+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Enlaces de 34km e 25 Km

    Oi, Pessoal,
    estou montando um provedor, so que tenho 3 enlaces de longa distancia, ambos são de visada livre perfeita, gostaria de saber de vc´s quais equipamentos eu deveria usar para estas distancias, preciso de equipamentos homologados pela anatel..
    as distancias são as seguintes:
    34km
    25km
    12km
    ambos vão ter + ou - 100 clientes
    Obrigado!

  2. #2

    Padrão

    Bom Dia !
    Consegui enlace de 38 km com mini pci ubiquiti 600 mW em 5.8Ghz e antena Hyperlink de 29 dbi

    Luiz Jocelmo

  3. #3

    Padrão

    Caro carlos, o ideal realmente seria trabalhar com o Mikrotik, alem de os radios terem 2 cartoes o que possibilitara vc fazer o ponto a ponto e tambem o acess point no mesmo ap ele consegue cobrir estas distancias muito bem com antena PTX-26 da Pluton para os 12 e 24 KM e para o de 34 Km use Hyperlink 29 dbi. me ligue ou me informe maiores dados no seu projeto que posso estar auxiliando voce no que precisar .

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por CarlosEAFbare Ver Post
    Oi, Pessoal,
    estou montando um provedor, so que tenho 3 enlaces de longa distancia, ambos são de visada livre perfeita, gostaria de saber de vc´s quais equipamentos eu deveria usar para estas distancias, preciso de equipamentos homologados pela anatel..
    as distancias são as seguintes:
    34km
    25km
    12km
    ambos vão ter + ou - 100 clientes
    Obrigado!
    Airaya com pluton 29dbi vai ficar blz

  5. #5

    Padrão

    Salve gde amigo...

    Os colegas passaram muitos equipamentos que técnicamente podem fechar os enlaces pretendido por vc. Más na prática as coisas são diferente.

    Veja o que vc pode estar verificando para maior segurança e confiabilidade dos enlaces:

    - Verifique se tem visada, pode se usar o Radio mobile para isso.

    Depois de confirmado se tem visada, vamos aos equipamentos:

    - Antenas use preferencialmente as Hyperlink ou EMCTest (Diamante) tudo em 5.8 de 29 DBI acima.

    - Roter Board, recomendo a Alix 2c é boa demais, por tem clock de 433 mhz, e 128 de nanoram, e 2 slot pci.

    - Card pode se usar Ubiquite XR5 de 600 mw (não são homologados) ou Senao, sempre em 600 mw, pois assim a segurança de fechar um bom enlace com um tráfego muito bom é grande.

    - Use cabos LM 400 ou 600 pois é sensacional em relação a perdas e interferencias, se quiser aumentar o tamanho do cabo use os LM 900 ou 1200.

    - Use Protetores de surto de tensão, ou seja os Light Protectors.

    - Use tb os isoladores da Datalink, assim evita travamentos.

    - Nobreak e bateria.

    Pronto, fechamos um enlace profissionalmente.

  6. #6
    Moderador Avatar de Magal
    Ingresso
    Mar 2007
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    2.041
    Posts de Blog
    118

    Padrão

    Fechei um enlace de 32 Km com mini pci ubiquiti SR5 400 mW em 5.8Ghz e antena Hyperlink 29 dbi.

  7. #7

    Padrão Com o custo mais baixo usei o seguinte.

    Vou relatar minha experiencia com o link de 25 KM que eu fiz funcionar e 15 MB de throughput, com o custo mais em conta usei os seguinte equipamentos.

    1° Ponto - MK com um cartao Mini PCI R52H (Atheros ) com 350 mW e uma antena zirok de 32 dBi + cabo RGC 213 de + ou - 4 metros (Trabalhando em Modo AP Bridge, 5.8Ghz)

    2° Ponto - Airlive 5000apv2 com o firmware client, com antena zirok de 32 dBi + cabo RGC 213 de + ou - 4 Metros tambem. (Trabalhando em modo Client, 5.8Ghz)

    Obs o ACK timeout ficou fixado em 181


    Valeu ai....
    Leonardo Simas
    [email protected]




  8. #8
    Moderador Avatar de Magal
    Ingresso
    Mar 2007
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    2.041
    Posts de Blog
    118

    Padrão

    Citação Postado originalmente por leosimas666 Ver Post
    Vou relatar minha experiencia com o link de 25 KM que eu fiz funcionar e 15 MB de throughput, com o custo mais em conta usei os seguinte equipamentos.

    1° Ponto - MK com um cartao Mini PCI R52H (Atheros ) com 350 mW e uma antena zirok de 32 dBi + cabo RGC 213 de + ou - 4 metros (Trabalhando em Modo AP Bridge, 5.8Ghz)

    2° Ponto - Airlive 5000apv2 com o firmware client, com antena zirok de 32 dBi + cabo RGC 213 de + ou - 4 Metros tambem. (Trabalhando em modo Client, 5.8Ghz)

    Obs o ACK timeout ficou fixado em 181


    Valeu ai....
    Leonardo Simas
    [email protected]


    Boa configuração, poderia somente trocar os cabos por Lmr 400 ou 600 que iria ficar melhor ainda.

  9. #9

    Padrão Solucao

    Citação Postado originalmente por CarlosEAFbare Ver Post
    Oi, Pessoal,
    estou montando um provedor, so que tenho 3 enlaces de longa distancia, ambos são de visada livre perfeita, gostaria de saber de vc´s quais equipamentos eu deveria usar para estas distancias, preciso de equipamentos homologados pela anatel..
    as distancias são as seguintes:
    34km
    25km
    12km
    ambos vão ter + ou - 100 clientes
    Obrigado!

    Mikrotik + Ubiquiti XR5 + TSM 90cm + CellFlex 3/8" com conectores banhados a prata, não ha hoje nada melhor pra se usar...

    Temos tudo aqui..

    Giovani Cusinato
    [email protected]

  10. #10

    Padrão

    essa historia de potencia alta 200, 400, 600! é furada!

    tem que usar equipamento de boa qualidade, temos um enalce de 20km 14mb full assim:

    tsm 32db + cellflex 1/2 + AG530(potencia default 17db)

  11. #11

    Padrão Potencia

    Claro que é furada, se nos 32km que usei o kit que falei acima (visada perfeita) com os XR5, deu 12mb, os airayas deram 2mb e as ag530 nem fecharam o link....
    Ah isso foi sem tocar nas antenas e cabos, esses já estavam instalados...

    Att''
    Giovani Cusinato
    [email protected]