+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Ajuda em proxy

    Bom Dia

    Obrigado por ter a opurtonidade de fazer deste forum

    Venho pedir ajuda no seguinte,
    tenho pouca ou nenhuma experiencia em LINUX mas gostaria de aprender com os mestre e por isso cá estou para aprender.
    tenho uma rede com 12 computadores com o OS windows2000 e um servidor que roda em Windows 2000 server e queria e a internet é distribuida para a rede atravez de um router.
    No entanto queria se possivel instalar uma maquina com um OS XXXX para gerir todos os acessos á internet , para poder criar regras de acesso em todos os aspectos

    alguem me pode ajudar neste sentido ?

    Muito Obrigado

  2. #2
    Analista de Sistemas Avatar de MDdantas
    Ingresso
    Apr 2007
    Localização
    Caruaru - Pernambuco
    Posts
    422

    Thumbs up

    Raul,

    Bom dia.O que você está querendo é ter em sua rede um servidor webproxy para gerenciar todo o tráfego da internet bem como controlar os acessos.

    Isso é possível com um pacote do linux chamado SQUID, que é um software que atua como intermediador entre o cliente e o serviço a ser acessado, que analisa os pacotes, verifica-os e assim distribui para o destino solicitado. Além de intermediador, o squid realiza o que chamamos de cache, capacidade de armazenar em memória ou em disco rígido o conteúdo acessado frequentemente, com o objetivo de disponibilizá-lo de forma mais rápida e eficiente a quem o solicita.

    Acredito que você para criar um servidor webproxy/cache para sua rede de apenas 12 computadores não precise de uma máquina potente, Sugiro a você:

    pentium III 300 MHZ
    Memória 256 de RAM
    HD 10 GB

    Agora vale salientar, a configuração do squid requer muita atenção, pois um servidor mal configurado pode deixar sua internet bastante lenta e não obter o desempenho esperado.

    Caso precise de mais informações, por favor entrar em contato.

    atenciosamente,

  3. #3

    Padrão

    Muito Obrigado pela resposta
    como disse não domino muito o sistema linux e por isso estou a pedir a ajuda.
    que tipo de linux tenho que instalar?
    á algum manual de configuração do Squid ?

    se poder ajudar

    obrigado

  4. #4
    Analista de Sistemas Avatar de MDdantas
    Ingresso
    Apr 2007
    Localização
    Caruaru - Pernambuco
    Posts
    422

    Padrão

    Raul,

    Boa tarde. A distro que você irá escolher para seu servidor vai depender de seu perfil. Tem gente que se adapta ao Debian, outros já gostam do Slackware, eu mesmo prefiro a família Red Hat. Tenho em meus servidores o Fedora 6, que possuo o kernel estável e até agora não tive problemas. Gosto também da família Red Hat devido as ferramentas que facilitam muito o seu trabalho. Então tens que testar mesmo pra ver. Em relação ao squid, vou postar aqui um manual de configuração pra você sem bronca, ok?

    Atenciosamente,

  5. #5

    Padrão

    Muito Obrigado

    Vou instalar o Fedora 6 e explorar o sistema
    obrigado e já sabe que vou voltar a chatiar,

  6. #6
    Analista de Sistemas Avatar de MDdantas
    Ingresso
    Apr 2007
    Localização
    Caruaru - Pernambuco
    Posts
    422

    Padrão

    Raul,

    Boa tarde. Sem bronca, você não vai aperriar. É bom que aprendo mais. E em relação ao squid, estarei postando agora a noite o manual para você dá uma estudada.

    Atenciosamente,