Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Ptp 30km-Airaya

    se alguém puder me dar um help ..
    Testamos nosso rádios Airaya 5.8Ghz com antenas pluton 42dbi-numa distancia de 8km e se comunicaram blz...agora estamos com eles na torres para fazermos um PTP de 30KM...estão no mesmo canal, mesmo ssid, radioA-MAC do RadioB e vise versa....mas não estou conseguindo comunicação...
    Fui usar o telnet IP 3000 para alinhar ...mas na hora que aparece a tela para lUSERNAME: JJUUCCYY....as letras saem duplicadas...
    Alguma dica ???
    Última edição por jucielly; 03-01-2008 às 18:21.

  2. #2

    Padrão

    30 Km com AIRAYA ????

    Você não terá um rendimento ótimo, isso é, caso consiga fazer esse par de AIRAYA falar.
    Mesmo com antenas de 42 db.
    A visada é direta ?
    Em todos os casos, experimente abaixar a frequencia dos AIRAYA para 5 , 10 ou 20 Mhz.
    VocÊ esta usando cabos LMR 400 ou RGC 213 ?

    Recomendo TSUNAMI MP11 para estas distancias e um rendimento na largura de banda disponível.
    Nessa distancia de 30 km AirAYA caso (que eu acho raro) mesmo com essas antenas ele ficar 100%. AIRAYA ele FALA ou não FALA, não existe meio termo para este tipo de equipamento.
    Caso não queira gastar muito comprando as MP11 da Tsunami, pode fechar esse link com 2.4.
    Use antenas de ZIROK Offset de 90 cm e Rádios Ovislink.
    Radio proximo a antena c/ cabo de no maximo 50 cm.
    Você não tera um bom redimento na largura de banda que será disponibilizada, porém creio eu que 1 Mega vai passar.
    Se for para atender alguns clientes é uma solução barata, mas caso seja alguma ligação de link Backbone o melhor é a MP11 mesmo.

  3. #3
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jucielly Ver Post
    Fui usar o telnet IP 3000 para alinhar ...mas na hora que aparece a tela para lUSERNAME: JJUUCCYY....as letras saem duplicadas...
    Alguma dica ???
    Isso é normal, saírem letras duplicadas... aqui pelo menos sempre foi, uso 4 pares de airaya, e sempre q fui alinhar pra instalar eles, pelo telnet, acontece isso.

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jucielly Ver Post
    se alguém puder me dar um help ..
    Testamos nosso rádios Airaya 5.8Ghz com antenas pluton 42dbi-numa distancia de 8km e se comunicaram blz...agora estamos com eles na torres para fazermos um PTP de 30KM...estão no mesmo canal, mesmo ssid, radioA-MAC do RadioB e vise versa....mas não estou conseguindo comunicação...
    Fui usar o telnet IP 3000 para alinhar ...mas na hora que aparece a tela para lUSERNAME: JJUUCCYY....as letras saem duplicadas...
    Alguma dica ???
    no telnet as letras saem duplicadas mesmo tanto no login como no mac agora com essas antenas de 24dbi não sei vai não aconcelho comprar alguma com uma ganho maior pela distancia

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rccavalin Ver Post
    30 Km com AIRAYA ????

    Você não terá um rendimento ótimo, isso é, caso consiga fazer esse par de AIRAYA falar.
    Mesmo com antenas de 42 db.
    A visada é direta ?
    Em todos os casos, experimente abaixar a frequencia dos AIRAYA para 5 , 10 ou 20 Mhz.
    VocÊ esta usando cabos LMR 400 ou RGC 213 ?

    Recomendo TSUNAMI MP11 para estas distancias e um rendimento na largura de banda disponível.
    Nessa distancia de 30 km AirAYA caso (que eu acho raro) mesmo com essas antenas ele ficar 100%. AIRAYA ele FALA ou não FALA, não existe meio termo para este tipo de equipamento.
    Caso não queira gastar muito comprando as MP11 da Tsunami, pode fechar esse link com 2.4.
    Use antenas de ZIROK Offset de 90 cm e Rádios Ovislink.
    Radio proximo a antena c/ cabo de no maximo 50 cm.
    Você não tera um bom redimento na largura de banda que será disponibilizada, porém creio eu que 1 Mega vai passar.
    Se for para atender alguns clientes é uma solução barata, mas caso seja alguma ligação de link Backbone o melhor é a MP11 mesmo.
    Amigo vc acha 30km muito, vc teve alguma experiencia negativa com essa distancia? e o que vc axa de redimento otimo? pois tenho link com 30km com um par de ovislink 5.8 e antenas zirok de 90cm, axo que nao precisa se gastar tanto com TSUNAMI dependendo da visada logico.

  6. #6

  7. #7

    Padrão

    Olá Colega.
    Não que eu tenha tido uma experiencia ruim com AIRAYA.
    Pra você ter uma ideia tenho um Link de 22 Km com Par de Ovislink WL 5460 e Zirok de 90 cm. Como é para atender somente um 2 clientes o Link de Aprox. 1 MB dá e sobra.
    Foi feito a tentativa neste mesmo link com AIRAYA, porém por ser uma visada um pouco obstruida o Link não fechou. Detalhe, na antena, no mesmo alinhamento, somente trocamos os elementos da antena, ou seja, problema de alinhamento não era. Foi usado cabo LMR 400.
    O problema mesmo foi VISADA.
    AirAya para link curtos ou mesmo longos com VISADA boa é um ótimo equipamento, visto qualidade e preço.

