+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Dúvida. Qual placas usar no Mikrotik?

    Boa noite. Estou montando provedor com OS MK no meu bairro mas estou com duvidas quais placa usar no MK ja li no forum varios topicos mas estou com duvida, vi falar bem a respeito da placa W. ADAPTER WIRELESS PCI D-LINK DWL-G510 sera que esta placa tem força suficiente para asegura 30 clientes ao mesmo tempo. Bom tenho outro duvida vou colocar na torre 3 paineis setorial 90 graus a placa so tem uma saida como faço para ligar as 3 antenas na mesma placa, usar um divisor seria isso. Aguardo resposta.

  2. #2

    Padrão

    Boa noite angelino!

    cara , seguinte, voce pode usar um divisor sim,
    sobre a g510, estou usando aqui, e te aconselho a pegar 2 g520 e nao usar divisor!
    na g520, dependendo do perfil de seus clientes, voce segura uns 50 clientes a 128k sem transtornos!
    a g510, um pouco menos, mais ela tb é legalzinha!

  3. #3

    Padrão

    Alanvictorjp valeu pela dica um abraço.

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por angelino Ver Post
    Boa noite. Estou montando provedor com OS MK no meu bairro mas estou com duvidas quais placa usar no MK ja li no forum varios topicos mas estou com duvida, vi falar bem a respeito da placa W. ADAPTER WIRELESS PCI D-LINK DWL-G510 sera que esta placa tem força suficiente para asegura 30 clientes ao mesmo tempo. Bom tenho outro duvida vou colocar na torre 3 paineis setorial 90 graus a placa so tem uma saida como faço para ligar as 3 antenas na mesma placa, usar um divisor seria isso. Aguardo resposta.

    Olá amigo, ñ aconselho vc usar divisor, use uma placa para cada antena, até pq o custo q vai ter com a outra placa valerá a pena, pois ficará com folga, já q sua preocupação é a quantidade de clientes pendurados, aqui mesmo uso uma G510, duas sansung e uma tplink, mau vejo diferença entre elas, lembrando q a sansung ñ é homologada, outra coisa, se vc tá pensando nessa questão de homologação ñ use a dlink 520, pois ela é só homologada para a antena q vem com ela, escolha entre a 510 e a 530, fui...!

  5. #5

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por angelino Ver Post
    Boa noite. Estou montando provedor com OS MK no meu bairro mas estou com duvidas quais placa usar no MK ja li no forum varios topicos mas estou com duvida, vi falar bem a respeito da placa W. ADAPTER WIRELESS PCI D-LINK DWL-G510 sera que esta placa tem força suficiente para asegura 30 clientes ao mesmo tempo. Bom tenho outro duvida vou colocar na torre 3 paineis setorial 90 graus a placa so tem uma saida como faço para ligar as 3 antenas na mesma placa, usar um divisor seria isso. Aguardo resposta.
    Amigo, se vc quiser resolver seus problemas coloque cartões Mini PCIs.
    Se vc tiver a possibilidade de colocar uma RouterBoard faça sem medo.
    Antes eu estava nessa duvida de "o que vou colocar", e perdi tempo.
    Resolvi o que fazer.
    Fui lá e comprei uma RouterBoard RB333 e 3 Cartões Mini da Engenius EMP8602 homologados.
    Estou em Lua de mel até agora. Tenho tempo pra ir caminhar, correr, dormir cedo, passear etc..., pois acabaram os problemas.
    Aonde tinha cliente a 3 kilometros que pegava com 70% agora está 94%, sem quedas etc...
    O trafego é ótimo.
    É claro, pra fazer isso meti a Cara e comprei em 3 X esse material, pois ficou 1400 reais tudo, mas vale a pena pois o material te da uma qualidade no seu serviço que todos ficam contentes. serio mesmo.
    Se tu quiser gastar agora, faça isso. Parcele se não tiver a vista. Mas compre coisa de 1ª pois tu vai precisar.
    Hoje tenho 50 conectados simultaneamente e sem perdas.
    Abraços, e boa sorte.

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por angelino Ver Post
    Boa noite. Estou montando provedor com OS MK no meu bairro mas estou com duvidas quais placa usar no MK ja li no forum varios topicos mas estou com duvida, vi falar bem a respeito da placa W. ADAPTER WIRELESS PCI D-LINK DWL-G510 sera que esta placa tem força suficiente para asegura 30 clientes ao mesmo tempo. Bom tenho outro duvida vou colocar na torre 3 paineis setorial 90 graus a placa so tem uma saida como faço para ligar as 3 antenas na mesma placa, usar um divisor seria isso. Aguardo resposta.
    Outra coisa, use 1 cartão para cada Painel.
    A potencia do cartão que te falei é de 400mW.
    mas, o painel é de 250mW se for o da Hyperlink.
    Quando mencionei que de 70% foi para 94% estava setado em 68mW o cartão, viu a diferença, antes usava radios da Senao de 400mW, não chegaram nem perto do cartão a 68mW. heheh
    Falow

  8. #8

    Padrão

    Como já retificado pelos demais: utilize cartões separados para cada antena, senão voce vai com o tempo sobrecarregar o cartão.

    Aqui uso num ponto, placas Dlink 510, 520 e 530 também.
    Não vejo diferença real entre elas. Ambas muito boas, desde que utilize como potencia default delas.

  9. #9

    Padrão RouterBoard RB333

    Citação Postado originalmente por JeanGutemberg Ver Post
    Amigo, se vc quiser resolver seus problemas coloque cartões Mini PCIs.
    Se vc tiver a possibilidade de colocar uma RouterBoard faça sem medo.
    Antes eu estava nessa duvida de "o que vou colocar", e perdi tempo.
    Resolvi o que fazer.
    Fui lá e comprei uma RouterBoard RB333 e 3 Cartões Mini da Engenius EMP8602 homologados.
    Estou em Lua de mel até agora. Tenho tempo pra ir caminhar, correr, dormir cedo, passear etc..., pois acabaram os problemas.
    Aonde tinha cliente a 3 kilometros que pegava com 70% agora está 94%, sem quedas etc...
    O trafego é ótimo.
    É claro, pra fazer isso meti a Cara e comprei em 3 X esse material, pois ficou 1400 reais tudo, mas vale a pena pois o material te da uma qualidade no seu serviço que todos ficam contentes. serio mesmo.
    Se tu quiser gastar agora, faça isso. Parcele se não tiver a vista. Mas compre coisa de 1ª pois tu vai precisar.
    Hoje tenho 50 conectados simultaneamente e sem perdas.
    Abraços, e boa sorte.

    Esta RouterBoard RB333 ja vem com o sistema mickotik level instalada nele, outra coisa se eu colocar esses cartoes numa PC ap nao ficaria bomteria algum problema.

  10. #10

    Padrão

    vem com o level 4 instalado. e creio que no momento é a unica que tem o Mikrotik versão 3 disponivel para a RB, as outras usam a versão 2.
    A versão 3 tem a opção de o cliente conectar em qualuqer antena, tipo, vc configura pra ele conectar em ALL (todas), a versão 2 não tem essa opção ALL, vc tem que configurar wlan1, 2, 3 ou 4. Tirando que tem autos filtros, pra vc pesquisar por nome etc...