Página 3 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. vocês tiraram como? Pararam de prestar serviços a esses clientes? Pois é meio complicado fazer isso com os clientes. Aqui o sinal dos clientes no mkt-ap variam muito em determinados horários, costuma acontecer mais em horário de pico, mas não é regra. Não tinha nenhum cliente com sinal menor que -68, e de uns dias pra ca a única coisa que mudou foi que tenho mais clientes. Mas mesmo com poucos clientes conectados à interface, o problema acontece de vez em quando. Uma torre nova apareceu aqui na mesma época que começou o problema, e essa torre quem montou me disse que usa amp de 1w. Mas essa torre foi desativada alguns dias atrás, e os problemas de queda no sinal dos clientes não parou.

Tô aproveitando esse tópico "problemas sem razão aparente" pra ver se descubro algo sobre o meu problema também.

uso ar5212 e hyperlink 15dbi nessa interface que está variando. modo B apenas, potência default, preamble longo, etc etc, tudo configurado pra ser o mais estável possível. ACK timeout sempre 30us, nunca mais que isso. Overall txccq sempre acima de 93%.

o pico de clientes foi ontem, com 21 conectados a essa interface. Mas agora tem apenas 12, e está com variações, determinado cliente normalmente fica com -65 de sinal, e o sinal do cara está indo a -77, e isso não é que vai e em 5 seg volta, fica alguns minutos assim. Acontece com vários outros clientes.

2. Seguinte... Pros caras que a gente tirou do filtro, a gente bolou um esquema pq a gente tem 11 repetidoras na cidade, entao fomos nesse clientes(foram 5 no total) e viramos para outras antenas com menos gente conectado... ESSA ANTENA que tava dando problema, dá em media uns 20-30 clientes conectados 24 horas por dia... a tarde tem dia que da 60 clientes conectados...

o SINAL deles é excelente(dos dois lados... tanto o upload quanto o download... tudo na faixa de 25 - 45 dbi... a gente nao faz instalação em cliente que a soma(sinal - ruido) resulte em menos de 25 dbi tanto pra upload quanto download nao...

e, até mesmo esses 5 clientes que tiramos, o sinal deles TAMBÉM era MUITO bom... tinha um q o ruido era minimo e o sinal dele era de um total de 49dbi(soma sinal - ruido) e uns 35dbi(soma também) na relação upload/download, so que o ack dele tava dando 280...

esses caras, a gente distribuiu entre 3 antenas e o ack deles ficou melhor e o do mkt (o q tiramos os clientes) tem o ack em geral de 135 nas piores horas agora...

3. Fernandino, valeu pelo post!

Meu problema tá bem semelhante ao seu mesmo... Também migrei vários clientes para outras torres... Aqui a regra é não aceitar taxas de tranferência que não sejam 11Mbps ida e volta. 11/5.5 por exemplo, é considerado ruim.

Quando li seu post, fui verificar o ACK da interface. De fato estava em 257, mas o interessante é que olhei cliente por cliente e dos 40 conectados, 1 deles estava com 28, 37 com 30, 1 com 44 e 1 com 45. Não achei nenhum com 257... Portanto, nesse momento, o ack da interface está em 44 (talvez no momento em q fui pesquisar o 257, o carinha saiu por azar meu) e o problema ainda ocorre. Um pouco mais brando, mas ainda assim de forma considerável. Veja a imagem em anexo; ack baixo e problema alto...

O Overall Tx CCQ normalmente fica acima de 90%, mas reparei que agora anda oscilando entre 70 e 100%.

A dica do ACK foi importantíssima, é mais uma coisa para pesquisar, valeu mesmo. Se qualquer outra pessoa tiver mais uma dessas, manda aí!

Um abraço
    Denilson
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ping3.gif
Visualizações:	128
Tamanho: 	36,4 KB
ID:      	1596  

4. Gosulator, sobre a variação de sinal, o que posso sugerir é o seguinte: monte um ponto distante, como um cliente qualquer (ou vá em um cliente) e coloque um mikrotik pra vc acompanhar as oscilações. Com ele fica mais fácil de vc ver o status do sinal, se realmente o sinal fica mais fraco lá. Não dá pra confiar nos aplicativos windows.

[]´s
    Denilson

5. seu Overall Tx CCQ normalmente fica em 90%??? então ta bom demais ué...rs...

oscilando entre 70 e 90 tb nao ta ruim...

mas aqui, vc ta com qtos clientes conectados na antena agora? o sinal deles ta tudo legal, filtros fechado(akele atutentication e forward da interface)?

pq o meu aki por exemplo, AGORA, estou com 33 clientes conectados( nesse caso é ate normal o ack ficar um pouco alto e o CCQ variar entre 70 - 95, como está o meu),e o ping dos clientes está alto, mas perdendo mto pouco... 2, 3, 4% em pings de 100k

Tópicos Similares

1. Respostas: 3
    Último Post: 24-08-2012, 12:34
  2. ips diferentes em todos os clientes host+arp+dhcp
    Por djjeantechno no fórum Redes
    Respostas: 7
    Último Post: 02-06-2010, 13:36
  3. Respostas: 2
    Último Post: 08-12-2009, 11:12
  4. Respostas: 1
    Último Post: 30-06-2009, 09:03
  5. Como abrir porta para todos os clientes?
    Por faieppi no fórum Redes
    Respostas: 7
    Último Post: 26-03-2008, 07:53

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L