  8. #8

    Padrão

    ai deve ter problema de visada ou configuração, tenho link 25km a maior parte deles tudo com airaya e antenas de 28 ou 30 dbi setados em 17dbm fecha que é uma blz ping estabilizado 1ms e com otimo trafego tenho um que passa muma boa quantidade de clientes sem problema nenhum.

    confguração
    radio 20 mhz
    data rate geralmente vai colocando da maior para menor mais deixe fixa
    pra fechar pode deixar em best sem problema e depois fixe
    alihamento por telnet e já era

    essas antenas são chatas pra alinhar porque o feixe dela é muito pequeno apenas 2 graus.

  9. #9

    Padrão pegou sinal

    a antena tinha saido do lugar.... arrumamos e conseguimos sinal, ping de 8ms a 20ms com muitas perda de sinal, agora vamos fazer o alinhamento final.
    Valeu pelas dicas

  10. #10

    Padrão

    é so fazer o alinhamento pelo telnet que vai funcionar blz pode confiar

  11. #11

    Padrão Airaya

    Cara se você quer um link sem problema de banda, vai de airaya, cai em ovslink não, joga um hyperlink acima de 29 na ponta esquece essa de 50 cm no máximo, não fica fazendo mágica ai pra caber o rádio junto com uma antena em 50 cm, aqui eu tenho um rádio no meu abrigo e 10 mts de cabo rgc213 subindo na torre nas duas pontas, e to com un link de 47 km fechado filé 12 megas de trouth, e quem já usou o alinhamento do telnet via saber, meu ping aqui é 31 resultado final. fica sempre assim 32 30 30 31 32 32 32 30 33 31 31 ,

    vai firme, se tu tem visada, cai no airaya, excelente rádio, muito robusto, e nunca travou comigo aqui,

  12. #12

    Padrão

    falou tudo parabens nunca fechei enlace com hyperlink e airaya mais tenho quase 20 enlaces com eles e são exelentes.

  13. #13

    Smile airaya

    vc tem q esta no mesmo angulo de 70º A/B e ai vc vai / advanced e clique em stats q vai mostrar o grafico.... se isso ajudar.... vlw

  14. #14

    Smile Ping

    Uma duvida alinhamos as antenas e o ping -t -l 1400 IP ficou em 10ms 11ms 12ms 21ms 11ms 10ms 11ms -- certo, so que quando eu abri varias paginas simultaneamente o ping foi para 330ms 2100ms.... é normal???

  15. #15
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jucielly Ver Post
    Uma duvida alinhamos as antenas e o ping -t -l 1400 IP ficou em 10ms 11ms 12ms 21ms 11ms 10ms 11ms -- certo, so que quando eu abri varias paginas simultaneamente o ping foi para 330ms 2100ms.... é normal???
    Não é normal não... nesse exato instante, num link q tenho de 11 kms, tenho 17 clientes usando e passando 900 kbps... olha só como estão os pings:

    Código :
    PING 192.168.20.241 (192.168.20.241) 1400(1428) bytes of data.
    1408 bytes from 192.168.20.241: icmp_seq=1 ttl=64 time=2.84 ms
    1408 bytes from 192.168.20.241: icmp_seq=2 ttl=64 time=2.68 ms
    1408 bytes from 192.168.20.241: icmp_seq=3 ttl=64 time=4.65 ms
    1408 bytes from 192.168.20.241: icmp_seq=4 ttl=64 time=2.70 ms
    --- 192.168.20.241 ping statistics ---
    4 packets transmitted, 4 received, 0% packet loss, time 3024ms
    rtt min/avg/max/mdev = 2.681/3.222/4.653/0.831 ms

    Qual o valor que ficou o seu alinhamento das antenas pelo telnet? Pelo certo, deve ficar acima de 18, quanto mais melhor!

  16. #16

    Padrão

    tb acho que não ta normal o ping ta muito alto no tel net ele ficou como

  17. #17

    Padrão telnet

    ta ai a tela do meu telnet....

    fiz telnet no radio A coloquei o mac do radio B deixei pingando pelo menu avancado (stats) do proprio airaya do ponto B e meu telnet ficou conforme figura.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         telnet.JPG
Visualizações:	251
Tamanho: 	78,1 KB
ID:      	1657  

  18. #18
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jucielly Ver Post
    ta ai a tela do meu telnet....

    fiz telnet no radio A coloquei o mac do radio B deixei pingando pelo menu avancado (stats) do proprio airaya do ponto B e meu telnet ficou conforme figura.
    Então jucielly... esse valor aí tem q ficar no mínimo 18... mínimo... Tem q realinhar tuas antenas, e faz esse telnet nas 2 pontas pra ter melhor desempenho!

  19. #19

    Padrão Link Longo

    Citação Postado originalmente por jucielly Ver Post
    se alguém puder me dar um help ..
    Testamos nosso rádios Airaya 5.8Ghz com antenas pluton 42dbi-numa distancia de 8km e se comunicaram blz...agora estamos com eles na torres para fazermos um PTP de 30KM...estão no mesmo canal, mesmo ssid, radioA-MAC do RadioB e vise versa....mas não estou conseguindo comunicação...
    Fui usar o telnet IP 3000 para alinhar ...mas na hora que aparece a tela para lUSERNAME: JJUUCCYY....as letras saem duplicadas...
    Alguma dica ???

    Eu usaria dois mikrotiks com dois cartões XR5 da Ubiquiti, ligados as antenas com cabos CellFlex de 3/8" e conectores banhados a prata.

    Numa solução assim em 32km conseguimos 10mb/s de banda, sem usar todos os recursos do Mikrotik...

    Se precisar temos tudo aqui.

    Att''
    Giovani Cusinato
    [email protected]

  20. #20

    Padrão

    seu telnet ta muito baixo por isso o ping ta alto ele tem que ficar entre 18 a 35 que fica blz o minimo tem que ser 18