+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Ajuda em load balance.

    Alguem poderia me ajudar a fazer um loadbalance?
    Estou esperando instalarem o link full, até lá preciso levar com o que tenho,
    Minha rede:
    2 link, 1 mega cada um, 1 está em pppoe (posso mudar) e o outro está roteado e fora do mikrotik (nem instalei ele), se possivel o mais prático pois já testei uns aqui e não deu certo.
    Estou usando hotspot, já pensei em colocar ip fixo e mac, jogando uns clientes em um link e outros no outro, aceito qualquer sujestão...

  2. #2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por panamsat Ver Post
    Alguem poderia me ajudar a fazer um loadbalance?
    Estou esperando instalarem o link full, até lá preciso levar com o que tenho,
    Minha rede:
    2 link, 1 mega cada um, 1 está em pppoe (posso mudar) e o outro está roteado e fora do mikrotik (nem instalei ele), se possivel o mais prático pois já testei uns aqui e não deu certo.
    Estou usando hotspot, já pensei em colocar ip fixo e mac, jogando uns clientes em um link e outros no outro, aceito qualquer sujestão...
    Amigo, esse funciona muito bem:
    Load Balancing over Multiple Gateways - MikroTik Wiki

    Ele vai funcionar da seguinte forma, vc tem dois link (IP Fixo ou Roteado) voce vai marcar o pacote e parte do seu range vai sair por um link e parte por outro, ex:

    192.168.0.0/24 (Rede com 254Ip´s)
    192.168.0.0/25 (Rede com 128Ip´s)
    192.168.0.0/26 (Rede com 64Ip´s)

    Vamos usar a ultima opção pelo fato de ter 64ips, no mangle voce vai fazer a marcação de pacotes para o link 1 e colocar 192.168.0.0/26 logo em seguida vai marcar os pacotes para o link2 e colocar 192.168.0.65/26. Para marcar os pacotes e criar a regras de iproute siga o manual do link postado.

    Do IP 192.168.0.1 até 192.168.0.64 vai sair pelo link1
    Do IP 192.168.0.66 até 192.168.0.128 vai sair pelo link2

    Caso tenha duvida no calculo de bits para dividir a sua rede, baixe um ip calculator qualquer, é simples. Troque os Ip´s que eu postei pelos ip´s que voce utiliza na sua rede, so mantenha a mascara.

  3. #3

    Padrão

    Que tipo de load Balance você está pensando em fazer ?
    Melhor opção : Rotas Estáticas
    Dê uma procurada em post antigos que vc vai encontrar algo a respeito e scripts prontos ...

  4. #4

    Padrão Obrigado pela atenção.

    Citação Postado originalmente por iceblue Ver Post
    Amigo, esse funciona muito bem:
    Load Balancing over Multiple Gateways - MikroTik Wiki

    Ele vai funcionar da seguinte forma, vc tem dois link (IP Fixo ou Roteado) voce vai marcar o pacote e parte do seu range vai sair por um link e parte por outro, ex:

    192.168.0.0/24 (Rede com 254Ip´s)
    192.168.0.0/25 (Rede com 128Ip´s)
    192.168.0.0/26 (Rede com 64Ip´s)

    Vamos usar a ultima opção pelo fato de ter 64ips, no mangle voce vai fazer a marcação de pacotes para o link 1 e colocar 192.168.0.0/26 logo em seguida vai marcar os pacotes para o link2 e colocar 192.168.0.65/26. Para marcar os pacotes e criar a regras de iproute siga o manual do link postado.

