+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Cool Interferência disruptiva no canal 11 na cidade

    Pessoal,

    Eu tenho um provedor com muitos pontos de acesso na cidade. Ultimamente tenho pegado uma interferência que chega a derrubar qualquer enlace, até mesmo enlaces de 500metros no canal 11. O raio dessa interferência é a cidade inteira e cidades vizinhas.

    Acredito que não seja concorrente com potência pois o negocio é muito violento. Potência acho que não faz isso.

    Vcs sabem se tem algum serviço de satelite ou celular funcionando perto do limite superior do 2.4 no canal 11.

    Alguêm vem enfrentando isso?

    Obrigado!

  2. #2

    Padrão

    Extranho demais né! As vezes aparece alguém por aqui reclamando dessas coisas, uma vez ouvi falar que era uma operadora telefônica com aquelas antenas enormes, mais não acredito muito nisso, pois geralmente as frequências utilizadas por eles são altas. Acredito que pode ser algum serviço particular.

  3. #3

    Padrão Eu tambem passei por isso !

    Faz algum tempo que eu percebi que estava passando por um problema de interferencia, eu utilizo AP com RouterBoard e cartao mini-pci NMP-8206 SENAO com antenas Hyperlink de polarização Horizontal 14 dbi 90º, Resumindo utilizo equipamentos de qualidade, porem em 1 setor justamente no setor que utilizava o Canal 11 , tinha um serio problema com upload, então pensei que o problema poderia ser o ganho da antena troquei 2 antenas por pluton de 90º com 18 dbi de ganho esperando resolver esse problema, então depois de R$ 2060,00 de investimento e algumas horas de trabalho o resultado não foi satisfatorio continuei a sofrer com a interferencia, então me veio a ideia de utilizar a ferramenta de Freq. Usag. do mk e verifiquei que o canal 11 estava sendo utilizado por muitos equipamentos naquela direção ( coisa que a 1 ano e meio atraz não tinha quando montei essa estação) e que o canal menos usado era o 7 então mudei para esse canal e resolvel parcialmente meu problema, no nivel de ruido de -92 diminuiu para -96, e essa interferencia é em alguns horarios principalmente durante o dia e de segunda a sexta, sabado e domingo é mais tranquilo, e outra coisa minha estação fica junto com a estação da embratel.

    Até mais, espero que minha experiencia sirva de algo para alguem !