Página 1 de 14 123456 ... ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Lightbulb Cache full no mikrotik !! com vídeos e exemplos

    Pessoal,

    publiquei em meu blog pessoal 2 vídeos mostrando como fazer o tão polemico "cache-full" !

    Quem quiser conferir, basta acessar o blog:

    https://under-linux.org/b49-video-ma...s-por-conteudo

    https://under-linux.org/b50-video-co...ll-no-mikrotik


    Ilustrei as 2 situações mais comuns, a primeira é quando se tem o proxy rodando em uma maquina separada do mikrotik, a segunda é quando mikrotik+web-proxy estão na mesma máquina.

    Pessoal que quiser enviar sugestões para novos vídeos, favor enviar uma mensagem privada !!

    Até mais !!
    Última edição por alexandrecorrea; 25-09-2009 às 01:20.

  2. #2

    Padrão

    Muito bom mesmo amigo, valeu por compartilhar mais um pouco do que sabe!

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    Pessoal,

    publiquei em meu blog pessoal 2 vídeos mostrando como fazer o tão polemico "cache-full" !

    Quem quiser conferir, basta acessar o blog:

    Under-Linux.org Fóruns - Brain Stress

    Ilustrei as 2 situações mais comuns, a primeira é quando se tem o proxy rodando em uma maquina separada do mikrotik, a segunda é quando mikrotik+web-proxy estão na mesma máquina.

    Pessoal que quiser enviar sugestões para novos vídeos, favor enviar uma mensagem privada !!

    Até mais !!
    Parabens pelo video alexandre!
    o tao esperado cache full,, em apenas alguns clics,, hehehehe
    vlwww

  4. #4

    Padrão

    alexandre, só uma duvida, porque em queue type, você colocou wireless-default?

  5. #5
    Moderador Avatar de minelli
    Ingresso
    Aug 2006
    Localização
    Pres. Venceslau - SP | Pres. Prudente - SP
    Posts
    1.412
    Posts de Blog
    10

    Padrão Cahe FULL de VERDADE

    Alexandre Parabéns .... ficam aqui meus cumprimentos possitivos a suas regras.

  6. #6

    Padrão

    Olá Alexandre Parabéns por seu vídeo!!! Ajudará muito as pessaos que necessitam de informações para dar um up na rede, mas...


    Nesse seu vídeo o seu MK está limpo, não existe ainda trafego miss, então lógico que colocando a regra na queue tree em global out a queue simple fica inabilitada para a marcação do mangle, por que sabemos que a queue tree é execultada antes da queue simple, na verdade você criou uma queue tree para limitar a taxa de transferência dos arquivos que estão em cache para não saturar os ap's do pessoal, mas em um cenário real da rede com trafego miss e hit's essa regra da queue tree funcionará certinho, ou seja ela não irá liberar nada do link..

    Por que você está marcando o que está saindo do cache ****OUTPUT*******, não vejo a marcação do ''head'' que está entrando no cache para poder ser diferenciado, ou estou errado...Então o que já está no cache e não está marcado de qualquer forma é hit, essa marcação dos arquivos não teria que ser quando eles entrassem no cache, para ficar diferenciados

    Se estiver errado por favor me corrija...

    Estou sem acento de interrogação *eheheheheh*

  7. #7

    Padrão

    o queue tree so controla os objetos que ESTAO no cache... os que nao estao.. vao ser enviados para o cliente usando a SIMPLE QUEUE !!

    quem MARCA o HIT eh so o squid..

  8. #8

    Padrão

    parabéns!! Muito obrigado! Tem como gravar o vídeo no HD?

  9. #9
    Moderador Avatar de minelli
    Ingresso
    Aug 2006
    Localização
    Pres. Venceslau - SP | Pres. Prudente - SP
    Posts
    1.412
    Posts de Blog
    10

    Padrão Video

    Nossa verdade tinha me esquecido Alexandre tem como baixar esses videos para nosso micro??

