+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Ap 4000

    Boa Tarde Senhores;

    Tenho um provedor wireless na cidade, hoje comprei um AP 4000 da Proxin para substituir um ovislink wl5460. Meu problema:

    Estrutura atual:
    Onde fica o servidor tenho um ovislink wla5000APV2 em WDS(5.8) configurado da seguinte forma:
    IP: 10.170.0.1
    GATEWAY: 10.170.0.254

    Em um ponto remoto, tenho um outro ovislink wla5000APV2 também em WDS(5.8) que se conecta com o que está no ponto principal com a seguinte configuração:
    IP: 10.170.0.66
    GATEWAY: 10.170.0.254

    Deste segundo WLA5000APV2 que tem o IP 66 tenho um switch e no switch estão conectados dois WL5460 que jogam sinal 2.4 para os clientes se conectarem.

    A Configuração do WL5460 que eu quero substituir é a seguinte:
    INTERFACE LAN
    IP: 10.174.0.1
    DHCP SERVER ATIVO JOGANDO O RANGE: 10.174.0.11 a 10.174.0.100

    INTERFACE WAN
    IP: 10.170.0.9
    GATEWAY: 10.170.0.254

    Pela Interfaça wan, faz um link com o radio 5.8 que tem o IP 10.170.0.66 e pela interfaça lan faz o link com os clientes em suas casas jogando o IP 10.174.0.xxx. Ou seja, tenho uma interfaça wan para o backboone em 5.8 e uma interfaça lan para os clientes.

    Alguém poderia me dar uma ajuda para configurar estas duas interfaces no AP 4000?

    Desde já obrigado.

  2. #2

    Padrão

    Bom, não conheço o AP4000, e queria saber se é bom mesmo, se alguém usa e está satisfeito.

    Sobre sua configuração, no 5460 você deve está fazendo NAT né, pois entrou com um IP diferente WAN e LAN. Isso mesmo? Entrou com 10.170 e saiu com 10.174....

    Talvez fique mais fácil, e mais eficiente, se você usar tudo dentro da mesma faixa, com os clientes com mesmo gateway e um dns válido.

    Assim eu uso no meu provedor, o DHCP é feito pelo servidor Linux, com máscara /32.

  3. #3
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Não conheço ap4000, mas se ele for como o ap2000, não tem como vc fazer o NAT nele, pois ap2000 e todos outros q conheço da proxim, são bridge pura, ou seja, eles só repassam os pacotes, como se fosse um switch...

  4. #4

    Padrão

    Eu ainda não comecei a usar, pois estou aguardando o pigtail dele que é proprietário. Mas assim que chegar e eu começar a usar te informo se é bom mesmo.
    O problema de usar da forma que você disse é que tenho 4 pontos de presença na cidade funcionando desta forma (fazendo nat no radio), não vou trocar todos de uma só vez, então estaria trabalhando de duas formas, controlando pelo servidor os ap 4000 e fazendo nat nos wl 5460.
    A forma que encontrei é: usar o wl5460 para fazer o nat ligando o ap 4000 nele pela lan. Ficaria o wl4560 conectado pela lan no wla5000 (que é do meu backboone) e no ap 4000.

  5. #5

    Padrão

    É xandemartini, acabei descobrindo isso. Como respondi para o outro amigo acima, vou usar o wl 5460 para fazer nat para o ap 4000.
    Obrigado

  6. #6
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por marcosaferreira Ver Post
    É xandemartini, acabei descobrindo isso. Como respondi para o outro amigo acima, vou usar o wl 5460 para fazer nat para o ap 4000.
    Obrigado
    Não sei se estou certo ou errado, mas axo q pra deixar o 5460 fazendo nat, ele teria q fazer o nat nas interfaces de rede... E até onde sei, ele só faz nat da Wireless pra LAN... Axo, e quero frisar que disse AXO, que ele não faz nat de uma porta lan para outra porta lan... Nesse caso, se eu estiver correto, recomendo que vc use uma

    'MiniROUTER' (RouterBOARD 150) - R$ 350,00

    com o mikrotik para fazer o nat... Dessa forma vc também poderá fazer alguns controles nela: controle de banda, filtro de portas, etc...
    Imagens Anexas Imagens Anexas  

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por marcosaferreira Ver Post
    Eu ainda não comecei a usar, pois estou aguardando o pigtail dele que é proprietário. Mas assim que chegar e eu começar a usar te informo se é bom mesmo.
    O problema de usar da forma que você disse é que tenho 4 pontos de presença na cidade funcionando desta forma (fazendo nat no radio), não vou trocar todos de uma só vez, então estaria trabalhando de duas formas, controlando pelo servidor os ap 4000 e fazendo nat nos wl 5460.
    A forma que encontrei é: usar o wl5460 para fazer o nat ligando o ap 4000 nele pela lan. Ficaria o wl4560 conectado pela lan no wla5000 (que é do meu backboone) e no ap 4000.
    Eu descartava esses 5460 e faria tudo no servidor. deixava os rádios apenas para transmitir, mesmo. Você pode configurar o dhcp no servidor e ir modificando célula por célula. Você poupará processamento nos rádios.

  8. #8

    Padrão

    xandemartine, nós temos aqui um sysdata, um rádio branquinho, que tem uma porta internet e 4 lans, acho que ele faz nat da porta internet para as lans. É com ele que vou tentar fazer.
    Mas obrigado pela dica, se funcionar te aviso.

  9. #9
    Moderador Avatar de Magal
    Ingresso
    Mar 2007
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    2.041
    Posts de Blog
    118

    Padrão

    AP 4000 é somente bridge.

  10. #10

    Padrão

    Amigo eu tenho um AP4000 parado aki, ele pra 5,8 eh bom, mas pra 2,4 outdoor eh uma merda...
    Achei q fosse problema do rádio, até fiz RMA pra proxim, me trocaram o equipamento, mas o outro eh a mesma merda, ele fica oscilando o sinal no cliente.

    Um grande abraço,
    Islan

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por islan Ver Post
    Amigo eu tenho um AP4000 parado aki, ele pra 5,8 eh bom, mas pra 2,4 outdoor eh uma merda...
    Achei q fosse problema do rádio, até fiz RMA pra proxim, me trocaram o equipamento, mas o outro eh a mesma merda, ele fica oscilando o sinal no cliente.

    Um grande abraço,
    Islan
    Agora você me deixou preocupado... comprei este rádio porque o wl 5460 não estava aguentando 20 clientes conectados... se o ap 4000 não resolver...
    O que você está usando?
    Abraços

  12. #12

    Padrão

    hehehe, o meu ap4000 tah aki parado, novinho, se vc souber kem ker eu vendo
    Pra fazer p-t-p em 5,8 eh otimo, mas em 2,4 q num presta.
    Eu substitui por um PC-AP usando Ikarus AntCor S.A Advanced Network Technologies não gostei da cara do Mikrotik...

    Um grande abraço,
    Islan

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por islan Ver Post
    Amigo eu tenho um AP4000 parado aki, ele pra 5,8 eh bom, mas pra 2,4 outdoor eh uma merda...
    Achei q fosse problema do rádio, até fiz RMA pra proxim, me trocaram o equipamento, mas o outro eh a mesma merda, ele fica oscilando o sinal no cliente.

    Um grande abraço,
    Islan
    Bom saber....valeu.