+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão velox modem bridge e MK

    Boa noite é minha primeira postagem aqui no forum, antes de perguntar alguma coisa pesquisei bastante e consegui uns dois tutoriais muito bons.´
    ja consegui fazer a instalação do MK, ja acessei o mesmo via Winbox, configurei mais não tive sucesso... não navegou.

    minha situação é o seguinte tenho velox 01mb > modem Dlink 502g bridge ip 10.1.1.1 > roteador dlink DI 604 ip 192.168.1.1 > Switch dlink 16 portas > 10 clientes

    a minha intenção é substituir o roteador pelo MK e poder usar estas opções:
    controlar a banda igualmente
    bloquear p2p em determinados horarios (caso precise mesmo, talvez não precise por que se cada um cliente ja estiver no controle de banda não tem porque bloquear o p2p para ele).
    fazer com que cada cliente utilize um discador para ter acesso, se possivel (na casa de um amigo ele ja tem este sistema em funcionamento, só que no caso dele o modem esta roteado no meu caso prefiro que fique no bridge mesmo).
    vendo esse tutorial na figura11 tem uma obs. referente ao ip do modem seguindo este tutorial eu teria que alterar o ip do meu modem de 10.1.1.1 para 192.168.100.1 ???

    outra pergunta, é possivel configurar os clientes com ip fixo ou o Dhcp automatica é a melhor opção.

    peço paciencia e desculpa por muitas perguntas, mais preciso tirar minhas dúvidas e como sou leigo e isso é um mundo novo pra mim fica ai o pedido de ajuda.

    obrigado

  2. #2

    Thumbs up

    Citação Postado originalmente por simbiaque Ver Post
    Boa noite é minha primeira postagem aqui no forum, antes de perguntar alguma coisa pesquisei bastante e consegui uns dois tutoriais muito bons.´
    ja consegui fazer a instalação do MK, ja acessei o mesmo via Winbox, configurei mais não tive sucesso... não navegou.

    minha situação é o seguinte tenho velox 01mb > modem Dlink 502g bridge ip 10.1.1.1 > roteador dlink DI 604 ip 192.168.1.1 > Switch dlink 16 portas > 10 clientes

    a minha intenção é substituir o roteador pelo MK e poder usar estas opções:
    controlar a banda igualmente
    bloquear p2p em determinados horarios (caso precise mesmo, talvez não precise por que se cada um cliente ja estiver no controle de banda não tem porque bloquear o p2p para ele).
    fazer com que cada cliente utilize um discador para ter acesso, se possivel (na casa de um amigo ele ja tem este sistema em funcionamento, só que no caso dele o modem esta roteado no meu caso prefiro que fique no bridge mesmo).
    vendo esse tutorial na figura11 tem uma obs. referente ao ip do modem seguindo este tutorial eu teria que alterar o ip do meu modem de 10.1.1.1 para 192.168.100.1 ???

    outra pergunta, é possivel configurar os clientes com ip fixo ou o Dhcp automatica é a melhor opção.

    peço paciencia e desculpa por muitas perguntas, mais preciso tirar minhas dúvidas e como sou leigo e isso é um mundo novo pra mim fica ai o pedido de ajuda.

    obrigado
    Oi Bem vindo ao forum Under-Linux!

    amigo seguinte,
    aconselho a voce usar o modem em bridge e o mk discando!
    vai em:

    -interfaces - sinal + - e cria um pppoe-client

    -coloca a interface do link, user, senha, add def route, peer dns, e conecta!

    -vai em ip adress, cria um ip ae pra sua rede
    ex: address 192.168.10.1/24
    network: 192.168.10.0
    bcst: 192.168.10.255
    escolhe a interface dos clientes

    -ip-firewall-nat
    src-adress
    out-interface = link
    action=masquerade


    -ip-dhcp-server
    na aba dhcp clica no +
    escolhe a interface, desmarca add arp for leases
    vai na aba network clica no +
    adress = 192.168.10.1/24
    gateway = 192.168.10.1
    mask = 24 eu uso 30 para os clientes ficar com mask 252
    vai em leases clica no + add o ip e mac do cliente

    -queue
    simple queue clica no +
    bota o ip e as velocidades de up e down do cliente

    vc pode amarar o ip x mac do cliente em
    ip-arp
    add o ip do cliente, mac e interface dele
    vai em interfaces,
    na interface do cliente, entra nela e em arp, dexa em reply-only

    voce pode criar um server pppoe para seus clientes se altenticar
    pode-se criar um hotspot para seus clientes se altenticar (uso hotspot), mais pppoe é bem mais seguro!

