+ Responder ao Tópico



  1. #1
    salckware11
    Visitante

    Padrão linux cache como funciona?

    quais as vantagens de se criar um linux cache?
    as melhorias sao mt significativas??

  2. #2

    Padrão

    amigo, pode dar ate 25% ou mais de economia de link, por exemplo, o cara baixa atualizaçâo do avg, o proximo que for atualizar o antivirus, nao baixa da internet e sim do cache do servidor, e assim por diante, tudo fica guardado determinado tempo, digo tudo que pasar pela porta 80 que e a que sera redirecionado para o ache ok..

  3. #3

    Padrão

    É claro que é uma grande vantagem, se vc instalar o squid com suporte a DISKD ele te dará um economia de mais de 50% do seu link, agora este link deve ser full, pois já testei com links satelites não funciona muito bem. Tenho aqui provedor em 03 cidades cada uma com link de 02 megas. To conseguindo pra cada dois megas mais um mega de cache. Utilizo servidor com slackware.

    Qual quer outra duvida é só perguntar.

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por portalink Ver Post
    .... To conseguindo pra cada dois megas mais um mega de cache...
    Nao entendi esta parte...

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por froyer Ver Post
    Nao entendi esta parte...
    Quis dizer que com um link de 02 megas depois que faço cache com ele, consigo + 50%. ou seja, tenho entrando 02 megas no meu servidor e tenho saindo pro clientes + - 03 megas.

    Agora uma coisa muito importante é não sobrecarregar os ap's e nem as placas de saida, no meu servidor tenho uma placa para entrada e 03 pra saida, isso dá uma agilidade muito grande na rede.

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por portalink Ver Post
    Quis dizer que com um link de 02 megas depois que faço cache com ele, consigo + 50%. ou seja, tenho entrando 02 megas no meu servidor e tenho saindo pro clientes + - 03 megas.

    Agora uma coisa muito importante é não sobrecarregar os ap's e nem as placas de saida, no meu servidor tenho uma placa para entrada e 03 pra saida, isso dá uma agilidade muito grande na rede.
    Deixa eu ver se entendi...
    Vc tem um servidor em slack com squid e com 4 placas de rede... numa placa entar o link e as outras 3 vao pros aps? esses aps sao 3 mikrotiks?
    Posta ai por favor a sua estrutura de rede?
    Abraços..

  7. #7

    Padrão

    É assim:
    Servidor slackware 11 com 04 placas de rede, eth0 entrando link, após mascaramento saem pelas eth1, eth2 e eth3, indo dai para um swhit, e pra torre principal, nesta torre tenho um micro com mikrotik, com 05 placas pci tl-wn551g chipset atheros ar5212 - 250mw, uma das placas ligada a uma omni de 08 dBi, e as outras quatros placas com antenas direcionais, fazendo ponto a ponto com outros 04 pontos de transmissão, ao redor da cidade e tambem para outras duas cidades.

    Nas outras torres que recebem o sinal da torre principal eu to usando ovislink 5460 e utilizo Senao e Samsung.

    Já em outra cidade a estrutura e assim:

    Servidor slackware 11 com 04 placas de rede, eth0 entrando link, após mascaramento saem pelas eth1, eth2 e eth3, indo dai para um swhit, e pra torre principal, nesta torre tenho uma uma routeboard 333 com tres cartões mini-pci e tres paineis setorias hyperlink de 120 graus.

    é isso ai.

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por portalink Ver Post
    É assim:
    Servidor slackware 11 com 04 placas de rede, eth0 entrando link, após mascaramento saem pelas eth1, eth2 e eth3, indo dai para um swhit, e pra torre principal, nesta torre tenho um micro com mikrotik, com 05 placas pci tl-wn551g chipset atheros ar5212 - 250mw, uma das placas ligada a uma omni de 08 dBi, e as outras quatros placas com antenas direcionais, fazendo ponto a ponto com outros 04 pontos de transmissão, ao redor da cidade e tambem para outras duas cidades.

    Nas outras torres que recebem o sinal da torre principal eu to usando ovislink 5460 e utilizo Senao e Samsung.

    Já em outra cidade a estrutura e assim:

    Servidor slackware 11 com 04 placas de rede, eth0 entrando link, após mascaramento saem pelas eth1, eth2 e eth3, indo dai para um swhit, e pra torre principal, nesta torre tenho uma uma routeboard 333 com tres cartões mini-pci e tres paineis setorias hyperlink de 120 graus.

    é isso ai.
    Na torre principal é utilizado apenas a omni de 8db para distribuir pros clientes?
    Como eh feito o balanceamento nas eth1, 2 e 3? cada uma atende uma interface do pop?
    Abs

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por froyer Ver Post
    Na torre principal é utilizado apenas a omni de 8db para distribuir pros clientes?
    Como eh feito o balanceamento nas eth1, 2 e 3? cada uma atende uma interface do pop?
    Abs
    Na omni ficam apenas os clientes proximos, os outros ficam nas outras repetições.

    Não há necessiade de balanceamento, pois o controle é feito tudo no servidor com slackware, assim: primeiro em cada eth vou colocando grupos de 10 cleientes, exemplo, a eth1 ta com 20 clientes a eth2 com 20 e a eth3 com 15 clientes, ai vou adicionando clientes na eth3 até completar 20, ai começo pela eth1 novamente + 10 vai pra 30 passo pra eth2 + 10 e assim vai indo...

    O que eu constatei pelo menos aqui nos meus servidores é que se vc colocar só uma placa pra entrar e outra pra sair vc perde muita performace.

  10. #10
    salckware11
    Visitante

    Padrão

    Eu com 1MB e com um servidor linux cache eu consigo quantos clientes? cada um com uma conexão proxima as 256 kbps ?

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por salckware11 Ver Post
    Eu com 1MB e com um servidor linux cache eu consigo quantos clientes? cada um com uma conexão proxima as 256 kbps ?
    Rapaz, é assim:

    Primeiro que tipo de cliente é, residencial ou comercial? Quantos clientes simultaneos vc vai ter?

    Eu acho que entre 10 e 15 clienetes, um bom cache, controle de banda e gerenciamento, pra um cliente não estrangular o outro (na rede).

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por portalink Ver Post
    É assim:
    .... e as outras quatros placas com antenas direcionais, fazendo ponto a ponto com outros 04 pontos de transmissão, ao redor da cidade e tambem para outras duas cidades.
    Essas antenas direcionais sao Aquario mesmo?

  13. #13

    Padrão

    Não, eu uso hyperlink, são mais caras mas a qualidade é outra.

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por portalink Ver Post
    Não, eu uso hyperlink, são mais caras mas a qualidade é outra.
    Certo... mas é em 2.4 GHz mesmo né?

  15. #15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por froyer Ver Post
    Certo... mas é em 2.4 GHz mesmo né?
    Sim, tudo em 2.4.

  16. #16

    Padrão

    O que vc roda no server? Slack, Squid com DiskD o q mais?
    Vlw