+ Responder ao Tópico

1. Citação Postado originalmente por aka2005 Ver Post
    Cara, com o para-raio queima tudo... verifiquei depois se era mal instalação, e a maioria do pessoal que mexe com isso aki disse q nao adianta para-raio é besteira, pois puxa mais raio, e ainda inves do raio so cair no para-raio, um que deu aki caiu na omini na torre tbm... e arrebento tudo...
    O radiador é pra ajudar a descarregar a força do radio... evitado de ficar energia na torre... a umidade la em baixo com o carvao e a agua é pra ajudar a puxar o raio pra baixo... o radiador é mais um dissolvedor num sei o nome direito.

Amigo o recomendável é utilizar um bom aterramente (como o que você apresentou) e também um bom para-raio, que neste caso, deve estar mais alto que sua torre (caso ele esteja na mesma torre). Para ter bastante eficiência é necessário utilizar um equipamento chamado "terrômetro", a qual a eficiencia do aterramento deve estar em 5 megaohms. Deve-se utilizar isoladores, para que o cabo do para-raio não encoste de forma alguma na estrutura metálica da torre. Este assunto é interessante e muito importante, pois a questao com raios, representa um perigo, não só para equipamentos, mas também para quem estiver trabalhando nestas torres... Imagina só, se cair um raio nesta torre. Mesmo estando aterrado amigo, o cara pode até morrer!!
    Última edição por catvbrasil; 16-01-2008 às 23:47.

2. Citação Postado originalmente por lucianogf Ver Post
    ahh..

questão de segurança não é só o pára-raios, tem também as proteções.. aterramento de cabo coaxial, centelhador, etc..

aqui em minha torre tenho aterramento somente para p pára-raios, este é completamente isolado da torre, aterramento exclusivo para a torre, haste de 7,20m e aterramento para os equipamentos, os equipamentos são isolados da torre e centelhados também...
    Uma recomendação que houvi de um engenheiro é não fazer isso, separar os aterramentos, pois você pode ter uma diferença de potencial e ter problemas, deve-se usar o mesmo aterramento, ou interligá-los para compensar a DDP. Já começei montar o meu segundo as recomendações, esse pessoal que me explicou isso montou o pararaio e o aterramento da torre da telemar aqui na minha cidade.

Quanto as conexões fui orinetado a usar conectores CHT para os cabos e hastes e envolver com massa de calafetar assim eles não oxidam. Não adianta muita haste, haste funda e tal, negócio e verificar a impendância com o terrômetro como CATV disse, assim um engenheiro me explicou.

3. Citação Postado originalmente por catvbrasil Ver Post
    Deve-se utilizar isoladores, para que o cabo do para-raio não encoste de forma alguma na estrutura metálica da torre.
    Duas dúvidas:

1 - O captor vai na ponta do cano lá em cima. Então este cano pecisa estar isolado no suporte da torre, não?

2 - Existe também o caso da eletricidade estática, onde o raio não atinge diretamente o para-raios, mas por indução pode comprometer todo o equipamento.
    Neste caso, seria de usar o centelhador e aterrar a torre em separado do aterramento do para-raios?

4. Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Duas dúvidas:

1 - O captor vai na ponta do cano lá em cima. Então este cano pecisa estar isolado no suporte da torre, não?

2 - Existe também o caso da eletricidade estática, onde o raio não atinge diretamente o para-raios, mas por indução pode comprometer todo o equipamento.
    Neste caso, seria de usar o centelhador e aterrar a torre em separado do aterramento do para-raios?
    o terra separado da torre pode até ser feito, mais tem que haver uma conexão entre os dois aterramentos para compensar a diferença de potencial, ou até mesmo, descer um cabo de aterramento da torre e ligá-lo no mesmo aterramento do para-raio, extranho né! Mais é assim que foi recomendado pelo engenheiro.

Não é difícil de entender, tanto o acúmulo estático na torre e o raio são descarregados na terra, mais deve-se usar 2 cabos, um para o para-raio e outro para o aterramento da torre. Se você separar os aterramentos e acontecer do aterramento da torre ficar mais eficiente doque o do para-raio você poderá ter um caos no momento de uma descarga. Palavras do engenheiro.

5. Citação Postado originalmente por Josue Guedes Ver Post
    Uma recomendação que houvi de um engenheiro é não fazer isso, separar os aterramentos, pois você pode ter uma diferença de potencial e ter problemas, deve-se usar o mesmo aterramento, ou interligá-los para compensar a DDP. Já começei montar o meu segundo as recomendações, esse pessoal que me explicou isso montou o pararaio e o aterramento da torre da telemar aqui na minha cidade.

Quanto as conexões fui orinetado a usar conectores CHT para os cabos e hastes e envolver com massa de calafetar assim eles não oxidam. Não adianta muita haste, haste funda e tal, negócio e verificar a impendância com o terrômetro como CATV disse, assim um engenheiro me explicou.
    Olá amigo, eu sei o que é DDP e como ocorre.

Mas aqui fiz dessa forma pelo seguinte, se o pára-raios e seu aterramento não forem suficientes e o raios chegar a atingir a torre, esta terá outro aterramento e este deve resolver, caso não resolve e ainda assim atingir os equipamentos, estes terão seu aterramento.

A DDP já existe quando cai o raio, se o pára-raios e a torre estiverem interligados e não forem suficientes para conter o raio, este irá diretamente para os equipamentos.

Se todos os aterramentos estiverem interligados e um raio cair no pára-raios posso sofrer perda de algum equipamento justamente pelo raio vir através do cabo de aterramento.

Então pode-se dizer: se isto ocorrer é sinal que o aterramento não está bem feito.
    Não é bem assim, a força que tem um raio, se for pra queimar não será um aterramento que irá impedir.

Tópicos Similares

1. Para ráios na torre
    Por marcelorodrigues no fórum Redes
    Respostas: 28
    Último Post: 22-02-2017, 12:28
  2. Respostas: 8
    Último Post: 06-11-2014, 06:32
  3. Respostas: 16
    Último Post: 12-11-2012, 14:33
  4. Torre em cima de predio - Para Raio
    Por tmelooliveira no fórum Redes
    Respostas: 13