+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Código fonte do MK

    Pessoal, me desculpem pela pergunta, mas eu procurei, e muito, no site do mikrotik, mas não achei o código fonte do MK. Alguem poderia me ajudar?
    E antes que alguém caia "matando", já que é linux, tem que ter codigo fonte disponível ... não? GPL, CNU ....

  2. #2

    Padrão

    CNU nao, GNU!

    amigos, o mk é realmente linux, mais é um linux com codigos proprietários! e nao é gpl, ou gnu, ele tem sua licença! que deve ser paga para usa-lo! tem suas versoes crackz,, hehe,,
    mais codigo fonte dele, creio que vc nao vai encontrar!

  3. #3
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Em algum lugar do site, que eu não lembro mais (deverás procurar), tem as URLs de tudo que foi usado e é GPL. Já o Mikrotik em si são arquivos binários, um aplicativo como um WORD/PhotoShop e este não é distribuido sob GPL.

    Tanto que se montarmos a mídia com o MT em um outro Linux teremos acesso ao "Linux", mas os arquivos que são o MT, os NPK, estarão lá, todos encriptados.

  4. #4

    Padrão

    "CNU", hehehehehe, foi uma bobeirada no teclado, me desculpem.
    Eu procurei, e muito, no underlinux, no google e mikrotik.com e não achei, pode ser que procurei pelas chaves erradas.
    Gente, me digam se eu estou errado e falando besteiras:
    Mas quanto ao que vcs disseram sobre GPL, usar linux e poder ter código proprietário e tudo mais.... pelo que eu li na GPL, acho que ela não dá essa possibilidade não, ou dá??? Agora fiquei confuso mesmo...... porque se for o caso, eles teriam que ter feito toda a parte do console, não digo aqueles comandos que o console aceita, mas todo o console mesmo e não usar se quer 1 linha que fosse GPL.... acho isso muito dificil .... vcs já viram o projeto VYATTA? É o mesmo caso, só que tem código fonte disponível para download.... o mesmo não acontece com o MT.
    Como eu disse atrás, acho muito dificil eles terem escrito todo um console só pra evitar a GPL, acho que eles fizeram como todos os outros, pegaram a busybox e adaptaram, mas não passam os fontes.

  5. #5
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por armc_2003 Ver Post
    "CNU", hehehehehe, foi uma bobeirada no teclado, me desculpem.
    Eu procurei, e muito, no underlinux, no google e mikrotik.com e não achei, pode ser que procurei pelas chaves erradas.
    Gente, me digam se eu estou errado e falando besteiras:
    Mas quanto ao que vcs disseram sobre GPL, usar linux e poder ter código proprietário e tudo mais.... pelo que eu li na GPL, acho que ela não dá essa possibilidade não, ou dá??? Agora fiquei confuso mesmo...... porque se for o caso, eles teriam que ter feito toda a parte do console, não digo aqueles comandos que o console aceita, mas todo o console mesmo e não usar se quer 1 linha que fosse GPL.... acho isso muito dificil .... vcs já viram o projeto VYATTA? É o mesmo caso, só que tem código fonte disponível para download.... o mesmo não acontece com o MT.
    Como eu disse atrás, acho muito dificil eles terem escrito todo um console só pra evitar a GPL, acho que eles fizeram como todos os outros, pegaram a busybox e adaptaram, mas não passam os fontes.

    ai é aquele esquema.... se mij**** fora da bacia: GPL VIOLATIONS neles... terão que escrever um busybox do zero.

  6. #6

    Padrão

    cara..

    linux é somente o kernel, GNU/Linux é o kernel + programas...

    no mikrotik pegaram o linux (kernel) e fizeram um sistema sobre o mesmo, o kernel você encontra na internet.

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lucianogf Ver Post
    cara..

    linux é somente o kernel, GNU/Linux é o kernel + programas...

    no mikrotik pegaram o linux (kernel) e fizeram um sistema sobre o mesmo, o kernel você encontra na internet.
    Num é por nada não, mas vc está errado. Dá uma procurada melhor sobre o assunto que vc vai entender qual é a situação.
    Mas valeu pela dica.

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por armc_2003 Ver Post
    Num é por nada não, mas vc está errado. Dá uma procurada melhor sobre o assunto que vc vai entender qual é a situação.
    Mas valeu pela dica.
    se eu estou errado então mostre o erro e diga como é certo!

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lucianogf Ver Post
    se eu estou errado então mostre o erro e diga como é certo!
    "É mais fácil dar o peixe do que ensinar o homem a pescar"
    O segredo está no console que eles usaram.
    E outra coisa: a GPL não é só para o kernel do linux, e sim pra qualquer software que vc queira licenciar, até mesmo para documentos de texto.
    Outra coisa, todo e qualquer software GPL que eles utilizaram, obrigatóriamente tem que ter os fontes disponível para download, se eles fizeram a mínima alteração, assim tem que ser.
    Pode procurar que vc vai ver.

  10. #10

    Padrão

    Estamos diante da famosa mula impacada...
    Me poupe...

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por fbig Ver Post
    Estamos diante da famosa mula impacada...
    Me poupe...
    Se for pra mim:
    Poupar-vos-ei, mas mula é a senhora sua mãe. Eu não conversei assim com ninguém. Então porque me fazer passar por um animal irracional?
    Última edição por armc_2003; 07-02-2008 às 11:24. Razão: Ficou engasgado na garganta.

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por armc_2003 Ver Post
    Se for pra mim:
    Poupar-vos-ei, mas mula é a senhora sua mãe. Eu não conversei assim com ninguém. Então porque me fazer passar por um animal irracional?
    cara...

    a mensagem não teve destinatário, não foi diretamente pra você e nem diretamente pra ninguém, e mesmo que fosse diretamente a sua pessoa não haveria necessidade de colocar a mãe de ninguém no assunto.

    OK?

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por fbig Ver Post
    Estamos diante da famosa mula impacada...
    Me poupe...
    fbig

    Este tipo de mensagem não contribui ao post nem ao fórum.

    Não teve destinatário mas há quem se doa por ela.

    Procure não enviar mensagens desse tipo, ajude-nos a manter a ordem no fórum e aumentar a qualidade.

    ok?