+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Controle QoS que funcione p/ VoIP

    Estou com meus 2 principais POPs com Mikrotik em modo AP-Bridge.

    Gostaria de saber se alguém tem usado algum controle QoS eficiente para ligações VoIP e Skype.

    Fiz uma pequisa no fórum e achei algumas regras, porém gostaria de saber na prática como estão!

    Pretendo fazer com priorização do IP de destino.
    Tenho boa latencia.
    Tenho link sobrando.

    O VoIP na minha rede não está legal!

    Toda ajuda é bem vinda.

  2. #2

    Padrão

    Certo,

    mas o seu link é dedicado?
    Em ADSL QoS não vai adiantar muita coisa. A "assincronia" de velocidade estrangula qualquer conexão externa com a internet. Mas tem como fazer sim.
    Eu crio conexões independentes para linhas VOIP garantindo banda de 20/20kbps, pois voz sobre IP consome cerca de 14 a 16 kbps.

    Mas em primeiro lugar precisaria ter uma idéia de como é o seu link e como pretende usar o VOIP, senão posso estar "falando" coisas que não tem nada a vê com o seu caso.

  3. #3

    Padrão

    Sim, uso link dedicado Embratel.

    Até já tenho alguns casos aqui na minha rede onde criei uma conta independente para o ATA.

    Quero priorizar o tráfego VoIP usando tanto ATA como Sotphone, sendo assim fica inviável criar contas específicas para usuários VoIP.

    Preciso que o AP-Mikrotik identifique a conexão VoIP e priorize até o servidor.

    Como o Mikrotik não tem uma função Layer7 não tem como eu reconhecer o tráfego VoIP, sendo assim estou pensando em priorizar por IP-Destitino.

  4. #4
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por ijr Ver Post
    Sim, uso link dedicado Embratel.

    Até já tenho alguns casos aqui na minha rede onde criei uma conta independente para o ATA.

    Quero priorizar o tráfego VoIP usando tanto ATA como Sotphone, sendo assim fica inviável criar contas específicas para usuários VoIP.

    Preciso que o AP-Mikrotik identifique a conexão VoIP e priorize até o servidor.

    Como o Mikrotik não tem uma função Layer7 não tem como eu reconhecer o tráfego VoIP, sendo assim estou pensando em priorizar por IP-Destitino.
    MT 3.x tem Layer7 e também DSCP, o qual você poderá usar as marcas feitas nos ATAs de RDP e SIP.

  5. #5

    Padrão

    Bem,

    é verdade. Eu iria perguntar qual versão do Mikrotik que ele está usando. O Mikrotik 3 dá suporte a Layer Layer 7. Dê uma olhada em IP/Firewall (Filter Rules e Layer 7 Protocols).

  6. #6

    Padrão

    será que essa versão 3.2 já está estável?

  7. #7
    Moderador Avatar de minelli
    Ingresso
    Aug 2006
    Localização
    Pres. Venceslau - SP | Pres. Prudente - SP
    Posts
    1.412
    Posts de Blog
    10

    Padrão Regras

    chain=prerouting dst.address=xxx.xxx.xxx.xxx(IP Servidor CIP) action=mark connection new connection mark=voip_conn
    chain=posrouting connection-mark=voip_conn action=TOS new TOS= 16 (min-delay)

  8. #8

    Padrão

    Sim,

    eu uso desde a 3.0 RC9. Olha aí a regra que o colega postou. Aqui eu faço uma conexão para cada ATA via PPPoE. Apenas criei um perfil específico para VOIP.

  9. #9

    Padrão

    minelli, esta segunda regra deve MESMO estar em POSrouting?

    valeu!

  10. #10
    Moderador Avatar de minelli
    Ingresso
    Aug 2006
    Localização
    Pres. Venceslau - SP | Pres. Prudente - SP
    Posts
    1.412
    Posts de Blog
    10

    Padrão Voip

    Bom aqui tive de usa como postrouting mas teste ai pra ver qual fica melhor. Mas postrouter se ñ me engano quer dizer após rotear.

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por minelli Ver Post
    Bom aqui tive de usa como postrouting mas teste ai pra ver qual fica melhor. Mas postrouter se ñ me engano quer dizer após rotear.
    no mkt precisa obrigatoriamente marcar a conexao, nao pode fazer igual no linux apenas com:

    chain=forward dst-address=200.200.200.200 action=change-tos new-tos=min-delay

    ?

    Grato,

    Neon