Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

Padrão

Bom, não sei se aumentar potência resolveria... Os sinais estão perfeitos, e em alguns momentos, eu consegui até bons resultados diminuindo a potência do cartão... Mas como disse, nada faz sentido, e depois o problema volta.

Já fiquei o dia inteiro com o notebook em uma omni ao lado da do meu AP, só comparando os níveis de sinal de outras redes, mas nada oscila e nenhuma outra rede aparece. Parece que o que quer que aconteça, é apenas na capacidade de tráfego, e não na emissão do sinal...

Padrão

Citação Postado originalmente por denilson_rocha Ver Post
    Não resolvi ainda...

Sobre poluição, acredito que não. Somos o único provedor wireless da cidade, e sempre me preocupei demais com a questão de canais também. Tem aparecido muitas redes indoor mal feitas por aqui, mas o problema é mais velho que isso...
    caro amigo eu tbem nao acredito na poluicao mas o pessoal mais antigo fala muito na poluicao, acho que eh mais uma tentativa em quebrar a poluicao pra ve no que da
    pra vc ter ideia ate um (filtro de banda da hyperlink eu comprei e nao resolveu)

sei que se for link da brasiltelecom residensial tem um limite de 30 conexoes isto eh muito ruim

Padrão

Agora as perdas estão mostruosas! Estou começando a acreditar realmente que esteja relacionado com chuva, ontem à noite passou uma tempestade por aqui, e agora tá ruim demais.

Mas não acho que seja água nos cabos ou conectores, já troquei tudo mais de uma vez. Não sendo água nos cabos ou conectores, e não estando chovendo no momento, como uma chuva no dia anterior pode detonar a rede???? Umidade relativa do ar?????????????

Acho q vou ficar louco...

Padrão o meu resolveu

Cara... tava lendo um OUTRO forum aki do underlinux e vi um cara q tava com o mesmo problema e esolveu tirando os clientes que tavam com o ack time out alto...

denro do mkt, no status da rede que vc ta gerenciando, vc vê o ack da interface(que é a mesma que o ack mais alto dos clientes conectados(registration))... se vc kiser, vai de um em um procurando quem é o "cidadão" que ta com esse ack alto e remove ele do filtro de mac do mkt ou, se quiser, faz como a gente fez, acessamos por telnet e por linh de comandoa gente listou os ack dos clientes(misturando os comandos cat com cut, etc) e encontrou os mais altos...

fikei 3 dias com esse problema... tinah pings de 1000 ms... 2000 ms... e perdas relativas de 25% dos pings...

depois de tirar os cara que tavam com o ack alto(recomendo tirar os que estao acima de 120 NO MAXIMO... seria melhor manter o ack menor que 100) a perda parou e os pings agora oscilam entre altos(200 - 600) e baixos(3 e 75ms)...

por enquanto ainda tamo em teste, mas resolveu até então...

espero ter ajudado

Padrão

vocês tiraram como? Pararam de prestar serviços a esses clientes? Pois é meio complicado fazer isso com os clientes. Aqui o sinal dos clientes no mkt-ap variam muito em determinados horários, costuma acontecer mais em horário de pico, mas não é regra. Não tinha nenhum cliente com sinal menor que -68, e de uns dias pra ca a única coisa que mudou foi que tenho mais clientes. Mas mesmo com poucos clientes conectados à interface, o problema acontece de vez em quando. Uma torre nova apareceu aqui na mesma época que começou o problema, e essa torre quem montou me disse que usa amp de 1w. Mas essa torre foi desativada alguns dias atrás, e os problemas de queda no sinal dos clientes não parou.

Tô aproveitando esse tópico "problemas sem razão aparente" pra ver se descubro algo sobre o meu problema também.

uso ar5212 e hyperlink 15dbi nessa interface que está variando. modo B apenas, potência default, preamble longo, etc etc, tudo configurado pra ser o mais estável possível. ACK timeout sempre 30us, nunca mais que isso. Overall txccq sempre acima de 93%.

o pico de clientes foi ontem, com 21 conectados a essa interface. Mas agora tem apenas 12, e está com variações, determinado cliente normalmente fica com -65 de sinal, e o sinal do cara está indo a -77, e isso não é que vai e em 5 seg volta, fica alguns minutos assim. Acontece com vários outros clientes.

Padrão paramos nao...

Seguinte... Pros caras que a gente tirou do filtro, a gente bolou um esquema pq a gente tem 11 repetidoras na cidade, entao fomos nesse clientes(foram 5 no total) e viramos para outras antenas com menos gente conectado... ESSA ANTENA que tava dando problema, dá em media uns 20-30 clientes conectados 24 horas por dia... a tarde tem dia que da 60 clientes conectados...

o SINAL deles é excelente(dos dois lados... tanto o upload quanto o download... tudo na faixa de 25 - 45 dbi... a gente nao faz instalação em cliente que a soma(sinal - ruido) resulte em menos de 25 dbi tanto pra upload quanto download nao...

e, até mesmo esses 5 clientes que tiramos, o sinal deles TAMBÉM era MUITO bom... tinha um q o ruido era minimo e o sinal dele era de um total de 49dbi(soma sinal - ruido) e uns 35dbi(soma também) na relação upload/download, so que o ack dele tava dando 280...

esses caras, a gente distribuiu entre 3 antenas e o ack deles ficou melhor e o do mkt (o q tiramos os clientes) tem o ack em geral de 135 nas piores horas agora...