+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão melhor trabalhar com mikrotik pc ou uma route board?

    ate hj somente trabalhei com mikrotik pc com placas d-link G520 e 530 e estou bastante contente... mas gostaria de saber a opiniao dos colegas q trabalham das duas formas ou jah trabalharam...
    qual a melhor opcao
    mikrotik PC x Routeboard, 333, 133, 562, etc, etc

  2. #2

    Padrão

    pc engines ALIX (PC Engines custom embedded PC hardware and firmware design)

    eu prefiro usar esta placa ai.. 256mb de ram e processador 533mhz/433mhz

    se voce preferir a routerboard... use a 333 que o processamento eh melhor !!!

    saiu agora a routerboard serie 600 que é melhor ainda do que a 333 a ordem eh assim:


    RB 133 < 532 < 333 < 600

  3. #3

    Padrão

    amigo, tb nunca trabalhei com RBs, mais,, axo eu que trabalhar com PC deve ser mais intereçante,, "preço, manuseio, subst de hardware", nao conheço de RB mais axo que seria uma coisa meio,, descartavel,, dizem q a RB alimenta melhor os cartoes,, nao precisa de caixa hermetica enorme,, etc,, axo q tem seus pos e contras,, eu fico com PC =]

    montei meu 1 mk, com PC

    placa mae TX pro II, 64mb EDO, hd de 120mb, 2 g510!
    totalmente estavel, e,,, soh gastei 320,00 reais na compra das 2 placas g510 e caixa hermetica

    o PC eu tinha aqui na minha sucata
    vlw
    Última edição por alanvictorjp; 08-01-2008 às 15:38.

  4. #4

    Question

    ao amigo alexandre correa


    se usar a rb133 (exemplo) somente como bridge vc vai usar pouco processamento correto?

    entao vc não precisaria usar um equipamento muito potente estou certo ?

    ou estou errado?

    oque consome processamento? quantidade de clientes ? wds? trafego?

    rb133 em bridge preciso adicionar regras a ela ou nao ?

    valew T+

  5. #5

    Padrão

    Bom eu prefiro o PC também!

    Justamente pelo custo e a facilidade de manutenção.

    Montei um para mim usar em casa pois compartilho internet e o pc ta mais de 3 funcionando só desligo ele quando ta chuvendo muito. Caso contrário é 24Hrs

    Config. do PC

    P 233Mhz
    64 Mb Ram
    HD compact flash de 1G com adaptador IDE
    2 Placas de rede a cabo

    O pc ficou muito bom mesmo, inda mais usando memória ao invés de hd ai ele não aquece, não consome mais energia e a probalidade de queimar é bem menor.

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por mauriciojmjr Ver Post
    Bom eu prefiro o PC também!

    Justamente pelo custo e a facilidade de manutenção.

    Montei um para mim usar em casa pois compartilho internet e o pc ta mais de 3 funcionando só desligo ele quando ta chuvendo muito. Caso contrário é 24Hrs

    Config. do PC

    P 233Mhz
    64 Mb Ram
    HD compact flash de 1G com adaptador IDE
    2 Placas de rede a cabo

    O pc ficou muito bom mesmo, inda mais usando memória ao invés de hd ai ele não aquece, não consome mais energia e a probalidade de queimar é bem menor.
    pois eh amigo,, esses hardwares antigos,, sao muito estaveis e "testados"
    p233,, eh coisa pra 10 anos atraz,
    para usar como ap bridge, repetidor, ptp, eh muitoo bom!

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por airtonveiga Ver Post
    ao amigo alexandre correa


    se usar a rb133 (exemplo) somente como bridge vc vai usar pouco processamento correto?

    entao vc não precisaria usar um equipamento muito potente estou certo ?

    ou estou errado?

    oque consome processamento? quantidade de clientes ? wds? trafego?

    rb133 em bridge preciso adicionar regras a ela ou nao ?

    valew T+
    desculpa responder, mais vc esta certo amigo!
    o que consome é varias regras de configs, firewall, web-proxy,
    soh como ap-bridge, repetidor, client nao consome nada!
    e ainda da pra jogar umas regrinhas basicas,,
    vlw

