+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Post Wireless Vs transmissão

    Olá pessoal, antes de mais nada quero, meio que tardio, desejar feliz 2008 a todos!

    Sou novo no fórum e ainda tenho pouca experiência com transmissão via wireless.
    Recentemente montei um projeto para liberar sinal de internet via wireless para um predio inteiro só que o "tiro saiu pela culatra".
    A net do prédio é de 8Mbps, e utilizo um Proxim AP2500 com um cartao Orinoco e duas antenas Omnidirecionais Aquarios (mm-2415o)...Fora do prédio eu consigo navegar normalmente, mas dentro, mesmo proximo à janela nao recebo sinal algum. Para entender melhor, desenhei o esquema neste link: http://www.kbaweb.com.br/download/wireless.pdf.

    O que faço para resolver este problema de uma forma mais prática?
    A disposição das antenas estao erradas? Qual a forma correta?

    P.S>: Atualmente estou utilizando somente a "antena direita", a esquerda ainda está desconectada.

    Agradeço antecipadamente a todos.

    Até a próxima!!!
    Última edição por bruccedf; 01-02-2008 às 08:32.

  2. #2

    Padrão

    Você está com um excelente AP, pelos comentários que vejo aqui no forum.
    Porém, você está dividindo o sinal para duas antenas.
    Experimenta usar só uma antena. Tira o divisor e liga uma direto.
    Procura mudar de lugar a antena.
    No desenho deu a entender que você colocou as antenas na horizontal, é isso?
    Quantos pavimentos são no prédio? Porque não usa cabeamento no lugar de wireless? Quantos estarão conectados? Se não forem muitos, acho que será mais prático.

    Uma omini estando montada na vertical, irradia em 360º da horizontal, mas no sentido vertical o lóbulo de irradiação é bem fechado. Quanto mais ganho ela tiver, mais difícil fica pegar bem embaixo delas, porque o lóbulo na vertical vai se estreitando nas proximidades da antena.
    Como você está bem em baixo dela, só os lóbulos secundários serão captados pelos usuários.

    Nestes usuários as antenas são só as que acompanham as placas ou Aps? Estas normalmente tem pouco ganho. Você pode usar uma antena de maior ganho e procurar também nos apartamentos, qual a melhor posição para elas.

    Dentro dos apartamentos tem paredes, ferragens das lages, etc.. tudo isso contribui para atenuar o sinal.
    Eu penso que seu problema possa ser por aí, já que você navega normalmente fora do prédio.

  3. #3

    Padrão

    "1929",agradeço sua colaboração e acrescento que, o prédio tem 6 andares e já tem cabeamento, só que o pessoal quer mudar para wireless. Ao todo, são 100 microcomputadores e 25 notebooks distribuído em todo o prédio. A antenas estão na horizontal e dentro dos apartamentos, as divisórias são de compensado revestido de mdf.
    Vou verificar e fazer uns testes com as dicas que você deu. Obrigado.

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por bruccedf Ver Post
    "1929",agradeço sua colaboração e acrescento que, o prédio tem 6 andares e já tem cabeamento, só que o pessoal quer mudar para wireless. Ao todo, são 100 microcomputadores e 25 notebooks distribuído em todo o prédio. A antenas estão na horizontal e dentro dos apartamentos, as divisórias são de compensado revestido de mdf.
    Vou verificar e fazer uns testes com as dicas que você deu. Obrigado.
    Putz!!!

    Estas omini na horizontal, pode complicar!
    Você terá um lóbulo estreito na vertical que estará também transmitindo para cima. Desperdiçando potencia.
    Quem sabe então uma setorial?
    E ainda mais, 6 andares?
    Vai ficar difícil vencer todas estas barreiras. A solução pode ser colocar antenas externas nos apartamentos para recepção.

  5. #5