+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Instalar HD Sata!!!

    Pessoal,

    Tenho aqui um servidor com Conectiva 10 instalado num HD IDE e funcionando muito bem. Agora quero colocar um HD secundário nele, conectado na porta SATA, apenas para copiar backups e coisas assim.

    Baixei um kernel novo (2.6.24), pois o que eu tinha (2.6.1) ainda não tinha suporte ao chipset SATA da NVidia (sata_nv). Recompilei o kernel e carreguei o módulo (modprobe sata_nv) sem erro nenhum, mas não consigo achar o meu HD novo em nenhum /dev. Normalmente ele estaria na /dev/sda, mas testei até sdz e nada do fdisk encontrar a unidade de disco (fdisk /dev/sda...)

    Como faço para saber onde ele está?

    Qualquer ajuda é bem vinda... Obrigado!!!

  2. #2

    Padrão

    cara..

    no conectiva não precisa mandar carregar os modulos, ele carrega automaticamente.

    você pode procurar seu hd pelas mensagens do "dmesg"

    Código :
    # dmesg | egrep -i 'sd?|sata|hd?'

    se seu HD foi reconhecido irá aparecer no dmesg

  3. #3

    Padrão

    Valew pela dica, Luciano, mas eu tive que carregar o módulo sata_nv manualmente com o modprobe para que ele seja reconhecido... A propósito, como faço para carregar esse módulo antes do sistema fazer a montagem automática dos volumes? O único método que conheço é pelo /etc/rc.local, mas ele carrega esses comandos somente no final...

  4. #4

    Padrão

    adicione no /etc/modules, acho que é esse o arquivo.

    cara.. mas porque você não muda de distro? conectiva 10 é muito antigo, a não ser que seja um servidor, se for desktop já passou da hora de mudar.. hehehe

  5. #5

    Padrão

    É só servidor mesmo... Eu ainda uso o CL10 porque aprendi nele e não achei em outras distros algumas "facilidades" que ele tem, como o Linuxconf e o ntsysv, por exemplo... Sabe como é, acostumei com ele e hoje prá mudar é complicado... O arquivo que achei no /etc é o modprobe.conf...

  6. #6

    Padrão

    cara..

    também aprendi pelo conectiva 10, e te garanto uma coisa, não me arrependo em nada ter mudado de distro..

    primeiro passei pra slackware 10.2 depois para debian sarge, hoje uso kubuntu 7.10 no desktop e debian sarge nos servidores.

    o conectiva é baseado no debian então não encontrará dificuldade alguma para se adaptar.

    eu só encontrei vantagens na mudança

  7. #7

    Padrão

    Vamos lá então: vai começar minha briga com o Debian 4, hehehehhee...

  8. #8

    Padrão

    cara..

    garanto que você não terá dificuldade e vai ficar se perguntando porque não migrou antes...

    quando comecei com conectiva haviam os boatos:

    "slackware é a distribuição mais difícil de se trabalhar", comparando com as facilidades do apt e de todos os scripts que vem no debian, há uma certa dificuldade, mas é uma exelente distro.

    "debian é dificil de trabalhar", difícil? nunca mais volto pra conectiva.. hehehe

  9. #9

    Padrão

    Cara,

    Comprei uma placa-mãe da Intel (DG33BU), e quando vou instalar o Debian pelo CD-ROM, ele dá o boot no CD do Debian e tudo, mas depois de escolher o Idioma, Layout de teclado, etc..., ele diz que não conseguiu achar nenhum CD-ROM no sistema, e pede para adicionar o módulo correspondente através de um disquete...


    Tens alguma dica?

  10. #10

    Padrão

    É como o colega ali falou... Não tenho experiência no Conectiva, só lembro de ter usado aquelas versões "Ipanema", "Marumbi" e por aí vai hehehe, bem dasantiga.

    Procura a pasta de arquivos de inicialização (maioria das distro: /etc/rc.d ou /etc/init.d) e cata o script de inicialização de módulos e carrega o sata_nv.

    Provavelmente ele vai adicionar o hd como /dev/sda mesmo (se ligado na porta SATA 1) ou também, se você está rodando o scanluns, pode ser que o seu hd seja reconhecido como /dev/sc0 ou ainda /dev/md0.

    Mas sei lá, eu dou o parpite de que o único problema é o carregamento do módulo mesmo ao iniciar o sistema.

    Ah, o /etc/modprobe.conf é pra criar alias das placas...