Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Grafico quantidade clientes online

    Olá amigos...
    De que forma eu posso gerar um grafico com o numero total de clientes online durante o dia/semana/mes?
    Desde já agradeço a ajuda de todos...
    Abraços...

  2. #2

    Padrão

    amigo, no mk eu "axo" q isso nao é possivel

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alanvictorjp Ver Post
    amigo, no mk eu "axo" q isso nao é possivel
    Humm... certo.. mas tem alguma outra forma? tipo usar algum sistema a parte?
    Vlw

  4. #4

    Padrão

    amigo, creio q isso pode ser feito em linux,, mais no mk,, axo q nao

  5. #5

    Padrão

    quais clientes vc quer contabilizar, as do wireless, do hotspot ?

    explique melhor pra poder te ajudar...t+

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Mr_Dom Ver Post
    quais clientes vc quer contabilizar, as do wireless, do hotspot ?

    explique melhor pra poder te ajudar...t+
    Os clientes em cada uma das 4 interfaces wireless...
    pra que eu possa saber o numero máximo e minimo de clientes conectados
    e qual os horarios em que tenho maior e menor nº de clientes conectados...

    Tem jeito?
    []'s

  7. #7

    Padrão

    Putzz... Seria uma boa em !!

    Se alguem ja tiver feito da um alô pra galera ae !!

    Ja q estamos +/- no msm assunto alguem tem algum material que diz conectar no mk via ssh via ASP ???

    Se tiver ajudem, pois talvez consigamos ter mais recurso pro nosso querido mk !!

  8. #8

    Padrão

    Seria uma boa você redirecionar seu proxy para um servidor linux (squid) + SARG te daria os relatorios de acessos que precisa.
    A questão dos clientes simultaneos é que não sei se tem como ver, vou dar uma analisada e posto aqui no forun

    ABraços

  9. #9

    Padrão

    ae vai..é possivel fazer num linux com rrdtool e snmpwalk..

    comando no linux para coletar o numero de clientes conectados, nao tem como fazer por interface, ele pega todos os q estao no registration-table:

    /usr/bin/snmpwalk -Os -c public -v 1 xxx.xxx.xxx.xxx .1.3.6.1.4.1.14988.1.1.1.2.1.3.0 | wc -l

    substitua o xxx.xxx.xxx.xxx pelo seu ip e o public pela sua comunidade setada no mt, não esqueça de ativar o snmp no mt...

    ae é só criar o script pra gerar os gráficos..uso aqui pra clientes nas aps orinoco e usuários de hotspot...

    no site do rrdtool tem explicando como fazer pra gerar gráficos usando valores inteiros, negativos ou positivos..

    nao posso deixar tudo de bandeja, afinal sofri semanas pra conseguir fazer e pra aprender, fassam o mesmo..t+

  10. #10

    Padrão Via dude

    Acredito que via dude tem como?
    Pois um dia destes consegui criar gráfico dos sinais dos clientes que achei que não conseguiria.
    Vou testar

  11. #11

    Padrão

    Olá Pessoal.

    Aqui no provedor nós penamos um pouco mas conseguimos isso tudo via snmp nos mikrotiks, tanto graficos de clientes Online em cada mikrotik, bem como o nivel de sinal dos clientes. Como ja tinhamos tambem o trafego de cada cliente pegando via iptables juntamos os graficos do trafego do cliente e nivel de sinal do mesmo para possíveis consultas em horarios desejados ou de acordo com a reclamacao do cliente sobre lentidao na conexao ou quedas da mesma.

    /usr/bin/snmpwalk -v 1 -c public -On $IpRadio .1.3.6.1.4.1.14988.1.1.1.2.1.3.$MacHex -> Busca os macs em hexa dos clientes conectador no $IpRadio (Mk).
    converte o mac do cleinte para hexa e la mostra o nivel do sinal dele com o comando.

    A quantidade de clientes online eu usei o cacti para isso criei um grafico para cada mk meu

    /usr/bin/snmpwalk -v 1 -c public -On $ServMK .1.3.6.1.2.1.4.22.1.2 -> traz todos os macs conectados nas interfaces do MK depois voce seleciona as interfaces desejadas.

    Clientes OnLine

    http://www.tcheturbo.com.br/portal/i...tnesOnLine.png


    Trafego Cliente Horario Escolhido
    http://www.tcheturbo.com.br/portal/i...egoCliente.png

    Nivel de Sinal do Cliente
    http://www.tcheturbo.com.br/portal/i...nalCliente.png

    Tops do Trafego RealTime
    http://www.tcheturbo.com.br/portal/i...p10Trafego.jpg

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por tcheturbo Ver Post
    Olá Pessoal.

