+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Como controlar banda no debian

    Olá a todos,

    Estou pegando por esses dias 01 mega da embratel, link cheio. Vou usar dessa banda somente 256 k em 45 micros da minha rede, o restante deixarei encostado, pois também pretendo futuramente, fornecer sinal para umas 30 pessoas.

    Como sou iniciante em linux, não estou sabendo muito bem como usar corretamente o CBQ, já li bastante sobre ele, tenho uma boa noção teórica, mas nenhuma prática.

    Já estou usando o debian como servidor de internet na minha rede. É um micro com 512 de ram, HD de 40 e processador 3.0.

    Quero também controlar o download e upload com essa banda que vou destinar pra minha rede. Ou seja, além de separar os 256 k, também quero controlar o download e upload.

    Grato pela ajuda que vocês puderem me fornecer.

    Abraços.

  2. #2

    Padrão

    amigo eu baixei no superdownloads o arbitrator9.2 mas nao consegui nstalar pelo fato de eu nao ter muito conhecimento em linux, consegui descomprimir ele mas quando clico em install.sh naum acontece nada !

  3. #3

    Padrão

    você vai compartilhar 256k para 45 micros??? pelo jeito você nao quer que naveguem na internet.. pois com essa velocidade mal dá pra um micro.. quanto mais pra 45...

    para controle de banda você pode usar o HTB-Tools 0.3-beta-4

  4. #4

    Padrão

    Alguém pode me enviar alguns scripts ou ajuda de como fazer controle de banda, download e upload no debian, usando o CBQ e o squid fazendo cache?

    Li nalguns foruns e no google que CBQ e squid não trabalham juntos. Isso é verdade?

    Minha situação é a seguinte: 01 mega cheio, do qual pretendo separar 256k para usar numa rede com 45 micros (já faço uso de cache), sendo que dentro dessa banda de 256k, quero fazer o controle de download e upload. O restante do link pretendo fornecer para alguns vizinhos.

    Como fazer isso?

    Grato a todos.

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lucianogf Ver Post
    você vai compartilhar 256k para 45 micros??? pelo jeito você nao quer que naveguem na internet.. pois com essa velocidade mal dá pra um micro.. quanto mais pra 45...

    para controle de banda você pode usar o HTB-Tools 0.3-beta-4
    ..........

  6. #6

    Padrão

    Bom dia Luciano,

    Cara, se você soubesse que atualmente tenho 36 micros na minha rede e que na maior parte do tempo trabalho com uma banda, que além de ser via rádio e compartilhada com toda a cidade, ela ainda oscila entre 2 e 250 kbps, sendo que a média dela durante o tempo de trabalho não passa dos 100 kbps, creio que você vai imaginar, diante dessa informação, que com 256 kbps garantido, sem perdas e com o tempo de resposta na casa dos 200ms, meus 45 micros, que pretendo colocar em breve, irão "voar".

    No momento tenho dois links, cada um deles com as mesmas especificações: via rádio e compartilhado. Estou usando um roteador da d-link que supostamente teria que fazer o load balance, mas que com a qualidade do sinal que chega no roteador, isso anda é longe de acontecer. E ainda assim, com o roteador fazendo o suposto load balance e a soma de banda, minha banda fica na faixa que citei logo acima.

    Ontem pesquisei um material no google e noutros foruns, vou ler daqui a pouco e ver o que posso fazer em relação a essa separação de banda e o controle de down e upload.

    Mas se você tiver alguma dica prática, digo com exemplos, me envia.

    Abraços.

  7. #7

    Padrão

    cara..

    o que eu queria que você lesse parece que você não leu..

    você pediu sugestão para controle de banda, e eu disse pra você usar o HTB-Tools... se você baixar este utilitário e instalar, depois apenas ler o HowTo dele, garanto que conseguirá fazer alguma coisa, mas se não tentar fazer aí complica...

  8. #8

    Padrão

    cara...

    o que eu queria que você lesse parece que você não leu...

    você pediu sugestão para controle de banda, eu disse pra você usar o HTB-Tools...

    se você nem ao menos tentar usar o utilitário fica complicado...

  9. #9

    Padrão proxy

    Coloque um proxy com squid. Use delay pools para controlar a banda ou use o htb com squid proxy full. Pesquise... tem material completo sobre isto.

  10. #10

    Padrão Como instalar e compilar o KERNEL

    Olá a todos,

    Perdi uma dica que me deram certa vez de como instalar o kernel e fazer a compilação, e estou precisando urgentemente instalar o CBQ no meu debian, mas ao que parece, é necessário instalar e alterar algumas opções no kernel.

    A pergunta é: como faço pra instalar o kernel no debian e alterá-lo, de modo que possa usar o CBQ.

    Grato a todos.