCQ diminui bastante em relação ao que estava em somente B. Fiz nas 3 interfaces q tenho nessa base... Hoje voltei pra somente B, vou deixar assim por enquanto.