+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Cool Manjadissima... Servidor Internet c/ Mikrotik

    Galera...

    Adoro ler.. para tanto jah peguei TODO o material disponivel sobre o mk lah em 4shared - free file sharing and storage - share folder - MikroTik..

    mas como o assunto eh realmente complicate.. deixa eu soh ouvir de vcs o q eu DEVO realmente ler.. pois eh tanta coisa.... q nem sei por onde começar...

    li rb o material do CATV (ateh imprimi) mas acho q a parte q me ajudaria seria a do LINK DEDICADO q ainda estah incompleta...

    vamos lah:

    Tenho um link full de 512 saindo de um router da huawei (a oi agora tah usando esses no lugar dos ciscos).

    comprei um micro numa caixa hermetica (jah tudo pronto), pq nao quis arriscar montar um usando o wiki? Tutoriais/Wireless/montagem-mikrotik-placa-pc-comum - UnderLinux Wiki

    Tb... quem tah pagando eh o cliente.. entao melhor pegar um produto pronto.. no final estah o anexo do produto q comprei..

    mas basicamente eh uma placa gigabyte com processador pentium 4, 512 de memoria, rodando o mk lvl 4 dentro de um pen-drive de 2gb da sony...

    tudo isso dentro de uma caixa hermetica.. etc.. etc..

    eu soh preciso plugar o cabo q sai do huawei na placa do mk pra ter a internet.. ateh tudo bem...

    tenho dois cartoes SENAO e uma antena omni hyperlink (sei q setorial seria melhor, mas o cliente soh vai mudar depois).. fiz a conectorizacao... e estou aki olhando pra tudo isso..

    afinal.. o q eu quero?

    quero q o mk receba a net via cabo de rede.. e irradie via wireless pra galera...

    alguns vao usar notebook direto pra acessar.. e em 4 pontos.. vou colocar uma antena de grade zirok (eu acho) ligado num ap g220 zinwell recebendo e repassando pra agum hub/switch do cliente..

    entao por favor me digam... o q eu preciso ler?

    jah acesso o mk via winbox... e tem lah as duas interfaces... a eth e a wlan.. mas a wlan estah habilitada.. mas nao trafega nada... nem aparece o R q tem na eth informando running.. tudo q leio fala sobre um monte de coisa.. menos sobre o que eu quero...

    soh quero habilitar o envio da net pela antena.. wlan...

    me indiquem qual material exatamente devo ler...

    como disse no inicio.. ADORO LER... APRENDER.. e REPASSAR...

    grato,
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos uwr100_config.pdf  

  2. #2

    Padrão

    cara to na alta madrugada morto de sono mas acho q posso ta dar uma pequena luz...

    já fez o nat? (ip firewall nat -> a grosso modo serve para mascarar a rede wireless e repassar tudo dela para a ether)

    Já setou uma faixa de ip para as interfaces wireless?

    Agora a questão de não estar conectando via wireless, você deve repassar as configurações. O ARP (interfaces general) está enabled? (serve pra aceitar todas as conexões). Se está reply-only, vc deve cadastrar o mac do seu cliente em IP ARP

    Está marcado na interface wireless default authenticate? se não, vc deve criar um access list (wireless access list) para poder se conectar...

    bem, a grosso e bocejado modo pode ser algum desses problemas citados ai em cima, qualquer coisa tamu ai.

  3. #3

    Padrão Repassar IP válido para os clientes

    Vc pode me ajudar numa dúvida que tá me deixando acordado por noites, e que nenhum forem ou dica me ajudou até agora? É o seguinte, preciso repassar IP's validos para os clientes no meu mikrotik, já tentei de tudo que li na internet, mas nada funciona.

    Já criei uma rede valida na plca dos clientes, e no firewall fiz um mascaramento, só assim funcionou a internet para o cliente, mas o ip valido dele chega na internet com o ip do mikrotik, o que faz com que ele '~ao consiga o acesso remoto que precisa.

    Minha rede é a seguinte:
    eth0 189.x.x.142 gateway 189.x.x.142
    eth1 10.0.1.1, 10.0.1.2, 189.x.x.145 (189.x.x.144/29)

    Onde tenho que alterar, no firewall? Tenho que criar alguma rota?

    Por favor me ajude.

    Citação Postado originalmente por anarchist Ver Post
    cara to na alta madrugada morto de sono mas acho q posso ta dar uma pequena luz...

    já fez o nat? (ip firewall nat -> a grosso modo serve para mascarar a rede wireless e repassar tudo dela para a ether)

    Já setou uma faixa de ip para as interfaces wireless?

    Agora a questão de não estar conectando via wireless, você deve repassar as configurações. O ARP (interfaces general) está enabled? (serve pra aceitar todas as conexões). Se está reply-only, vc deve cadastrar o mac do seu cliente em IP ARP

    Está marcado na interface wireless default authenticate? se não, vc deve criar um access list (wireless access list) para poder se conectar...

    bem, a grosso e bocejado modo pode ser algum desses problemas citados ai em cima, qualquer coisa tamu ai.