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alanvictorjp Ver Post
    desculpa responder, mais vc esta certo amigo!
    o que consome é varias regras de configs, firewall, web-proxy,
    soh como ap-bridge, repetidor, client nao consome nada!
    e ainda da pra jogar umas regrinhas basicas,,
    vlw
    e se for colocar a RB como AP-Router, recebe o sinal dos clientes pelas Mini-PCI fazendo roteamento para um IP pela lan.

    no firewall apenas umas regras de forward geral controlada por Address List e com rota padrão para o ip externo?

    deve aguentar qtos clientes com 2 cartões?

    grato,

    Neon

  9. #9

    Smile

    desculpa responder, mais vc esta certo amigo!
    o que consome é varias regras de configs, firewall, web-proxy,
    soh como ap-bridge, repetidor, client nao consome nada!
    e ainda da pra jogar umas regrinhas basicas,,
    vlw


    pois eu colocando o rb133 como ap,e ter um server e baxio da torre controlando tudo certo!eu preciso fazer que tipo de regras no firewal?

    me falaram que vc tem que limitar quantidade de conecções no ap em cia da torre, se fizer no server satura o ap pois chegan varias conecções via radio e depois filtra no server é verdade isso ?
    eu acho que nao ,mas se tiver alguem pra explicar para nos eu agradeço
    T+
    galera

  10. #10

    Padrão

    O que mais consome processamento no mikrotik eh o webproxy e o trafego de dados. Eu prefiro utilizar pcs devido À alta capicidade de processamento e a possibilidade de expanssão no hardware !

  11. #11

    Post

    Amigos, posso dizer com uma certa experiência, ja usei pc na torre e hoje uso Routerboard. Estou usando a RB 153 com 3 mini pci, todos Ubiquit sr2 400 Mwts, no pc usava Pcmcia Senao 2511 CdPlus ext2.

    Conclusão, o pc na torre tem vantagens e desvantagens:
    Vantagem:
    Alto poder de processamendo pra fazer todo o serviço, nat, firewall, router ou seja, tudo que um bom roteador faz, além de poder controlar wireless, como, mac e nível de sinal nos clientes com as interfaces wlan ligadas diretamente ao Mikrotik nos slots pci. Se a Cx Hermética for bem montada dificilmente terá problemas. Além de como os amigos ja mensionaram que é o custo de montagem e facilidade de manutençao (troca de pçs). Tomando-se Cudados simples como manter sempre em boas condições a Bateria da Placa mãe (pq não tem coisa pior que a bateria dar pau la em cima da torre e a placa não dar boot pq zero o setup e ela ta invocando o bendito teclado que não ta conectado).

    Desvantagem:
    Se bem montada, como disse, tem poucas desvantagens, como Aquecimento, necessidade de executar limpeza nos coolers, gasto de energia e problemas com Hd, ( Recomento usar Memória flash para não ter problemas com HD).

    Ja no caso da Routerboard é simples, no meu caso que usei uma RB 153 que possui hardware limitado a 32 Mb de memória operacional (Muito pouco) pq só o mikrotik inicializado ja consome boa parte, cpu de 133 Mhz (mais que suficiente) e 3 mini pci. Com 2 dias ligada sem reiniciar a memória ficava com apenas 8 Mb livres, o que deixava o sistema relativamente lento. criei uma regra pra reiniciar todo dia as 5 da manha, mais alguns clientes reclamavam que não tinham gerenciador de download e perdia tudo, rsrsrs
    Outra coisa que ainda não mensionei é que em umas das minhas RB um slot mini pci resolveu dar pau, reconhece o cartão blz, só que o sinal que o cartão espetado nele é fraco, enão é o cartão pq eu peguei o mesmo e espetei ele em outro slot e mudou o sinal completamente. ou seja, este slot está fora de operação, ja me obrigando a compra outra RB visto que preciso de 3 aps funcionando na torre com minhas Setoriais. ou colocar um rádio, o que me ferra bastante.
    Hoje estou usando a RB como bridge, ou seja, não fazem nada, só sinal mesmo e controle de mac das wireless, e montei uma cpu robusta no escritório pra comandar todo o roteamento (com mikrotik). mais ja apanhei bastante com este tipo de problema.

