+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Cache full - tem vantagem mesmo?

    Bom, isso é minha opnião de iniciante, pra mim importa mais na verdade o cache, pq a gente economiza banda, eu penso assim, se o cliente baixa um vídeo instantaneamente como é no proxy full ele vai ter tempo livre pra abrir muitos mais e alguns não vão estar no cache, eu prefiro que ele baixe na velocidade da conexão dele, importando pra mim que a banda seja economizada, entenderam? e aí? oq vcs pensam?

  2. #2

    Padrão

    sim amigo, tb concordo contigu, apenas economizando a banda, mais a velocidade dele normal, e puchando do proxy, mass,,,, cache full é interessante sim, eu acho, tpw, principalmente para redes cabeadas!

    em redes wireless, fiz como uns colegas falaram, fiz o proxy full do alexandre e ficou muito bom, mass,, o mk ap satura, entao,, no servidor o cache full nao esta passando total a full msm,, está a 1mb, e no mkap contrei a velocidade dos clientes tb, tpw, no server o queue esta a 50k/100k e no mkap, esta 50k/512k para segurar mais o cache a full
    é isso
    vlw

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alanvictorjp Ver Post
    sim amigo, tb concordo contigu, apenas economizando a banda, mais a velocidade dele normal, e puchando do proxy, mass,,,, cache full é interessante sim, eu acho, tpw, principalmente para redes cabeadas!

    em redes wireless, fiz como uns colegas falaram, fiz o proxy full do alexandre e ficou muito bom, mass,, o mk ap satura, entao,, no servidor o cache full nao esta passando total a full msm,, está a 1mb, e no mkap contrei a velocidade dos clientes tb, tpw, no server o queue esta a 50k/100k e no mkap, esta 50k/512k para segurar mais o cache a full
    é isso
    vlw

    Taí... com comentei no post de criação do cache full.. realmente´é bom.. em rede cabeada, empresa, predio e etc... em wireless.. mata a rede.. aí a galera fala prefiro meu cliente baixando 10mg em 1sc do que ele ficar 5min consumindo o AP, hum onde moro se o cara ver que ta baixando arquivos em 1sc ele desembesta fazer down até morrer....

  4. #4

    Padrão

    é amigos eu comcordo com vcs, porem até em rede cabiado o full pode dar dor de cabeça, quem ve os downloads rapidos vai querer mais e mais, na minha opinião o proxy é bom apenas para economia de link

  5. #5

    Padrão cache

    Que tal alguém então criar, digamos, uma espécie de "cache-burst", ou seja: aquilo que está em cache, fazer um burst de uns 30 a 40 segundos ?? pensaram nisso ? acho q poderia ser um meio termo interessante, pois arquivos pequenos baixariam mais rápido e akeles grandes demorariam tempo normal desanimando os "baixadores" compulsivos, pois como bem disse o amigo no post anterior, tem lek por aí que vendo o dl rápido é capaz de deixar o micro ligado 24 hs baixando coisas e deleta no dia seguinte em 5 segundos...

    [ ]´s to all,

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por iron Ver Post
    Que tal alguém então criar, digamos, uma espécie de "cache-burst", ou seja: aquilo que está em cache, fazer um burst de uns 30 a 40 segundos ?? pensaram nisso ? acho q poderia ser um meio termo interessante, pois arquivos pequenos baixariam mais rápido e akeles grandes demorariam tempo normal desanimando os "baixadores" compulsivos, pois como bem disse o amigo no post anterior, tem lek por aí que vendo o dl rápido é capaz de deixar o micro ligado 24 hs baixando coisas e deleta no dia seguinte em 5 segundos...

    [ ]´s to all,
    Boa.. taí.. boa ideia...

  7. #7

    Padrão

    dps que é feita uma solução, ninguem mais quer,, kkkkkkk

    eu aqui, implantei as regras, estao funcionando blz,
    sobre essa onda ai, que os aps vai ficar no gargalo,
    meus clientes sao 100k de down, isso configurado no server,
    no ap, coloquei 256k de down para casa cliente
    todo tipo de conexao, passará a 100k
    saindo do cache, a 256k
    acho eu, que isso resolve essa bronca!
    vlwss

  8. #8

    Padrão

    para rede cabeada eh o que ha.... e para redes wireless.. somente onde tem pouco cliente... em aps com mtos clientes.. pode ser um tiro no pé

    aproveitando.. amanha tem video novo ... e como fazer o verdadeiro cache full

    vou montar um router mikrotik aqui para ligar meu pc e montar o cenario certinho

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    para rede cabeada eh o que ha.... e para redes wireless.. somente onde tem pouco cliente... em aps com mtos clientes.. pode ser um tiro no pé

    aproveitando.. amanha tem video novo ... e como fazer o verdadeiro cache full

    vou montar um router mikrotik aqui para ligar meu pc e montar o cenario certinho
    legal!

    estou na espera!

    vlwss

    afinal,, aquele video lah, nao ta 100% nao alexandre?

