Página 3 de 3 PrimeiroPrimeiro 123
+ Responder ao Tópico

Padrão

Fernandino, valeu pelo post!

Meu problema tá bem semelhante ao seu mesmo... Também migrei vários clientes para outras torres... Aqui a regra é não aceitar taxas de tranferência que não sejam 11Mbps ida e volta. 11/5.5 por exemplo, é considerado ruim.

Quando li seu post, fui verificar o ACK da interface. De fato estava em 257, mas o interessante é que olhei cliente por cliente e dos 40 conectados, 1 deles estava com 28, 37 com 30, 1 com 44 e 1 com 45. Não achei nenhum com 257... Portanto, nesse momento, o ack da interface está em 44 (talvez no momento em q fui pesquisar o 257, o carinha saiu por azar meu) e o problema ainda ocorre. Um pouco mais brando, mas ainda assim de forma considerável. Veja a imagem em anexo; ack baixo e problema alto...

O Overall Tx CCQ normalmente fica acima de 90%, mas reparei que agora anda oscilando entre 70 e 100%.

A dica do ACK foi importantíssima, é mais uma coisa para pesquisar, valeu mesmo. Se qualquer outra pessoa tiver mais uma dessas, manda aí!

Um abraço
    Denilson
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ping3.gif
Visualizações:	137
Tamanho: 	36,4 KB
ID:      	1596  

Padrão

Gosulator, sobre a variação de sinal, o que posso sugerir é o seguinte: monte um ponto distante, como um cliente qualquer (ou vá em um cliente) e coloque um mikrotik pra vc acompanhar as oscilações. Com ele fica mais fácil de vc ver o status do sinal, se realmente o sinal fica mais fraco lá. Não dá pra confiar nos aplicativos windows.

[]´s
    Denilson

Padrão

seu Overall Tx CCQ normalmente fica em 90%??? então ta bom demais ué...rs...

oscilando entre 70 e 90 tb nao ta ruim...

mas aqui, vc ta com qtos clientes conectados na antena agora? o sinal deles ta tudo legal, filtros fechado(akele atutentication e forward da interface)?

pq o meu aki por exemplo, AGORA, estou com 33 clientes conectados( nesse caso é ate normal o ack ficar um pouco alto e o CCQ variar entre 70 - 95, como está o meu),e o ping dos clientes está alto, mas perdendo mto pouco... 2, 3, 4% em pings de 100k

Padrão

outra coisa:

alguem sabe se é possivel medir os dois lados(ida e volta) do sinal em dbi dentro do mkt?

...

tava observando uma coisa... ao instalar clientes, eu sempre observei o CCQ, mas nunca usei ele de "limite" pra instalar eles... é ele quem indica a qualidade do cliente.... tenho cliente aqui conectado com sinal em 28 / 25 - ida / volta, mas o cqq do cidadão ta em 59...

algum de vcs usa o cqq como parametro de instalção? DESCULPEM se nao olhar isso for alguma besteira que faço.

Padrão

Bom, Fernandino, vc citou outro detalhe importante. O meu "Default Authenticate" como padrão fica marcado, faço o controle do mac pelo ARP apenas. Isso é algo que preciso implementar de um modo geral.

Agora, sobre o "Default forward", é o seguinte: em todos os meus APs deixo desmarcado, para que não haja tráfego entre os clientes, mas neste AP especificamente preciso deixar marcado. Tenho um cliente que tem 3 lojas e usa nossa estrutura para interligá-las. Parece loucura, mas isso foi feito há anos, e agora ficou complicado de tirar esse cliente, pois ele é muito importante. O que fiz foi criar um VirtualAp para ele ter um SSID só pra ele, assim eu poderia desmarcar o Default Forward da wlan2 e deixar marcado só na interface virtual wlan3 que seria dele, mas ainda não reconfigurei seus rádios, e um dos motivos é esse problema de oscilação...

Apesar de que, já deixei ele sem comunicação um dia inteiro desmarcando o default forward, mas não afetou o problema...

Estou com 41 clientes conectados agora, Overall TX CCQ entre 80 e 90, Ack timeout 30, e pings altos e perdas na casa de 5 a 15%, muito ruim...

Sobre usar o CCQ como referência nas instalações, nunca usei. Certificamos que o cliente esteja com 11MBPS de TX e RX, apesar de que, tenho algumas exceções em todas as torres...