Página 1 de 5 12345 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Ack Timeout 408

    PessoALL,

    Estou com um problema, uso MK RB 530A e um dos meus cartões Atheros 8602 plus de uma hora para outra caiu o sinal geral, passando a ter o Ack Timeout 408, esse valor é a causa do problema? Ou o cartão pifou?

    Obrigado.

  2. #2

    Padrão

    opa..blz

    isso é pq algum de seus clientes conectados nesse cartão ta com sinal ruim, sendo assim o mt assimila ack de 408 pra todos os clientes..ele pega o maior ack, no caso o 408. Entao resumindo, se tiver 1 cliente com sinal ruim e com ack alto...pode acabar interferindo em todos os outros clientes....aqui estamos começando a passar em todos os ruins e revisando...é a unica forma..

    abraços..t+

  3. #3

    Padrão

    Agradeço pela informação!

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por EdilsonLSouza Ver Post
    Agradeço pela informação!

    por nda amigo..quando prescisar só falar...


    t+

  5. #5

    Padrão

    Muito bom, essa questão ae, muita gente no forum, cria post novos por esse problema de ping alto alto e Ack Timeout alto . Cliente com sinal ruim danifica o resto da rede ... cabos,conectores,pigtail, umidade ... etc.

  6. #6

    Padrão

    Cartão pode apresentar perda de sinal tambem?

  7. #7

    Padrão

    talvez voce instalou algum clinete que esta com sinal ruim

    uma dica..

    verifique cliente por cliente em wireless ->> registration

    verifique o ack de cada cliente.. os que estiverem mto alto (acima de 100) voce deve ir no cliente e tentar reposicionar a antena.. ver se nao sao os cabos.. etc etc !!

    fiz em uma repetidora aqui.. ficou mto melhor.. estou fazendo nas outras e tem dado bons resultados... para questoes comparativas...

    um cartao com 70 clientes online... o ack ficava por ai.. 400... 410.. dps que sai "catando" os clientes com sinal ruim... o ack fica por volta dos 100 ... e o CCQ fica 95 a 100% ...

  8. #8

    Padrão

    vai ae uma dica e uma ajuda pro pessoal pra pegar os ack altos..

    adiciona esse script lá..ele lista nos logs todos os macs e seus respectivos ack...


    :foreach i in=[/interface wireless registration-table find ] do={ :if ([/interface wireless registration-table get $i ack-timeout] > 30) do ={ :log info [/interface wireless registration-table get $i mac-address] ; :log info [/interface wireless registration-table get $i ack-timeout] }}


    pra alterar o valor do ack, muda aqui "timeout] > 30) " para um valor desejado..

    t+ e bom proveito...

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Mr_Dom Ver Post
    vai ae uma dica e uma ajuda pro pessoal pra pegar os ack altos..

    adiciona esse script lá..ele lista nos logs todos os macs e seus respectivos ack...


    :foreach i in=[/interface wireless registration-table find ] do={ :if ([/interface wireless registration-table get $i ack-timeout] > 30) do ={ :log info [/interface wireless registration-table get $i mac-address] ; :log info [/interface wireless registration-table get $i ack-timeout] }}


    pra alterar o valor do ack, muda aqui "timeout] > 30) " para um valor desejado..

    t+ e bom proveito...
    esse script é só adicionar e mandar rodar? ele fica constante??



    editado:

    rodei o script...é só por pra rodar, ele no instante mostra todos os mac's com ack maior que 30 no caso que esta ai no log..

    teria como adaptar esse script, para os que estiverem acima de 120 serem dropados??

    valewww
    Última edição por thenet; 19-01-2008 às 09:27.

  10. #10

    Padrão

    tentei fazer mas nao consegui...se alguem ae puder ajudar...tmb tenho interesse...


    abraços..t+

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    talvez voce instalou algum clinete que esta com sinal ruim

    uma dica..

    verifique cliente por cliente em wireless ->> registration

    verifique o ack de cada cliente.. os que estiverem mto alto (acima de 100) voce deve ir no cliente e tentar reposicionar a antena.. ver se nao sao os cabos.. etc etc !!

    fiz em uma repetidora aqui.. ficou mto melhor.. estou fazendo nas outras e tem dado bons resultados... para questoes comparativas...

    um cartao com 70 clientes online... o ack ficava por ai.. 400... 410.. dps que sai "catando" os clientes com sinal ruim... o ack fica por volta dos 100 ... e o CCQ fica 95 a 100% ...
    Hummm... você tem conseguindo 70 clientes em cada cartão???
    Eu nunca deixei chegar a tanto? Qual a latência com tantos clientes simultâneos?

  12. #12

    Padrão

    ao inves de dynamic eu fixei o ack na interface em 30, mas o correto é ajustar os clientes com sinal ruim.

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Mr_Dom Ver Post
    tentei fazer mas nao consegui...se alguem ae puder ajudar...tmb tenho interesse...


    abraços..t+

    onde voce conseguiu aquele script que voce postou??

    talvez conseguiriamos conversar com quem fez esse script, pois pelo jeito que esta ai, essa pessoa manja muito d scripts pro mikrotik pois, eu nao conseguiria nem metade disso ai
    hehehe

    abraços

  14. #14

    Padrão

    Só lembrando, que caso sua AP nao esteja autenticando macs, que algum desses que estão conectados na AP com ack alto, pode ser alguém que tenha notebook por perto e conecta (mesmo sem navegar e funcionar).

    Logo no inicio começamos a identificar macs estranhs conectados e fomos bloqueando. Já ajudou muito.