    Do IP 192.168.0.1 até 192.168.0.64 vai sair pelo link1
    Do IP 192.168.0.66 até 192.168.0.128 vai sair pelo link2

    Caso tenha duvida no calculo de bits para dividir a sua rede, baixe um ip calculator qualquer, é simples. Troque os Ip´s que eu postei pelos ip´s que voce utiliza na sua rede, so mantenha a mascara.
    Tchê, é o seguinte, preciso que seja menos ips, imagino uns 20 ips (navegação simultânea) por link, imaginei um hotspot para cada link, pois aí eu faria a range no pool, só não consegui achar como fazer para cada pooll pegar um determinado link, ficaria mais facil pra mim, pois não entendo buiufas de marcação de pacotes, tambem pensei em colocar 2 mikrotiks um para cada link com x clientes (solução pra quem não entende, mas não tá morto quem peleia).
    Já li e reli muitos posts, vou continuar lendo hoje até umas horas, se não conceguir vou pegar um pc que tenho aqui e meter outro mikrotik no ar (preciso dar melhorar pois a coisa tá lenta quando todo mundo resolve de navegar)obrigado pla atenção e rapidez nas respostas, mesmo eu não sabendo aplicar a indicação, vejo que realmente tem gente querendo ajudar.

  5. #5

    Padrão procurando

    Citação Postado originalmente por rps67 Ver Post
    Que tipo de load Balance você está pensando em fazer ?
    Melhor opção : Rotas Estáticas
    Dê uma procurada em post antigos que vc vai encontrar algo a respeito e scripts prontos ...
    Estou procurando agora com sua dica '' Rotas Estáticas '' espero encontrar algo que eu ainda não li, obrigado.

    Realmente... Deus é fiel e tremendo.

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por panamsat Ver Post
    Tchê, é o seguinte, preciso que seja menos ips, imagino uns 20 ips (navegação simultânea) por link, imaginei um hotspot para cada link, pois aí eu faria a range no pool, só não consegui achar como fazer para cada pooll pegar um determinado link, ficaria mais facil pra mim, pois não entendo buiufas de marcação de pacotes, tambem pensei em colocar 2 mikrotiks um para cada link com x clientes (solução pra quem não entende, mas não tá morto quem peleia).
    Já li e reli muitos posts, vou continuar lendo hoje até umas horas, se não conceguir vou pegar um pc que tenho aqui e meter outro mikrotik no ar (preciso dar melhorar pois a coisa tá lenta quando todo mundo resolve de navegar)obrigado pla atenção e rapidez nas respostas, mesmo eu não sabendo aplicar a indicação, vejo que realmente tem gente querendo ajudar.
    Se a mascara for /27 voce vai ter 30 hosts por link. Seus clientes vão utilizar mascaras 255.255.255.224

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por iceblue Ver Post
    Se a mascara for /27 voce vai ter 30 hosts por link. Seus clientes vão utilizar mascaras 255.255.255.224
    blue me diga uma coisa, eu já não sei quase nada e esta regra não vai afetar em alguns sites, tipo bancos? eu estava pensando o seguinte, pegar e fazer 2 ou 3 hotspot com faixa /27 e jogar cada 1 em um link, estava pensando em fazer isso setando no nat a interface out, será que sairia pela interface setada? ou esta função é pro outra coisa?
    Última edição por panamsat; 22-01-2008 às 23:10.

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por panamsat Ver Post
    blue me diga uma coisa, eu já não sei quase nada e esta regra não vai afetar em alguns sites, tipo bancos? eu estava pensando o seguinte, pegar e fazer 2 ou 3 hotspot com faixa /27 e jogar cada 1 em um link, estava pensando em fazer isso setando no nat a interface out, será que sairia pela interface setada? ou esta função é pro outra coisa?

    Cara não precisa montar + doq 1 hotspot.

    Voce pode setar o IP que voce quiser para cada usuario.... voce pode colocar xx usuarios no range do link 1 e yy usuarios no range do link 2.

    Você não vai ter problemas com sites, pode ficar sussa!

    tks

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por iceblue Ver Post
    Cara não precisa montar + doq 1 hotspot.

    Voce pode setar o IP que voce quiser para cada usuario.... voce pode colocar xx usuarios no range do link 1 e yy usuarios no range do link 2.