    pode usar web-proxy em ip-webproxy
    no manual do catv tem muita coisa!


    basicamente isso, testai no teu cliente, qualquer coisa pode postar!
    vlwss

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por simbiaque Ver Post
    Boa noite é minha primeira postagem aqui no forum, antes de perguntar alguma coisa pesquisei bastante e consegui uns dois tutoriais muito bons.´
    ja consegui fazer a instalação do MK, ja acessei o mesmo via Winbox, configurei mais não tive sucesso... não navegou.

    minha situação é o seguinte tenho velox 01mb > modem Dlink 502g bridge ip 10.1.1.1 > roteador dlink DI 604 ip 192.168.1.1 > Switch dlink 16 portas > 10 clientes

    a minha intenção é substituir o roteador pelo MK e poder usar estas opções:
    controlar a banda igualmente
    bloquear p2p em determinados horarios (caso precise mesmo, talvez não precise por que se cada um cliente ja estiver no controle de banda não tem porque bloquear o p2p para ele).
    fazer com que cada cliente utilize um discador para ter acesso, se possivel (na casa de um amigo ele ja tem este sistema em funcionamento, só que no caso dele o modem esta roteado no meu caso prefiro que fique no bridge mesmo).
    vendo esse tutorial na figura11 tem uma obs. referente ao ip do modem seguindo este tutorial eu teria que alterar o ip do meu modem de 10.1.1.1 para 192.168.100.1 ???

    outra pergunta, é possivel configurar os clientes com ip fixo ou o Dhcp automatica é a melhor opção.

    peço paciencia e desculpa por muitas perguntas, mais preciso tirar minhas dúvidas e como sou leigo e isso é um mundo novo pra mim fica ai o pedido de ajuda.

    obrigado
    prefiro dhcp, porem, dizem q ip fixo é mais seguro,,, axo msm merda hehe
    sobre controle p2p, tem no manual do catv
    sobre determinados horarios, tens q fazer um scriptzin ae, pra ativar e desativar a regra nas horas q vc quer,, nao faço isso, mais ja fiz assim,

    axo que é isso amigo
    testa e posta!
    vlws

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alanvictorjp Ver Post

    -ip-dhcp-server
    na aba dhcp clica no +
    escolhe a interface, desmarca add arp for leases
    vai na aba network clica no +
    adress = 192.168.10.1/24
    gateway = 192.168.10.1
    mask = 24 eu uso 30 para os clientes ficar com mask 252
    vai em leases clica no + add o ip e mac do cliente

    amigo muito obrigado pelas dicas, na verdade quando vc respondeu eu já estava com o MK aqui funcionando é claro que a sua ajuda serviu pra corrigir alguns itens.

    vc poderia me explicar o que quer dizer nesta ultima linha, quem seria o cliente ai? seria o ip e mac da minha placa de rede que sai o link ou o ip e mac referente aos meus clientes?

    to tendo um pouco de difilculdade com o hotspot deu uns erros e travou o MK a ponto dele ficar reiniciando.

    um abraço

  5. #5

    Padrão

    tpw da uma "amarrada" nos clientes, tpw
    para o mac11:11:11:11:11:11 sempre receber aquele mesmo ip.
    isso nao amarra msm! apenas diz pra aquele mac receber aquele ip.

  6. #6

    Padrão

    oi amigo tudo bem, cara ta tudo indo bem por aqui

    modem bridge>mk servidor pppoe>controle de banda> limite de conexão por ip> limitação de banda p2p (ainda to arrumando) hotspot ja fiz alterei a tela de login mais ainda não coloquei em funcionamento.

    eu gostaria que vc me desse uma dica

    uma relação das medidas que eu deveria aplicar aqui, tipo assim vou recomeçar do zero por onde eu devo ir configurando.

    tenho velox 01mb + 10 clientes (estou incluido) > é tudo cabeado

    o que eu preciso é que ninguem consuma banda a mais que outro > que tenha um lim ite de banda p2p dentro do seu limite de banda total.

    que logue no hotspot

    e depois disso tudo gostaria de saber sobre o cache full já li sobre mais quero ir devagar se nao embola.

    obrigado pela atençao e ajuda esta sendo de grande valor