+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Devo ser muito burro mesmo nao consigo fazer uma simples configuraçao MK

    Galera ja li um monte sobre Mk mas ate agora nao consegui nada acho que falta so um detalhe para funcionar vou descrever o que eu quero fazer:

    Tenho instalada numa maquina com duas placas de rede um onbord e outra off bord e o sistema mikrotik-2.9.27 funcionando ja consigo com winbox acessar o sistema, esta chegando na ether2 via cabo de rede internet vindo de um modem wifi airlink 101, o ip do modem é 192.168.2.1, o modem esta funciondo ip estatico sendo o ip que vai para placa ether2 e 192.168.2.100 e o gateway 192.168.1.1.
    Este modem wifi airlink esta pegando internet de um hub que nesse hub esta ligado um modem adsl marca dslink que tem link adsl da brasil telecom de um 1 mb, este modem esta no modo dhcp esta tanto o ip automatico para modem wifi. O que eu queria fazer funcionar queria que numa placa de rede entre internet em outra placa de rede sai internet, nesta placa ether1 taria ligado um outro modem wifi que no qual vou acessar com o meu notebook.
    Gostaria de saber qual a configuraçao nesseçaria para isso ja fiz de tudo mas falta algumas coisas para funcionar. Sera que alguem poderia me ajuda nesta ideia. agradeço pela atençao que deus paga voces um abraço.

  2. #2

    Padrão

    Prezado Angelino, eu gostaria muito de tentar te ajudar, mas não conseguí entender essa sua configuração aí: um modem ligado em outro modem ??? depois um modem na saída do mikrotik ?? Tem ago muito esquisito por aí, assim fica difícil de dar alguma dica...

    abçs,

  3. #3

    Padrão

    O Sr. baixa estima, vai tomar uma cerveja antes que o mikrotik fica facil depois.. olha so me diz o teu real problema pra eu te ajudar...

  4. #4

    Padrão

    agradeço pela ajuda vou tentar descrever o mais detalhado mais simpaleu um abraço valeu um abraço.

  5. #5

    Padrão

    Com certeza ja tentei de tudo mas nao funciona fico noite inteira sem dormir o negocio e tomar ums cervejas mesmo antes. um abraço

  6. #6

    Thumbs up Fonte de Aprendizagem

    A toda comunidade Under-Linux muito obrigado ; pois estou sempre pesquisando e aprendendo cada dia com todos vc´s . Este Forum é ótimo. E mais uma vez obrigado a todos os participantes.
    smadeira

  7. #7

    Padrão

    Vou explicar passo a passo a minha configuraçao.
    1. Tenho um modem router Adsl modelo DSLINk ligado a linha telefonica da brasil telecom link de 1 MB, IP interno do modem 192.168.1.1, IP que chega da operadora é IP dinamico.
    2. Desde Modem adsl sai um cabo de rede que é ligado num Hub 8 portas
    3. Desde HUB sai um cabo de rede que esta ligado num modem Router WIFI modelo AIRLINK 101, ele tem 4 portas lan e 1 wan, IP interno do modem 192.168.2.1 este modem WIFI esta recebendo o IP do modem adsl por DHCP.
    4. Do modem WIFI sai um cabo de rede da porta lan para minha placa de rede ether2.
    5. Tenho notebook que acesso a internet do moden wifi configuraçao que chega na placa do notebook, IP 192.168.2.100, gateway 192.168.1.1, subnet mask 255.255.255.0

    5. Tenho 1 maquina montada com duas placas de rede ether1 e ether2, nesta maquina esta instalado sistema mikrotik-2.9.27, ja funcionando, com o ip setado na ether1 192.168.0.10/24, gateway 192.168.0.1.

    6. Tenho outro modem wifi airlik 101 ligado atraz do cabo rede a ether1, eu acesso o mickotik atravez do nootebook pelo winbox.

    7. Queria o seguite na ether2 entra a internet que vem do modem wifi que recebe o sinal do modem adsl, gostaria que saisse na ether1 o sinal da internet para eu acessar no nootebook para eu fazer os teste antes de eu instalar na torre.

    Resumo:

    Operadora: IP dimanico

    Modem ADSL router: IP 192.168.1.1

    Modem WIFI router: IP 192.168.2.1 - gateway 192.168.1.1



    Acho que agora vai dar para entender alguma coisa espero que me ajude a fazer funcionar o sistema que parece ser simples entra na ether2 internet e sai na ether1 o sinal que vai ligado no modem wifi airlink que esta no modo DHCP.

  8. #8

    Padrão

    OK Angelino, vamo nessa, vou tentar te ajudar pois o que vc quer fazer é realmente bastante simples, mas embora simples não pode ter erros na conf. senão num vai...
    Eu não conseguí entender no início pq vc disse: "modem wifi", na verdade não é um modem o que vc tem aí, e sim um Wireless router, aliás são dois, e vamos chamar de modem apenas o dslink, mas pra fazer o que vc quer, vc precisa só de um, esse aí que está na sua ether1.
    -Pra facilitar, imagine o MK como um Router igual a esses q vc tem aí, e portanto eu sugiro a vc que renomeie suas interfaces ether1 e ether2 como: LAN e WAN respectivamente, isso vai facilitar seu entendimento pra futuras configurações que vc terá q fazer.
    -Próximo passo é atribuir um endereço IP para sua interface de rede ether1 em IP > Address.
    -Agora ligue o cabo da sua ether2 direto no hub
    -Entre em IP > DHCP CLient clique no "+", selecione a interface ether2 e clique OK, isso fará q seu mk receba um IP do modem dslink e vai criar a rota automaticamente e pegar tb os DNS da BRT.
    -Agora vá em IP>Firewall>NAT clique no "+" e crie uma regra de src NAT da forma que está nos tutoriais que vc tem aí.

    Como vc disse que já acessa o MK pelo winbox, imagino que só faltava isso pra vc conseguir navegar, se não conseguir, então teremos q ver o restante das suas configurações.
    Se vc quizer pode me adicionar no msn que eu vou ajudando vc on-line até vc conseguir ok ?? [email protected]

    Abçs,

  9. #9

    Padrão

    Bom dia.

    Venho aki agradecer a todos aki do forum que tentam ajudar pessoal, em especial ao IRON que disponibilizou um enorme tempo para me ajudar nao tenho palavras para agradecer a ele, espero que continuem ajudando uns aos outros, apartir de agora vou comecar ajudar tambem. Um grade abraco a todos que me ajudaram.



    att.
    ASM