    Outro detalhe: Se a grande maioria dos teus clientes estiver em um raio de 1km, nao adianta colocar uma AP-client mais forte em um cliente que está a 4km. Ele vai pegar o sinal, mas como a distancia é maior, a AP da tua repetidora vai tentar aumentar o ack para compensar a distancia.
    Resumo: clientes distantes afetam clientes próximos.

  15. #15

    Padrão hum

    Tem muito tempo que tento entender estes MTK e todos estas configuracoes e problemas.... E inlogico um equipamento tao robusto ser tao ruim e problematico.

    Alguns dias atraz meu MTK reiniciava a cada 3 horas.... Só depois de colocar uma fonte de 19v por 4amp parou de reiniciar, agora tem outro que tem o mesmo problema reiniciar, a diferença ele e em 2.4 com 45 clientes... Alem do mesmo problema de outros que varios clientes estarem com o PIG muito alto. Nao consigo resolver este, mesmo lendo todo o Underlinux nada resolveu.

    Temos varios radios aqui KOD-770 v5.3 ptbr em alguns deles com 60 clientes a 7km de distancia e funcionando muito bem com trafego de 2,5MB no total.

    Consultei varios tecnicos e engenheiros de informatica e eletronica. E ambos acharam muito estranho um equipamento consumir 5amp com os componentes basicos que as mother boards possuem.


    A grande duvida... realmente estes equipamentos estao sendo usados como deve ou foi projetado ?

    Se sim o que faz ele ser tao ruim que o KOD e melhor neste item ?
    Se nao o que falta melhorar para solucionar todos estes problemas ?

  16. #16

    Padrão

    Não vejo a maneira que você trata a questão como correta.
    Há inúmeras diferenças entre cada implementação (qualidade da energia local, poluição do espectro e tantos outros fatores).

    São casos, e casos... não há como generalizar.
    Tenho MK em routerboard RB 133 (é a mais fraquinha), há cerca de 3 meses no ar, com tráfego de 1.5 a 2Mb usando 3 cartões nessa máquina, e estimo que uns 90 clientes simultaneos nas 3.
    Simplesmente perfeita.

    Já tenho em um prédio, 3 servidores, com 5 ou até 6 slots pci (então já imagina a quantidade de antenas que tenho nesse prédio) (4 painés, 2 omni´s e mais diversas direcionais em 2.4 e 5.8).
    E vejo como estáveis.

    O problema é que há pessoas que colocam cartões de 200, 400 e até 600mw nessas RB e acham que vai aguentar. Elas são muito boas, desde que usadas de forma correta.

    Quanto ao caso do ACK, se quiser resolver definitivamente, e só trocar os cartões básicos (geralmente Atheros) por cartões Prism (estou em busca dos cartões Teletronics). Esses não sofrem com esse problema do ACK.
    Portanto para tudo há explicação.

  17. #17

    Padrão

    Citação Postado originalmente por liandrocarniel Ver Post
    Não vejo a maneira que você trata a questão como correta.
    Há inúmeras diferenças entre cada implementação (qualidade da energia local, poluição do espectro e tantos outros fatores).

    São casos, e casos... não há como generalizar.
    Tenho MK em routerboard RB 133 (é a mais fraquinha), há cerca de 3 meses no ar, com tráfego de 1.5 a 2Mb usando 3 cartões nessa máquina, e estimo que uns 90 clientes simultaneos nas 3.
    Simplesmente perfeita.

    Já tenho em um prédio, 3 servidores, com 5 ou até 6 slots pci (então já imagina a quantidade de antenas que tenho nesse prédio) (4 painés, 2 omni´s e mais diversas direcionais em 2.4 e 5.8).
    E vejo como estáveis.

    O problema é que há pessoas que colocam cartões de 200, 400 e até 600mw nessas RB e acham que vai aguentar. Elas são muito boas, desde que usadas de forma correta.

    Quanto ao caso do ACK, se quiser resolver definitivamente, e só trocar os cartões básicos (geralmente Atheros) por cartões Prism (estou em busca dos cartões Teletronics). Esses não sofrem com esse problema do ACK.
    Portanto para tudo há explicação.

    Certo concordo com voce em tudo. Varias pessoas falaram ter estes equipamentos e funciona que e uma maravilha.

    Porem apos estudar muito e como voce disse cada lugar e um tipo de estrutura é cada cartão com cada versão e um tipo de configuração.

    Estou analizando muitos tipos de equipamentos e estruturas e estou quase certo que cada cartão aceita apenas 1 tipo de configuração e se inverter com outro cartão as mesmas configurações os problemas aumentam e muito.

    2 duvidas quais cartões voce usa nesta torre e a fonte e de quantos volts e amperes ?

  18. #18

    Padrão

    ninnguem sabe fazer essa regra mesmo???


    postei no forum la do mikrotik.com
    vamos ver se alguem me da uma luz la

    valeww

  19. #19

    Padrão

    No servidor, utilizo um com placa mãe com 5 slot's PCI, com placas AG 520, AG530 e também uma Teletronic.
    Fonte: normal do PC

    Tenho 2 servidores no mesmo local, com essas placas (sem ordenação alguma, simplesmente iria colocando uma ou outra).

    Já na RB, tem os cartões R52H.
    Fonte, mandamos fazer uma mais robusto por garantia. 24Vx1A

  20. #20

    Padrão

    Já faz um mes desde a ultima mensagem.

    Alguém conseguiu mudar o script para dropar quando o ACK do cliente estiver acima de determinado valor?