Página 3 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Citação Postado originalmente por MarceloGOIAS Ver Post
    Bem,
    no meu esquema aqui o gateway dos clientes é o próprio Mikrotik. O Debian é proxy transparente e só faz cache. Você terá de escolher entre o Debian (ou outro Linux, ou talvez o primo mais difícil FreeBSD) e o Mikrotik para gerenciar a sua rede.

Pela minha experiência deixe apenas o Mikrotik gerenciando, autenticando e controlando banda. O Mikrotik é mais leve, menos complexo e muito mais fácil de ser gerenciado. Além disso, o Mikrotik tem o "insofismável" WinBox que é uma mão na roda para quem conhece pouco de linha de comando. O Mikrotik pode ser integrado a algum programa de controle financeiro do seu provedor.

Quanto a fazer balanceamento de cargas no Linux considero uma tarefa ingrata, a não ser que você conheça bastante de Linux e não dependa muito de Linuxconfig e outras ferramentas. Tem de ser na base do script e testar linha por linha. Para aqueles que só sabem abrir o KDE e fazer tudo com o Mouse não adianta nem tentar.

Como você disse que tem um bom domínio do Linux "adiante e avante".

O balanceamento ja está feito e nos testes funcionou muito bem. Claro tudo via linha de comando, no meu debian eu nem instalo o gnome, kde, mas confesso que sou um like apt, hehehe.

Eu to tentando explicar oq eu quero fazer +, acho q não consegui ainda!

no seu caso vc so cadastrou o parent proxy no MK?

Seus links chegam direto pro MK?

Att.
    Última edição por iceblue; 23-01-2008 às 16:17.

2. Certo,

agora entendi o que quer saber. Eu uso balanceamento também, mas até hoje não vi nenhum relato de outras pessoas ou redes que também utilizam o mesmo esquema que eu. Mas não posso dar todos os detalhes de minha rede.
    Vamos lá:
    tenho 4 placas de redes no Mikrotik principal (bonding);
    link 1 (dedicado) sai do roteador, vai para o Mikrotik principal e entra na placa de rede A;
    link 2 (empresarial) sai do segundo roteador e entra na placa de rede B;
    O Debian 4 (proxy cache) entra na placa de rede C;
    no Mikrotik principal o endereço do Debian 4 está cadastrado em IP / Web proxy;
    placa de rede D está conectada a um switch 3com. No switch está conectado outro Mikrotik que distribui a torres e clientes cabeados.

Mas você pode pôr o proxy cache no switch que também funciona. Recentemente montei um Mikrotik 3.0 com 4 placas de rede gigabit para dar um maior poder de vazão na rede, pois tenho um projeto de expansão via cabo metálico e via fibra a partir de março.
    Última edição por MarceloGOIAS; 23-01-2008 às 16:37.

3. Citação Postado originalmente por MarceloGOIAS Ver Post
    Certo,

agora entendi o que quer saber. Eu uso balanceamento também, mas até hoje não vi nenhum relato de outras pessoas ou redes que também utilizam o mesmo esquema que eu. Mas não posso dar todos os detalhes de minha rede.
    Vamos lá:
    tenho 4 placas de redes no Mikrotik principal (bonding);
    link 1 (dedicado) sai do roteador, vai para o Mikrotik principal e entra na placa de rede A;
    link 2 (empresarial) sai do segundo roteador e entra na placa de rede B;
    O Debian 4 (proxy cache) entra na placa de rede C;
    no Mikrotik principal o endereço do Debian 4 está cadastrado em IP / Web proxy;
    placa de rede D está conectada a um switch 3com. No switch está conectado outro Mikrotik que distribui a torres e clientes cabeados.

Mas você pode pôr o proxy cache no switch que também funciona. Recentemente montei um Mikrotik 3.0 com 4 placas de rede gigabit para dar um maior poder de vazão na rede, pois tenho um projeto de expansão via cabo metálico e via fibra a partir de março.

Minha idéia era a seguinte(Fisica):
    MK 02 Fast Lan
    Fast1 Debian
    Fast2 Switch

Debian 03 Fast Lan
    Fast1 MK
    Fast2 Link1
    Fast3 Link2

Logica:
    MK PPPOE Server+Radius/QoS/Esquema do Alexandre para Cache

Debian FreeRadius+Mysql/balanceament/Squid/Sarg/Apache (Todos os seviços no debian ja estão no ar e estão ok)

No MK eu iria configurar o Debian como gateway e aplicar as regras citadas, será que fica bom?

Att.

4. É,
    realmente ficaria bom, principalmente se for precisar de Radius com banco de dados e analisador de tráfego/navegação. Em seu esquema o Gateway dos clientes tem de ser o Debian e os links, ao contrário do meu esquema, tem de entrar direto no Debian.

Ficaria uma estrutura boa, porém se der algum problema no Debian a navegação poderá travar. Por isso eu tirei o Debian da ligação em série "Roteador ---> Debian ----> Mikrotik".

Estrutura para quantos clientes? 500? Se for estrutura pequena acho desnecessário Servidor Radius.

5. Citação Postado originalmente por MarceloGOIAS Ver Post
    É,
    realmente ficaria bom, principalmente se for precisar de Radius com banco de dados e analisador de tráfego/navegação. Em seu esquema o Gateway dos clientes tem de ser o Debian e os links, ao contrário do meu esquema, tem de entrar direto no Debian.

Ficaria uma estrutura boa, porém se der algum problema no Debian a navegação poderá travar. Por isso eu tirei o Debian da ligação em série "Roteador ---> Debian ----> Mikrotik".

Estrutura para quantos clientes? 500? Se for estrutura pequena acho desnecessário Servidor Radius.
    É, a priori é estrutura pequena. Talvez eu desabilite o radius por enquanto, mas acho uma boa a relação relatorio+relação de login.

Olha, eu confio muito do Debian, fora o provedor eu trabalho em outra empresa, sou Adm.sys e tenho 4 servidores Debian que estão a mais de 1 ano rodando sem dar novidades.

Vou fazer uma pequena alteração no que falei, o Debian nao vai ser GW do MK, o debian será o GW da rede e antes de chegar no switch vai passar em uma bridge no MK.

bom, qq sugestão é bem vinda, obrigado.

Tópicos Similares

1. Mk + Squid Paralelo + Thunder Cache
    Por macewindu no fórum Redes
    Respostas: 6
    Último Post: 18-09-2010, 10:17
  2. Dúvida com redirecionamento com MK + Squid
    Por ichigoantares no fórum Redes
    Respostas: 0
    Último Post: 07-08-2010, 22:31
  3. Mk + Squid Autenticado
    Por marcosffreire no fórum Redes