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por eugeniomarques Ver Post
    Galera...

    Adoro ler.. para tanto jah peguei TODO o material disponivel sobre o mk lah em 4shared - free file sharing and storage - share folder - MikroTik..

    mas como o assunto eh realmente complicate.. deixa eu soh ouvir de vcs o q eu DEVO realmente ler.. pois eh tanta coisa.... q nem sei por onde começar...

    li rb o material do CATV (ateh imprimi) mas acho q a parte q me ajudaria seria a do LINK DEDICADO q ainda estah incompleta...

    vamos lah:

    Tenho um link full de 512 saindo de um router da huawei (a oi agora tah usando esses no lugar dos ciscos).

    comprei um micro numa caixa hermetica (jah tudo pronto), pq nao quis arriscar montar um usando o wiki? Tutoriais/Wireless/montagem-mikrotik-placa-pc-comum - UnderLinux Wiki

    Tb... quem tah pagando eh o cliente.. entao melhor pegar um produto pronto.. no final estah o anexo do produto q comprei..

    mas basicamente eh uma placa gigabyte com processador pentium 4, 512 de memoria, rodando o mk lvl 4 dentro de um pen-drive de 2gb da sony...

    tudo isso dentro de uma caixa hermetica.. etc.. etc..

    eu soh preciso plugar o cabo q sai do huawei na placa do mk pra ter a internet.. ateh tudo bem...

    tenho dois cartoes SENAO e uma antena omni hyperlink (sei q setorial seria melhor, mas o cliente soh vai mudar depois).. fiz a conectorizacao... e estou aki olhando pra tudo isso..

    afinal.. o q eu quero?

    quero q o mk receba a net via cabo de rede.. e irradie via wireless pra galera...

    alguns vao usar notebook direto pra acessar.. e em 4 pontos.. vou colocar uma antena de grade zirok (eu acho) ligado num ap g220 zinwell recebendo e repassando pra agum hub/switch do cliente..

    entao por favor me digam... o q eu preciso ler?

    jah acesso o mk via winbox... e tem lah as duas interfaces... a eth e a wlan.. mas a wlan estah habilitada.. mas nao trafega nada... nem aparece o R q tem na eth informando running.. tudo q leio fala sobre um monte de coisa.. menos sobre o que eu quero...

    soh quero habilitar o envio da net pela antena.. wlan...

    me indiquem qual material exatamente devo ler...

    como disse no inicio.. ADORO LER... APRENDER.. e REPASSAR...

    grato,
    o mk esta recebendo o link direitinho?
    configurou rotas?

    como nosso amigo ai disse, fez nat?
    joga as 2 wlan numa bridge e aponta o nat pra bridge, ou faz 2 nat para as wlan,
    vlws

  5. #5

    Padrão

    O pessoal (e eu) perguntamos logo se fez nat, pois pode ser a origem do problema.

    Não tendo sucesso é bom testar as etapas que o link faz. Está chegando ao router? Tem como testar? No Mikrotik tem como pingar um endereço externo? O MK e a Internet se comunicam?

    Com essas respostas pode isolar o problema.

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por eugeniomarques Ver Post
    Galera...

    Adoro ler.. para tanto jah peguei TODO o material disponivel sobre o mk lah em 4shared - free file sharing and storage - share folder - MikroTik..

    mas como o assunto eh realmente complicate.. deixa eu soh ouvir de vcs o q eu DEVO realmente ler.. pois eh tanta coisa.... q nem sei por onde começar...

    li rb o material do CATV (ateh imprimi) mas acho q a parte q me ajudaria seria a do LINK DEDICADO q ainda estah incompleta...

    vamos lah:

    Tenho um link full de 512 saindo de um router da huawei (a oi agora tah usando esses no lugar dos ciscos).

    comprei um micro numa caixa hermetica (jah tudo pronto), pq nao quis arriscar montar um usando o wiki? Tutoriais/Wireless/montagem-mikrotik-placa-pc-comum - UnderLinux Wiki

    Tb... quem tah pagando eh o cliente.. entao melhor pegar um produto pronto.. no final estah o anexo do produto q comprei..

    mas basicamente eh uma placa gigabyte com processador pentium 4, 512 de memoria, rodando o mk lvl 4 dentro de um pen-drive de 2gb da sony...

    tudo isso dentro de uma caixa hermetica.. etc.. etc..

    eu soh preciso plugar o cabo q sai do huawei na placa do mk pra ter a internet.. ateh tudo bem...

    tenho dois cartoes SENAO e uma antena omni hyperlink (sei q setorial seria melhor, mas o cliente soh vai mudar depois).. fiz a conectorizacao... e estou aki olhando pra tudo isso..

    afinal.. o q eu quero?

    quero q o mk receba a net via cabo de rede.. e irradie via wireless pra galera...

    alguns vao usar notebook direto pra acessar.. e em 4 pontos.. vou colocar uma antena de grade zirok (eu acho) ligado num ap g220 zinwell recebendo e repassando pra agum hub/switch do cliente..