  10. #10

    Padrão

    nao sei se vai funcionar porque o api que toca o video.. usa um formato proprioetario...

    mas os videos vao ficar hospedados ai direto

  11. #11
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    nao sei se vai funcionar porque o api que toca o video.. usa um formato proprioetario...

    mas os videos vao ficar hospedados ai direto

    e que continue assim... pois senão vc encontrará em breve no ML umas videos aulas de cache-full.

    hehehehe

  12. #12
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por sergio Ver Post
    e que continue assim... pois senão vc encontrará em breve no ML umas videos aulas de cache-full.

    hehehehe
    Eu já tinha falado isso em off pra ele hehehe... qdo ele postou o primeiro vídeo...

  13. #13
    Moderador Avatar de minelli
    Ingresso
    Aug 2006
    Localização
    Pres. Venceslau - SP | Pres. Prudente - SP
    Posts
    1.412
    Posts de Blog
    10

    Padrão Piratear

    Bom minha intenção não é piratar regras de nimguem pelo contrario sempre procuro por os créditos das regras que posto aqui.

  14. #14
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por minelli Ver Post
    Bom minha intenção não é piratar regras de nimguem pelo contrario sempre procuro por os créditos das regras que posto aqui.

    sem grilo Mineli, não referi-me a você... normalmente quem faz isto nem participa da comunidade; simplesmente acessa aqui copia e "comercializa".

    Só estava falando o que acontece na prática e não acusando ninguém.

  15. #15

    Padrão Agora sim......

    Bom pessoal, todos estão dizendo que as regras do Alexandre estão funfando que é uma beleza, mas eu não tinha implantado ainda na minha rede por que eu queria entender o que estava fazendo, não é só copiar e colar que resolve pra mim, teria que compreender o que foi feito.

    Então fui a procura da resposta e encontrei, acho que muita gente vai compreender exatamente o que o Alexandre fez, é o seguinte:

    Quando um pacote nao esta no cache, o primeiro cabecalho enviado do proxy para o navegador contem o cabecalho:

    X-Cache: MISS ....

    Ja quando o arquivo esta no cache, ele retonar:

    X-Cache:HIT from ....


    Compreenderam agora?

    Abração a todos.

  16. #16

    Padrão Parabens!!!

    CARO AMIGO

    MUITO OBRIGADO POR COMPARTILHAR COM O FORUM UM MATERIAL TÃO BOM, AKI JÁ TESTEI E FUNCIONOU LEGAL...

    PARABENS ME AJUDO MUITO SUA REGRA.

    ATT.

    Téo

  17. #17

    Padrão

    Parabéns realmente...ficou show de bola...ai esta o cara que vem ate o forum entregar um pouco do seu conhecimento e não fica cobrando para isso...valeu mesmo.

    Só uma duvida.
    vi em outros forum que se vc deixar em priority em nivel alto, a rede não suporta e começa a dar travamento...isso é verdade e quando vc indica mais ou menos para poder usar...
    eu uso aqui tbm com rede cabeada o Mikrotik e deixo com 3m e no nivel 8 e, rede wireless tem que ser menos né

    Grato mais uma vez.

  18. #18

    Padrão

    prioridade sempre mais baixa.. para que se acontecer de entrar em fila .. o cache-full nao ter prioridade entre os outros pacotes.

  19. #19

    Padrão

    Olá amigão.... duas perguntinhas...
    1) Tem como postar aqui a sua regra pro proxy transparente? IP > Firewall > NAT
    a minha estah assim: chain=dstnat src-address=30.30.0.0/16 protocol=tcp dst-port=80 action=redirect to-ports=3126
    vi q vc nao usa a opção redirect e sim dst-nat... será que eh por isso q meu teste nao deu certo?
    2) Deixar o cache full nao vai gerar muito trafego na rede?
    Vlw

  20. #20

    Padrão

    dstnat mesmo e em action rediect
    isso significa que vc esta redirecionando o trafego da porta 80 pra 3126