+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Repetidora

    Amigos da under, estou tentando montar uma repetidora ja tenho um mk principal ke trabalha em apbridge pois tenho servidor com myauth, a duvida e o seguinte preciso colocar um segundo mk como repeitora conforme o esque abaixo, o mk1 envia o sinal e o mk 2 recebe pela wlan1 e retransmite pela wlan2, a questão é o seguinte o mk1 ja envia sinal pra outros clientes no caso não vai da pra monta um ptp.

    mk1 --> <-<- Mk2 -->>

  2. #2

    Padrão

    Colega, se vai ter q colocar mais uma WAN no mk1, senao vc pode utilizar o sinal q vai pros clientes, mas ai pesa a placa wan q manda pra eles, pois vai vir o trafico todo do mk2 pra essa wan...

  3. #3

    Padrão

    Aproveitado a deixa do colega eu gostaria, se possível, que alguém me esclarecesse uma dúvida, que para muitos aqui, pode parecer simplória mas pra mim, que não tenho nem trabalho com provedor wireless é uma icógnita.

    o esquema é o seguinte http://i8.photobucket.com/albums/a15/sapotnt/Enlace.jpg
    creio eu, o rádio R2 ser um repetidor .... se em R3 tenho por volta de 70 clientes cadastrados (o cadastro os clientes se faz aí ou em R1 ?) com uma taxa de pico de 1Mbits e o mesmo em R4 o rádio R2 não teria que ter a capacidade (em termos de clientes e taxa de transferência) de R3 + R4 ?

    eu poderia ter na torre onde estão R2, R3 e R4 um único rádio para fazer isso com qualidade ?

    Desde já agradeço a paciência dos membros deste refinado grupo.


    Edmilson Santos
    Última edição por sapotnt; 29-01-2008 às 09:58. Razão: erros ortográficos

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por sapotnt Ver Post
    Aproveitado a deixa do colega eu gostaria, se possível, que alguém me esclarecesse uma dúvida, que para muitos aqui, pode parecer simplória mas pra mim, que não tenho nem trabalho com provedor wireless é uma icógnita.

    o esquema é o seguinte http://i8.photobucket.com/albums/a15/sapotnt/Enlace.jpg
    creio eu, o rádio R2 ser um repetidor .... se em R3 tenho por volta de 70 clientes cadastrados (o cadastro os clientes se faz aí ou em R1 ?) com uma taxa de pico de 1Mbits e o mesmo em R4 o rádio R2 não teria que ter a capacidade (em termos de clientes e taxa de transferência) de R3 + R4 ?

    eu poderia ter na torre onde estão R2, R3 e R4 um único rádio para fazer isso com qualidade ?

    Desde já agradeço a paciência dos membros deste refinado grupo.


    Edmilson Santos
    Bom amigo, os clientes conectam na R3, R4, mas geralmente o cadastro deles sao feitos na R1, q é a base... entre a R1 e R2 vao passar o trafico, sendo assim, a R3 e R4 vao passar o trafico pelo R2, R1, ai sim,, essa uniao da R2 e R1 fica sendo o trafico essa WANs que tem q ser forte, pra sustentar o trafico das R3 e R4, isso mesmo q vc fez, tem q aguentar a soma das R3 e R4... geralmente sendo 70 clientes, 140 nas duas, com trafico de 128k, vai ser preciso aguenta um trafico de 17mB... e isso a gente adiquire pelo alinhamento e potencia das antenas e equipamentos.

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por aka2005 Ver Post
    Bom amigo, os clientes conectam na R3, R4, mas geralmente o cadastro deles sao feitos na R1, q é a base... entre a R1 e R2 vao passar o trafico, sendo assim, a R3 e R4 vao passar o trafico pelo R2, R1, ai sim,, essa uniao da R2 e R1 fica sendo o trafico essa WANs que tem q ser forte, pra sustentar o trafico das R3 e R4, isso mesmo q vc fez, tem q aguentar a soma das R3 e R4... geralmente sendo 70 clientes, 140 nas duas, com trafico de 128k, vai ser preciso aguenta um trafico de 17mB... e isso a gente adiquire pelo alinhamento e potencia das antenas e equipamentos.
    Muito oportuna esta colocação do Sapotnt.
    Eu imaginava também que aconteceria este gargalo.
    Como em breve vou ter que enfrentar uma situação semelhante, qual a sugestão de rádio para colocar em R1 e R2, para aguentar todo o peso do tráfico. No ex. é de 140 usuários simultâneos que já é um belo tráfego. Para manter uma folga precisaria prever 200 usuários.

    Quem sabe alguém monta uma tabelinha com rádios/placas mais usados e as respectivas capacidades. Seria muito útil para nós.

  6. #6

    Padrão

    Consegui faze oque eu queria, foi simples configurei o primeiro ap1 como ap brdige e cridei uma wds com o mac do ap2 da rapetidora e no ap2 coloquei o mac do ap1 e fico blzaa.. criei a bridge e configurei a ap3 como apbridge e fico blza..

    Obrigado aos amigos da under.

  7. #7

    Padrão

    Vc tem um planejamento bom, pq todo mundo faz as coisas pensando no hj, e nao no amanha, como vc sabe q tera um trafico mais pra frente auto, é recomendado sempre pra PTP, links de 5.8, a questao de qual equipamento, ai vc tem q observar seu projeto, Qtos Km, qtos clientes, Qual a visada, tipo de obstaculo e tal... Sempre recomendo pra acima de 5km, com visada, Zirox de 26dB acima, e Radio 5.8 com potencia de 200mW liberado pela anatel... mas varia conforme seu projeto.