    entao por favor me digam... o q eu preciso ler?

    jah acesso o mk via winbox... e tem lah as duas interfaces... a eth e a wlan.. mas a wlan estah habilitada.. mas nao trafega nada... nem aparece o R q tem na eth informando running.. tudo q leio fala sobre um monte de coisa.. menos sobre o que eu quero...

    soh quero habilitar o envio da net pela antena.. wlan...

    me indiquem qual material exatamente devo ler...

    como disse no inicio.. ADORO LER... APRENDER.. e REPASSAR...

    grato,

    Cara, se eu puder acessar o seu mikrotik posso resolver isso pra vc...

    entre em contato....
    [email protected]

  7. #7

    Padrão Agradecimento Geral

    Citação Postado originalmente por lfaria Ver Post
    O pessoal (e eu) perguntamos logo se fez nat, pois pode ser a origem do problema.

    Com essas respostas pode isolar o problema.
    Citação Postado originalmente por alanvictorjp Ver Post
    o mk esta recebendo o link direitinho?
    configurou rotas?

    vlws
    Citação Postado originalmente por anarchist Ver Post
    cara to na alta madrugada morto de sono mas acho q posso ta dar uma pequena luz...

    qualquer coisa tamu ai.
    Citação Postado originalmente por densiade Ver Post
    Cara, se eu puder acessar o seu mikrotik posso resolver isso pra vc...

    entre em contato....
    [email protected]
    Galera.. muitissimo obrigado a todos q responderam... vou hoje tentar verificar essas configurações citadas.... estou lendo todo o material q encontrei e logo, logo, posto uma resposta....

    Detalhe... o notebook q uso pra teste detecta meu SSID.. isso quer dizer q jah estah irradiando... soh nao estah trafegando a wlan (tx e rx tah zero) e nem estah associando o ip.. (vou ver o dhcp ainda).. mas acho chego lah.. jah jah...

    um grande abraço,

  8. #8

    Thumbs down Preciso de Luz na escuridao do mk....

    Amigos...

    Numa boa....

    alguem pode me indicar um passo a passo pra configurar o mk da forma q descrevi no post inicial?

    quero enviar o sinal q vou receber pela eth pela wlan pra varias makinas...

    o tutorial pode ser portugues.. ingles.. espanhol.. ou alemao...

    mas tem q ser um q a gente faça algo e veja funcionar... e tem mais... a maioria do tutorial eh ainda a versao 2.9 do winbox... ainda tem isso q atrapalha...

    pelo amor de deus.. alguem me indica onde ler e o que devo ler...

    fiz o nat... eu acho....
    fiz tanta coisa..

    eu soh quero um texto pra ler.. soh isso...

    agradeço a todos....

  9. #9

    Padrão modo de operação

    amigos q modo de operação devo usar para o que eu quero? Vou receber o link de internet pela eth e distribuir via wlan pra varios pontos.. usando uma omni hyperlink

    Mode: Modo de operação

    • station
    : modo cliente de AP. Não pode ser "bridgeado". Não passa os MACs internos, somente o seu
    station wds: estação que pode ser "bridgeada", passando transparentemente os MACs. AP precisa estar em WDS;
    ap-bridge: Modo Access Point normal; modo ponto de acesso para suportar um cliente somente (links ponto a ponto);
    alignment-only: modo para alinhar antenas e monitorar sinal;
    nstreme-dual-slave: para enlaces em modo nstreme dual;
    wds-slave: trabalha como ponto de acesso escravo, adaptando-se a um WDS mestre(adapta-se às configurações da mestre)



  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por eugeniomarques Ver Post
    amigos q modo de operação devo usar para o que eu quero? Vou receber o link de internet pela eth e distribuir via wlan pra varios pontos.. usando uma omni hyperlink

    Mode: Modo de operação

    • station: modo cliente de AP. Não pode ser "bridgeado". Não passa os MACs internos, somente o seu
    station wds: estação que pode ser "bridgeada", passando transparentemente os MACs. AP precisa estar em WDS;
    ap-bridge: Modo Access Point normal; modo ponto de acesso para suportar um cliente somente (links ponto a ponto);
    alignment-only: modo para alinhar antenas e monitorar sinal;
    nstreme-dual-slave: para enlaces em modo nstreme dual;
    wds-slave: trabalha como ponto de acesso escravo, adaptando-se a um WDS mestre(adapta-se às configurações da mestre)

    Como diz os mineiros UAI e o AP-BRIDGE

  11. #11

    Padrão uai sô....

    Citação Postado originalmente por UltraFox Ver Post
    Como diz os mineiros UAI e o AP-BRIDGE

    eu jah desconfiava... mas eh pq no texto q postei.. dizia: ap-bridge: Modo Access Point normal; modo to de acesso para suportar um cliente somente (links ponto a ponto);

    um cliente somente.. entendeu?? aih fiquei na duvida....

    valeu...

    um abraço.