    Você não vai ter problemas com sites, pode ficar sussa!

    tks
    Vou tentar, fis uns testes aqui com outro modelo e não funcionou, nem que eu amanheça aqui...vamos lá, se fungar eu aviso.

  10. #10

    Padrão

    Bom são 2:40 da manhã e eu fis alguma coisa, mas o msn está demorando pra entrar, amanhã com os clientes vou ver se funcionou, ao menos percebi que está transmitindo através do outro link, esta hora estou sozinho na net, vamos ver no que dá...

  11. #11

    Padrão

    Bom são 2:40 da manhã e eu fis alguma coisa, mas o msn está demorando pra entrar, amanhã com os clientes vou ver se funcionou, ao menos percebi que está transmitindo através do outro link, esta hora estou sozinho na net, vamos ver no que dá...

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por panamsat Ver Post
    Bom são 2:40 da manhã e eu fis alguma coisa, mas o msn está demorando pra entrar, amanhã com os clientes vou ver se funcionou, ao menos percebi que está transmitindo através do outro link, esta hora estou sozinho na net, vamos ver no que dá...
    Qualquer coisa da um toque que agente da uma força....

  13. #13

    Padrão

    Bom dia, estou aqui analizando os links, está acontecendo o seguinte, o segundo link que coloquei ele só tranmite (tx rate e tx packet rate) será que errei alguma coisa na configuração?
    Se aguem poder fazer o load balance e me cobrar um preço justo eu pago, sei que que não é a filosozofia do forum mas eu preciso disso e já perdi muito sono, só deixar recado com msn.
    Obrigado pelo incentivo iceblue.

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por panamsat Ver Post
    Bom dia, estou aqui analizando os links, está acontecendo o seguinte, o segundo link que coloquei ele só tranmite (tx rate e tx packet rate) será que errei alguma coisa na configuração?
    Se aguem poder fazer o load balance e me cobrar um preço justo eu pago, sei que que não é a filosozofia do forum mas eu preciso disso e já perdi muito sono, só deixar recado com msn.
    Obrigado pelo incentivo iceblue.
    Faz o seguinte. Tira um backup do seu MK, cria um usuario temporario e envia para o meu e-mail:

    IP do seu MK
    Usuario
    Senha

    [email protected]

  15. #15

    Padrão

    marcos, me passa os ips das interfaces que eu crio o script e te mando..

  16. #16

    Padrão

    Citação Postado originalmente por m4d3 Ver Post
    marcos, me passa os ips das interfaces que eu crio o script e te mando..
    seguinte tenho ip fixo é adsl empresarial, mas eu posso colocar os ips que voce quizer, em um eu tenho 10.1.1.1 pois o modem que autentica, e o outro é 201.14.xxx.xxx, pois o mk que autentica, mas posso colocar o ip que tu quizer, possa o ip que achar melhor que eu faço a autenticação nele e coloco o ip que me passar.

    esses dias coloquei o mk autenticando os 2.
    Se for possivel fazer assimm acho que seria melhor pois todas as portas estariam direto no mk. 1 tem o ip 201.14.xxx.xxx e 2 tem ip 201.14.yyy.yy, porem os dois tem o mesmo gateware. O que for melhor eu mudo aqui, é só me passar o script, vau me dar uma baita força.

  17. #17

    Padrão

    Particularmente nao gosto de definir range de ips para qual canal sairá.

    Faço aqui aquele esquema de balanceamento por pacotes.
    A cada requisicao de novo pacote, a conexao do cliente sai por determinado link.

    Utilizo a muito tempo, e com isso não tem necessidade de fazer 2 hotspot.. (do outro modo tambem nao precisa).

    o importante nesse caso (por pacotes) é criar algumas regras com rotas estaticas para bancos, conectividade social, hotmail e mais alguma coisa...

    Utilizo aqui há quase 1 ano. (um link de 6Mb e um IP Profissional de 1Mb)
    Sempre que estou prestes a esgotar o link principal coloco esse secundario para segurar uns meses, e quando amplio, desativo novamente o secundário.