    Aqui no provedor nós penamos um pouco mas conseguimos isso tudo via snmp nos mikrotiks, tanto graficos de clientes Online em cada mikrotik, bem como o nivel de sinal dos clientes. Como ja tinhamos tambem o trafego de cada cliente pegando via iptables juntamos os graficos do trafego do cliente e nivel de sinal do mesmo para possíveis consultas em horarios desejados ou de acordo com a reclamacao do cliente sobre lentidao na conexao ou quedas da mesma.......................
    Cara me explica melhor como vc fez ?!

    To precisando de fazer isso no meu mk !!

    Ajuda ae !! vlw !

  13. #13
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por tcheturbo Ver Post
    Olá Pessoal.

    Aqui no provedor nós penamos um pouco mas conseguimos isso tudo via snmp nos mikrotiks, tanto graficos de clientes Online em cada mikrotik, bem como o nivel de sinal dos clientes. Como ja tinhamos tambem o trafego de cada cliente pegando via iptables juntamos os graficos do trafego do cliente e nivel de sinal do mesmo para possíveis consultas em horarios desejados ou de acordo com a reclamacao do cliente sobre lentidao na conexao ou quedas da mesma.

    /usr/bin/snmpwalk -v 1 -c public -On $IpRadio .1.3.6.1.4.1.14988.1.1.1.2.1.3.$MacHex -> Busca os macs em hexa dos clientes conectador no $IpRadio (Mk).
    converte o mac do cleinte para hexa e la mostra o nivel do sinal dele com o comando.

    A quantidade de clientes online eu usei o cacti para isso criei um grafico para cada mk meu

    /usr/bin/snmpwalk -v 1 -c public -On $ServMK .1.3.6.1.2.1.4.22.1.2 -> traz todos os macs conectados nas interfaces do MK depois voce seleciona as interfaces desejadas.

    Show de bola! Vc implantaria isso aqui no provedor? Sou do RS também? Quanto cobraria?

  14. #14

    Padrão

    Olá.

    Você ja tem sistema para gerenciar seus clientes, esses graficos todos são feitos com as lib do php, snmp e iptables, para contabilizar o trafego dos ips, mas isso é possível se o cliente tiver 1 ip fixo, e se voce mantem um controle de mac por cliente em seu sistema, senão fica dificil de controlar, exemplo de ppp-oe, se for dinâmico o ip complica.

  15. #15
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por tcheturbo Ver Post
    Olá.

    Você ja tem sistema para gerenciar seus clientes, esses graficos todos são feitos com as lib do php, snmp e iptables, para contabilizar o trafego dos ips, mas isso é possível se o cliente tiver 1 ip fixo, e se voce mantem um controle de mac por cliente em seu sistema, senão fica dificil de controlar, exemplo de ppp-oe, se for dinâmico o ip complica.
    Aqui eu uso o myauth para controle de banda, e os MK como bridge... e também faço um controle de banda secundário no MK, deixando atribuido ao ip do cliente o dobro da banda a que ele tem direito...

  16. #16

    Padrão

    Nesse myauth voce tem armazenado os dados do ip e mac de cada cliente e banda que ele utiliza??

  17. #17
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por tcheturbo Ver Post
    Nesse myauth voce tem armazenado os dados do ip e mac de cada cliente e banda que ele utiliza??
    Sim, ip e mac num banco de dados mysql, e a banda é monitorada com rrdtool...

  18. #18

    Padrão

    Tbm estou interessado nisso, pq ate hj so consegui manda os LOGs, para um ip valido, e depois tenho q fica limpando eles, pra identificar os dados que preciso.

  19. #19

    Padrão

    Ae galera este comando aqui tem como pegar os usuarios do hotspot snmpwalk XXX.XXX.XXX.XXX -v 1 -c public 1.3.6.1.4.1.9.9.150.1.1

    da uma olhada no resultado tenho 62 clientes neste instante = Gauge32: 62

    #snmpwalk XXX.XXX.XXX.XXX -v 1 -c public 1.3.6.1.4.1.9.9.150.1.1
    SNMPv2-SMI::enterprises.9.9.150.1.1.1.0 = Gauge32: 62
    SNMPv2-SMI::enterprises.9.9.150.1.1.3.1.2.2163212288 = STRING: "primeirogppm"
    SNMPv2-SMI::enterprises.9.9.150.1.1.3.1.2.2163212295 = STRING: "hoteldeckrio"

    mais informações aqui MikroTik RouterOS • View topic - Mikrotik & Simultaneous-Use

    Falow

  20. #20
    Moderador Avatar de ederamboni
    Ingresso
    Oct 2004
    Localização
    Montes Claros
    Posts
    885
    Posts de Blog
    13

    Padrão

    sujestao ....
    ola tudo bem galera oq vc achando de criarmos um toturial no wiki pra esse tipo de servico de monitoramento... alguem poderia me passa ai os passos que eu monto o mesmo e mando pro operador pra por la
    se alguem pudesse me manda como fazer os passos seguindos eu montaria e dsiponibilizaria a todos...
    abracos....