  10. #10

    Padrão

    ta sim.. mas eu mostrei nele mais como fazer em forward (squid em outro servidor)

    o que vou gravar amanha.. é com o proxy no mesmo servidor mikrotik

    fiz os testes em um provedor de um amigo (nx solutions / phillipe) .. funcionou direitinho...

  11. #11

    Padrão

    alexandre eu diz em output como vc disse
    e mudei a porta para 3128 e funcionou perfeitamente.

    o que da pra fazer que nem os amigos falaram do burst
    é configura aquela queue do squid com um burst limit

  12. #12

    Padrão

    Tipo, nem sei se isso existe mas... usar o AP no limite como o cache full faz, não pode fazer ele travar de vez em quando? E como sou novato, não entendi muito oq a maior parte falou, tipo, não deu pra saber se são afavor do cache full ou contra.

  13. #13

    Padrão

    travar nao trava nao.. so trava se acontecer de aquecimento.. energia sem estabilidade... problema no hardware... fora isso.. nao tem problema nao..

    bom, abri meu blog aqui na underlinux para que todos acompanhem e de sugestoes sobre os varios assuntos... minha intenção é, interativamente postar videos mostrando como fazer determinadas coisas.. por exemplo.. CACHE FULL..

    visite: Under-Linux.org Fóruns - Brain Stress

    o primeiro post.. eh o cache-full para quem tem servidor proxy FORA do mikrotik.. estou gravando aqui o proximo video.. que vai abordar o proxy dentro do mikrotik com cachefull...

    só ficarem de olho no blog !!

    aguardo sugestoes de mais assuntos para publicar no blog !!

    abraços !!

  14. #14

    Padrão

    Olá pessoal!!!

    O cache full é um tiro no pé em redes wireless, muitos estão avisando...Olhem, esse meu post aqui:

    https://under-linux.org/forums/mikrotik/100504-para-todos.html

    Após ler esse tópico ainda tenho um comentário pra fazer...

    Eu estava em uma instalação na casa de um cliente que tem o velox na empresa dele, só que eue estava instalando na casa dele...O velox da empresa dele é de 300K, e a conexão que estava instalando na casa dele é de 200K.

    Então após fazer a instalação o cliente de imediato abriu um vídeo do youtube que era sobre um bêbado que ele queria me mostrar, começou então a fazer buffer do vídeo e começou a passar, de repente eu ví quando a barra vermelha do youtube deu um salto para quase a metade da barra e depois voltou a velocidade normal, então continuamos assitindo ao vídeo e como houve uma aceleração antes do vídeo terminar assitimos ao vídeo todo sem travar por nenhum instante.

    Então percebi que as regras que postei estavam funcionando ainda melhor que pensava, mesmo o vídeo não estando em cahe quando a regra foi habilitada houve uma aceleração do download do vídeo o que fez com que o vídeo passasse sem travar.

    Então o cliente me questionou...Tenho velox de 300K e assisti esse vídeo sim, mas travando na conexão da minha empresa e aqui com 200K assisti sem travar como pode?Então expliquei a ele a falha do serviço da velox, não deixando de enaltecer a minha é claro.Mas depois percebi que a responsável por esse excelente desempenho é a regra do cache full que quando libera por alguns segundos libera o link também mas traz mais benefícios que problemas.

    Minha rede e algumas outras que configurei estão bombando, com uma quantidade de clientes que se não fosse por essas regras não seria possível a conexão com qualidade, agora quando é necessário esvaziar o cache a rede sofre...a coisa só vai ficando boa quando o cache está cheio.

    Essa é a segunda vez que passo a dica aos amigos, quem tiver alguma dúvida estou a disposição, e outra coisa...Parabéns Alexandre por sua iniciativa de revelar finalmente o cache full.


    QUEM SABE, SABE, QUEM NÃO SABE BATE PALMAS...
    Última edição por Roberto21; 21-01-2008 às 23:33.

  15. #15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Roberto21 Ver Post
    Olá pessoal!!!

    Parabéns Alexandre por sua iniciativa de revelar finalmente o cache full.


    QUEM SABE, SABE, QUEM NÃO SABE BATE PALMAS...
    Opa, onde está esse tópico com as regras corretas do cache full? E não venham dizer q quero mastigado... já li esse fórum quase todo e não vi cache full 100% funcional... pelo menos pra MK 2.9.27.

  16. #16

    Padrão

    no meu blog tem em vídeo inclusive !!!

    daqui a pouco vou postar um segundo video para cache-full com proxy rodando junto com mikrotik... (blog esta na assinatura)

  17. #17

    Padrão

    Citação Postado originalmente por SgtoMarlthon Ver Post
    Opa, onde está esse tópico com as regras corretas do cache full? E não venham dizer q quero mastigado... já li esse fórum quase todo e não vi cache full 100% funcional... pelo menos pra MK 2.9.27.

    Se a sua rede é wireless não use o cache full, você vai arranjar problemas...Quanto ao cache full vc não viu o vídeo? a marcação nos pacotes já é mais de 50% do caminho andado, as regras do outro doidinho lá... ESQUEÇA.



    Abração.

  18. #18