+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Atender Fazendas Distantes

    Pessoal, gostaria da sugestão de vocês.

    Estou pensando em começar vender acesso á internet aqui na cidade onde moro.

    Hoje tenho uma torre de 50m na cidade que uso para vender telefonia via rádio monocanal para as fazendas. Outra torre numa vila no interior da cidade(próxima a algumas fazendas), para o mesmo propósito.

    Minha intenção não é vender acesso dentro da cidade e competir com outros provedores e acesso que existem aqui e muito menos com o ADSL da Brasil Telecom, quero atender meus clientes de rádio monocanal com internet também pois muitos me cobram este serviço.

    Acontece que as fazendas têm uma distância em média de 50 KM, portanto acredito que não seja tão fácil de conseguir atendê-los com qualidade.

    Aqui na cidade algumas pessoas já tentaram prestar este tipo de serviço para os fazendeiros mas conseguiram apenas se queimar com eles, portanto eu gostaria de dicas para que pudesse oferecer um serviço de qualidade para poder resolver o problema deles.

    1. O que me sugerem em relação há equipamentos ?
    2. Para atender em torno de 50 KM qual link me recomendam ?
    3. Que valores vcs cobram em média de mensalidade (se n quiserem responder n tem problema) ?
    4. O que vcs tem usado para manter a segurança na rede ?
    5. Vocês tem estrutura de servidores dedicados na rede de vcs, ou apenas um mikrotik fazendo os controles e enviando o sinal por rádio ? Essa solução aguenta o tranco ?


    Agradeço a todos vocês que puderem ajudar !!

  2. #2

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por gustavomarcon Ver Post
    ninguém ???
    Olá amigo, voce pode atender esses clientes com radios mikrotik de 900mhz, eles funcionam até 80km com visada e uns 15km sem visada, isso foi o que testei e deu certo... ele usa antenas de 900mhz de 20dbi similares de telefone mono-canal, esse equipamento é um pouco mais caro que os radios 2.4ghz, mas é acredito q seja a melhor solucao para voce atender seus clientes nao distancia q voce falou(50km)...

  4. #4

    Padrão

    bom só para informar o amigo tbem, que realmente em 900mhz, ele vai conseguir o que quer, porem a varias discussoes sobre se seu uso é permitido, sabemos que

    900mhz, pra telefone por exemplo é livre, agora internet ? hhumm, tem que se aprofundar bem pra ver isso tudo amigo,

    boa sorte ai,

  5. #5

    Padrão

    Os clientes que tiverem visada limpa podem ser atendidos normalmente com 2,4 Ghz, os que não tiverem visada você deve prever o uso de repetidores, tudo conforme a lei permite, acho que 900 Mhz não é permitido ainda, estou doido para ser liberado! Você deve prever a montagem de um servidor para fazer controle de banda, cache e outras coisas...o link vai depender de quantos usuários você pretende atender e qual a velocidade, isso também vai determinar o preço.

  6. #6

  7. #7

    Padrão

    Amigos, no meu ponto de vista tanto 900mhz quanto 2,4ghz e 5ghz são permitidos sim, desde que vc tenha licença SCM...

    Um grande abraço a todos...

  8. #8

    Padrão

    Primeiro de tudo, tire a licença SCM.
    Todos seu clientes com mono canal estao licenciados?
    Se nao tiver, vc vai ter dupla dor de cabeça com a Anatel.

  9. #9

    Padrão

    Em primeiro lugar eu o aconselho a continuar fazendo o que está fazendo, ou seja pesquisando a melhor solução e solicitando ajuda de quem já passou por situação semelhantes.

    Vc precisa prestar um serviço de qualidade, pois caso contrário a má reputação cai sobre o que você já presta hoje.

    vamos lá...

    Pela experiência que tenho com wireless, trabalhar com 50km ponto-multiponto não vai funcionar.

    ou seja, você precisará de ponto-a-ponto para cada fazenda, com antenas de alto ganho.

    Esqueça 900mhz, os kits que tem no mercado não são homologados e estão muito vulneráveis a interferencias.

    Sua melhor alternativa seria montar uma torre mais próxima das fazendas, escolhe um ponto central e monta uma torres.... se for o caso use até mesmo energia solar.

    Um par de rádios para 50km vai grana, quando é para 1 ou outro ponto-a-ponto compensa (interligar torres, cidades, etc,)
    Para cada cliente sai caro (porém pode ser que seus clientes tenham altíssimo potencial)

    Poste mais informações para podermos avançar na ajuda.
    relevo, quantidade de clientes, banda que pretende vender, quanto +/- vc pensa em cobrar, etc...

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por gustavomarcon Ver Post
    Pessoal, gostaria da sugestão de vocês.

    Estou pensando em começar vender acesso á internet aqui na cidade onde moro.

    Hoje tenho uma torre de 50m na cidade que uso para vender telefonia via rádio monocanal para as fazendas. Outra torre numa vila no interior da cidade(próxima a algumas fazendas), para o mesmo propósito.

    Minha intenção não é vender acesso dentro da cidade e competir com outros provedores e acesso que existem aqui e muito menos com o ADSL da Brasil Telecom, quero atender meus clientes de rádio monocanal com internet também pois muitos me cobram este serviço.

    Acontece que as fazendas têm uma distância em média de 50 KM, portanto acredito que não seja tão fácil de conseguir atendê-los com qualidade.

    Aqui na cidade algumas pessoas já tentaram prestar este tipo de serviço para os fazendeiros mas conseguiram apenas se queimar com eles, portanto eu gostaria de dicas para que pudesse oferecer um serviço de qualidade para poder resolver o problema deles.

    1. O que me sugerem em relação há equipamentos ?
    2. Para atender em torno de 50 KM qual link me recomendam ?
    3. Que valores vcs cobram em média de mensalidade (se n quiserem responder n tem problema) ?
    4. O que vcs tem usado para manter a segurança na rede ?
    5. Vocês tem estrutura de servidores dedicados na rede de vcs, ou apenas um mikrotik fazendo os controles e enviando o sinal por rádio ? Essa solução aguenta o tranco ?


    Agradeço a todos vocês que puderem ajudar !!

    Amigo bao noite... Realmente a unica forma mais barata de vc atender essas fazenda seria em 900 ja que funciona perfeitamente com barreira.. ao contrato da 2.4 que vc vai ter poluição ja que tem concorrente e 5.8 que so presta quando se tem visada e uma media de enlace sem amplificação de no maximo 35km.

    Qual a frequencia 900mhz pode ser usando pra celular, telefone fixo (rural) ou internet , lembra que essa frenquencia se compra canais.. ou seja mesmo sendo outorgada é necessário a compra do direito de uso de determinado canal!

    "RESOLUÇÃO Nº 295, DE 19 DE ABRIL DE 2002

    Art. 1º Destinar as faixas de radiofreqüências de 3.450 MHz a 3.500 MHz e de 3.550 MHz a 3.600
    MHz, de 10,15 GHz a 10,30 GHz e de 10,50 GHz a 10,65 GHz, de 25,35 GHz a 28,35 GHz, de 29,10
    GHz a 29,25 GHz e de 31,00 GHz a 31,30 GHz, para uso do Serviço de Comunicação Multimídia - SCM
    e do Serviço Telefônico Fixo Comutado Destinado ao Uso do Público em Geral - STFC.
    "