+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Marcar pacotes por conteudo e desvia-los para uma queue (cache-full começa por aqui)

    Caros,

    Montei um video mostrando como fazer a marcação de pacotes e suas respectivas conexões e desvia-las para uma simple queue ou no caso pode ser para uma queue-tree tambem..

    segue link do video


    Onda Internet - Tutorial Mikrotik


    neste caso meu servidor proxy esta em OUTRA maquina.. se o servidor proxy estiver no mesmo ap que o mikrotik que serão feitas estas regras... precisa mudar de FORWARD para OUTPUT e o srcport para a porta do web-proxy (3128 por ex)...

  2. #2

    Padrão

    Opa...
    Vou implementá-las e ver o resultado.
    Já utilizei uma vez as regras que o CATV postou juntamente com outras modificações, mas o resultado não foi dos melhores. Tráfego alto nos APs e etc....
    Mas, lá outra vez...

    Abraços,

    TaQ

  3. #3

    Padrão

    Hola
    tengo armado un squid en debian pero no trabaja como muestras en el video podrias poner la config de tu squit y tambien el dstnat para el proxy(squit) desde el mikrotik
    saludos
    Marcelo

  4. #4

    Padrão

    meu gateway e meu proxy sao servidores com linux !! mikrotik apenas funcionando como AP !!!

    o video é apenas explicativo, mostrando como fazer um "track" de uma conexao completa.. e desviar os pacotes para uma queue

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    Caros,

    Montei um video mostrando como fazer a marcação de pacotes e suas respectivas conexões e desvia-las para uma simple queue ou no caso pode ser para uma queue-tree tambem..

    segue link do video


    Onda Internet - Tutorial Mikrotik


    neste caso meu servidor proxy esta em OUTRA maquina.. se o servidor proxy estiver no mesmo ap que o mikrotik que serão feitas estas regras... precisa mudar de FORWARD para OUTPUT e o srcport para a porta do web-proxy (3128 por ex)...

    Já respondeu a minha pergunta...Obrigado!

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por taq Ver Post
    Opa...
    Vou implementá-las e ver o resultado.
    Já utilizei uma vez as regras que o CATV postou juntamente com outras modificações, mas o resultado não foi dos melhores. Tráfego alto nos APs e etc....
    Mas, lá outra vez...

    Abraços,

    TaQ
    Brow.. como ue ja tinha comentado as o cache full... so vai prestar em rede cabeada.. qualquer um cache full, imaginem numa rede de 200 usuarios no mesmo radio.. os mesmo 200 acessando, fazendo down, vendo videos e 5 resolva fazer o down do msn ou skype..... acabo o radio por alguns segundo... e a rede de todos..
    Cache full é otimo pra rede cabeada, lanhouse, empresas, predios , otimo.. para wifi.. quem tem acima de 300 users e sabe disso...

  7. #7

    Padrão

    exatamente.. eu fiz o cache-full aqui em linux (sem usar mikrotik) fiz as marcacoes de pacotes etc etc

    no inicio ficou otimo.. mas ai começou a saturar meus aps... tava saturando com 30 clientes.. 40 clientes em um cartao.. ai desliguei o cache-full.. tenho cartao com 70.. 80 usuarios.. e fica com ping super estavel (media de 4 a 5ms)

  8. #8

    Padrão Começa assim mesmo ta certissimo!!!

    Parabens, Pelo video... muito bom... dessa forma podemos usar a Marcaçao dos HITs nos mk 2.9.x quaze como feito na V3 Joia...

  9. #9

    Padrão

    mas aí é onde tá a parada...

    fazendo o cache na base e um AP, como mikrotik, faz-se o controle de banda na base com proxy e cache sem penalidade no HIT, e no AP você coloca uma banda, para o cliente, um pouco superior a contratada, desta forma ele baixará os objetos armazenados no cache com maior velocidade mas não prejudicando a rede.

    aqui fiz assim, a princípio limitei em 2mb no AP, mas futuramente vou baixar esta velocidade.

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    Caros,

    Montei um video mostrando como fazer a marcação de pacotes e suas respectivas conexões e desvia-las para uma simple queue ou no caso pode ser para uma queue-tree tambem..

    segue link do video


    Onda Internet - Tutorial Mikrotik


    neste caso meu servidor proxy esta em OUTRA maquina.. se o servidor proxy estiver no mesmo ap que o mikrotik que serão feitas estas regras... precisa mudar de FORWARD para OUTPUT e o srcport para a porta do web-proxy (3128 por ex)...
    Simplesmente, excelente!!!!
    e gostei da ideia do luciano, controlar uma banda maior no ap para cada clientes,, assim, o cache full, nao vai totalmente full pra ele nao é

    boaaa!
    ja add as regras aqui, testei, e esta joia!
    Parabens alexandre e under-linux!

  11. #11

    Padrão

    antes um cliente baixar a 1 MB, uma coisa que esta no cache, e demorar 30 segundo, do que ficar 5 minutos baixando em 128k.

    cache full não, mas cache com controle um pouco mais alto, sim

    tipo ainda nao fiz na minha rede, só aqui em teste,

    cliente 128k, do cache baicha em 384k.

    blz...

  12. #12

    Padrão

    Segui suas regras exatamente, usando o squid 2.6 em fedora 7, porem as regras no mikrotik não estão marcando nada, sendo assim tenho 3 perguntas

    1- seu mikrotik do video esta fazendo NAT ou esta apenas como bridge?

    2- no servidor onde vc esta rodando o squid esta compilado com patch squid-2.5.STABLE7-ToS_Hit.patch ?

    3- qual a versão do mikrotik que vc esta usando??

    Falow

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    Caros,

    Montei um video mostrando como fazer a marcação de pacotes e suas respectivas conexões e desvia-las para uma simple queue ou no caso pode ser para uma queue-tree tambem..

    segue link do video


    Onda Internet - Tutorial Mikrotik


    neste caso meu servidor proxy esta em OUTRA maquina.. se o servidor proxy estiver no mesmo ap que o mikrotik que serão feitas estas regras... precisa mudar de FORWARD para OUTPUT e o srcport para a porta do web-proxy (3128 por ex)...

  13. #13

    Padrão

    mikrotik em bridge !!

    squid sem nenhum patch !! (2.6 STABLE17, freebsd 6.2 amd64)

    Citação Postado originalmente por cleciorodrigo Ver Post
    Segui suas regras exatamente, usando o squid 2.6 em fedora 7, porem as regras no mikrotik não estão marcando nada, sendo assim tenho 3 perguntas

    1- seu mikrotik do video esta fazendo NAT ou esta apenas como bridge?

    2- no servidor onde vc esta rodando o squid esta compilado com patch squid-2.5.STABLE7-ToS_Hit.patch ?

    3- qual a versão do mikrotik que vc esta usando??

    Falow

  14. #14

    Padrão

    Qual a versao mikrotik que vc esta usando?

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    mikrotik em bridge !!

    squid sem nenhum patch !! (2.6 STABLE17, freebsd 6.2 amd64)

  15. #15

  16. #16