+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Exclamation Roteamento entre MK's

    Olá um salve a todos.....

    Amigos, tenho estudado sobre estrutura roteamento, com base nos OSPF, RIP etc...
    Hoje uso o mikrotik para gerenciar minha rede e quero implantar pelo menos o roteamento manual, pois acho uma grande passo para o desempenho da minha rede.

    Minha duvida:
    WAN - >Servidor / AP1MKT / AP2MKT(torre1) / AP3MKT(torre2) / AP4MKT(torre3) / AP5MKT(torre4)

    Como irei fazer para os APsMKT se comunicarem um com o outro pelo winbox?
    Hoje o que já consegui fazer foi da seguinte forma.
    IP servidor 10.0.190.1/27 e lá no APmk1 10.0.190.33/27, dai fui no servidor e fiz a rota manual
    ex.: add dst-address=10.0.190.32/27 gateway=10.0.190.1 scope=255 target-scope=10 \
    comment="roteamento" disabled=no

    Pronto dessa forma os ap's se comunicam. o que nao entendo é como fazer sobre mascara /24.

    A outra duvida é sobre os ptp hoje tenho fechado em WDS tipo apbridge (Habilito wds dynamico) e lá na torre station-wds (habilito wds dynamico). Mas já que vou migrar para roteamento quero usar em AP-bridge e Station sem wds, e fazer com que eles se comuniquem pelo winbox.


    _________________________
    ToDo DiA é Um NoVo CoMeÇo...
    Linuxed - FreeBSD - Cent OS

  2. #2

    Padrão

    Colega,

    Se tem como eles se conectarem entre si, como numa rede mesh, entao o ideal seria implantar o OSPF com área 0 mesmo. Daí vc teria além de comunicação global, uma redundância de links. Mas se todos sao PTP, o ganho será apenas da comunicação.
    Vc pode configurar no OSPF sua faixa inteira 10.0.0.0/8 ou 10.0.190.0/16, como quiser:

    Routing/OSPF/Networks e adiciona sua rede com área "backbone". Faz isso em todos os MK.

    Lembre que cada MK tem que estar em sub-redes diferentes! Se quiser fazer com rede /24, segue um exemplo:

    AP1: 10.0.190.0/24
    AP2: 10.0.191.0/24


    Boa sorte!

  3. #3

    Padrão

    Meu caro,

    Obrigado pela dica ai,
    Mas o OSPF para quem nunca implantou é um pouquinho complicado....
    Vou te roteamento estatico (manualmente) mesmo...

    10.0.0.1/255.255.255.248 e faço as rotas....



    _____________________________
    LinuxED... ToDo dia é um NovO començo