    Espero ter colaborado com alguma experiência. Um abraço...

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por wagnercandioto Ver Post
    Hoje estou usando a RB como bridge, ou seja, não fazem nada, só sinal mesmo e controle de mac das wireless, e montei uma cpu robusta no escritório pra comandar todo o roteamento (com mikrotik). mais ja apanhei bastante com este tipo de problema.
    hoje tenho tb um pc com mkt na torre.

    estou "captando" as experiências dos colegas pois estou pensando em mudar ou para RB ou para o wla5000ap em 2.4ghz mesmo.

    quero mudar pq para dar manutenção no pc la em cima é fogo! dois dias atras queimou a fonte. pense numa dor de cabeça pra trocar ela lá em cima (minha fonte está aberta).

    se eu for usar a rb na torre vou usar em bridge mesmo ou como roteamento apenas controlando os macs x ips. se for usar o wla5000ap so pode ser em bridge mesmo.

    o que eu queria saber dos colegas (que tem experiçencia com esse rádio), é se:

    1 - o wla5000ap aguenta como ap assim como ele é bom pra ponto-a-ponto (wds)?

    2 - quantos macs da pra cadastrar na tabela filter mac dele? pois pretendo ter no máximo 50 clientes cadastrados por rádio. tenho 4 setoriais e meus clientes são 90% 128kbps.

    espero poder captar muitas experiências.

    Neon

  13. #13

  14. #14
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por neon Ver Post
    hoje tenho tb um pc com mkt na torre.

    estou "captando" as experiências dos colegas pois estou pensando em mudar ou para RB ou para o wla5000ap em 2.4ghz mesmo.

    quero mudar pq para dar manutenção no pc la em cima é fogo! dois dias atras queimou a fonte. pense numa dor de cabeça pra trocar ela lá em cima (minha fonte está aberta).

    se eu for usar a rb na torre vou usar em bridge mesmo ou como roteamento apenas controlando os macs x ips. se for usar o wla5000ap so pode ser em bridge mesmo.

    o que eu queria saber dos colegas (que tem experiçencia com esse rádio), é se:

    1 - o wla5000ap aguenta como ap assim como ele é bom pra ponto-a-ponto (wds)?

    2 - quantos macs da pra cadastrar na tabela filter mac dele? pois pretendo ter no máximo 50 clientes cadastrados por rádio. tenho 4 setoriais e meus clientes são 90% 128kbps.

    espero poder captar muitas experiências.

    Neon
    Se for sair de PC-AP, então continue com o Mikrotik! Use routerboards! Voltar para rádio é downgrade...

  15. #15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por xandemartini Ver Post
    Se for sair de PC-AP, então continue com o Mikrotik! Use routerboards! Voltar para rádio é downgrade...
    também pensei nisso, em downgrade, mas pensei também no custo de reposição.

    alguem sabe me informar, mesmo que por altos, quanto sai uma RB com 2 mini-PCI? nao precisa ser de 400mW, pois eu prefiro qualidade. muita potência as vezes atrapalha.

    hj minhas g520 têm 67mW (se nao me engano é esta a potência delas) e minhas setoriais são de 14dbi horizontal. e consigo atender clientes com até 6km.

    Neon

  16. #16

    Padrão

    169,00 cada mini-pci (cm9)
    uns 500 reais cada rb 532a

  17. #17

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    169,00 cada mini-pci (cm9)
    uns 500 reais cada rb 532a
    levando em consideração que um wla5000ap está na faixa de 500,00. eu gastaria com os 5000ap uns 2.000 ja com as RBs gastaria uns 1700,00 (2 RBs + 4 mini-pci).

    realmente com as RBs fica mais viável e mais estável/seguro.

    já viram esta RB ?
    http://www.routerboard.com/img/rb600s.png
    Routerboard.com

    Neon

  18. #18

    Padrão

    A RB ta 133 ta 105 U$S + 60U$$ cada cartao + fonte 10U$S + 2 cabos pigtail 20U$S

    105+120+10+20= 255U$S cada ponta isso aqui no paraguay