+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Antena setorial ideal para 4km

    Bom dia pessoal!
    Seguinte tenho um mini provedor para 5 clientes de internet com um ap Gi-link ligado em duas grades aquario de 24dbi com 10m de cabo e um "t" no rgc 58 (andei lendo sobre a perda) dando sinal de 60% em cada cliente tendo mais 4 clientes querendo entrar na rede. Não pretendo aumentar mais que 10 clientes. Existe visada para todos os clientes. Gostaria de saber:
    Primeiro vou reduzir o cabo e colocar o ap com pingtail de 25cm (que reduz a perda) fazendo isso com uma antena setorial
    17dbi com 120º hiperlink eu consigo mandar tranquilo a 4 km? com um bom sinal? ou é melhor uma antena omni de 21 dbi?

    Grato
    Max

  2. #2

    Padrão A melhor opção

    Bom dia amigo!
    Olha, é sempre mehor optar por antenas setorias do que as omnis, pois a perda de sinal com setorias sempre é menor pois quanto maior o ângulo de abertura, maior a perda de sinal . Com uma de 14dbi você já fecharia legal os 4km, mas se você quer excelência, a de 17dbi vai te deixar mais tranquilo, lembrando que a torre tem que estar acima de 20mts de altura. E quanto ao cabo RG58, fica mais prático e melhora o sinal se você usar o rádio dentro de uma caixa hermética e ligar a antena direto no pigtail, facilita muito!
    Última edição por brunalinkteck; 07-02-2008 às 09:12.

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por brunalinkteck Ver Post
    Bom dia amigo!
    Olha, é sempre mehor optar por antenas setorias do que as omnis, pois a perda de sinal com setorias sempre é menor pois quanto maior o ângulo de abertura, maior a perda de sinal . Com uma de 14dbi você já fecharia legal os 4km, mas se você quer excelência, a de 17dbi vai te deixar mais tranquilo, lembrando que a torre tem que estar acima de 20mts de altura. E quanto ao cabo RG58, fica mais prático e melhora o sinal se você usar o rádio dentro de uma caixa hermética e ligar a antena direto no pigtail, facilita muito!
    Primeiramente obrigado por responder!
    Bom na verdade gostaria de saber mais sobre a angulação de funcionamento de uma antena setorial certo que tem um angulo de abertura de 120º (Hyperlink que estou querendo adquirir) na horizontal e na vertical? existe alguma maneira de calcular o cliente mais próximo e o mais distante? a uma altura de 20m? usarei pingtail e caixa hermética.

    Grato
    Max

  4. #4
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por maxminozzi Ver Post
    Bom dia pessoal!
    Seguinte tenho um mini provedor para 5 clientes de internet com um ap Gi-link ligado em duas grades aquario de 24dbi com 10m de cabo e um "t" no rgc 58 (andei lendo sobre a perda) dando sinal de 60% em cada cliente tendo mais 4 clientes querendo entrar na rede. Não pretendo aumentar mais que 10 clientes. Existe visada para todos os clientes. Gostaria de saber:
    Primeiro vou reduzir o cabo e colocar o ap com pingtail de 25cm (que reduz a perda) fazendo isso com uma antena setorial
    17dbi com 120º hiperlink eu consigo mandar tranquilo a 4 km? com um bom sinal? ou é melhor uma antena omni de 21 dbi?

    Grato
    Max
    Só ao usar o "T" vc já divide a potência por 2... o ideal seria usar 2 rádios, um em cada antena. Daí vc chegará até bem mais que esses 4 kms que quer com essas antenas setoriais da hyperlink. E usar direto no pigtail como foi dito... Pq cabo RG58 tira mto sinal e ainda mais 10 metros...

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por xandemartini Ver Post
    Só ao usar o "T" vc já divide a potência por 2... o ideal seria usar 2 rádios, um em cada antena. Daí vc chegará até bem mais que esses 4 kms que quer com essas antenas setoriais da hyperlink. E usar direto no pigtail como foi dito... Pq cabo RG58 tira mto sinal e ainda mais 10 metros...
    Obrigado por responder!
    Chipset Atheros é melhor que o Realtec 8186 do meu Gi-Link?

    Grato
    Max

  6. #6
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por maxminozzi Ver Post
    Obrigado por responder!
    Chipset Atheros é melhor que o Realtec 8186 do meu Gi-Link?

    Grato
    Max
    Com certeza atheros é melhor!

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por maxminozzi Ver Post
    Primeiramente obrigado por responder!
    Bom na verdade gostaria de saber mais sobre a angulação de funcionamento de uma antena setorial certo que tem um angulo de abertura de 120º (Hyperlink que estou querendo adquirir) na horizontal e na vertical? existe alguma maneira de calcular o cliente mais próximo e o mais distante? a uma altura de 20m? usarei pingtail e caixa hermética.

    Grato
    Max
    O ângulo dessa antena na vertical é de 120º e na horizontal +/- 6.5º. Não tenho um cálculo que possa medir a distância exata, mas é baseado em testes que são feitos em nosso laboratório e por instalações feitas em nossos clientes que posso te afirmar que fecha sim os 4km.
    Qualquer dúvida estou a disposição!

    Atenciosamente

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por xandemartini Ver Post
    Com certeza atheros é melhor!
    Obrigado por responder!
    Nesse caso é melhor trocar de ap ou colocar um amplificardor?
    3w?

    Grato
    Max

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por brunalinkteck Ver Post
    O ângulo dessa antena na vertical é de 120º e na horizontal +/- 6.5º. Não tenho um cálculo que possa medir a distância exata, mas é baseado em testes que são feitos em nosso laboratório e por instalações feitas em nossos clientes que posso te afirmar que fecha sim os 4km.
    Qualquer dúvida estou a disposição!

    Atenciosamente
    Obrigado por responder!
    E para ampliações futuras vc recomenda q para cada antena seja ligada um ap ok? Vejo que muitas pessoas falam em 4km precisa de repeditor no meu caso com clientes com antena grade e com visada nao precisarei ok?

    Grato
    Max

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por maxminozzi Ver Post
    Obrigado por responder!
    E para ampliações futuras vc recomenda q para cada antena seja ligada um ap ok? Vejo que muitas pessoas falam em 4km precisa de repeditor no meu caso com clientes com antena grade e com visada nao precisarei ok?

    Grato
    Max
    Sim, para futuras ampliações o ideal é usar um ap por antena. E para 4km não precisa de repetidor, mesmo que aumente os clientes, o que determina a quantidade de clientes que você vai consguir atender é o rádio, e a distâcia que você vai alcançar é a antena que você está usando.

  11. #11
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por maxminozzi Ver Post
    Obrigado por responder!
    Nesse caso é melhor trocar de ap ou colocar um amplificardor?
    3w?

    Grato
    Max
    Olha, é muito melhor trocar do que usar amplificador.. isso é unânime aqui no fórum... Primeiro de tudo, pq amplificador é ilegal... segundo, pq polui o espectro, amplificando o sinal e também o ruído...

    Pra melhorar sinal se usa antenas de maior ganho, e não amplificadores...

  12. #12

    Padrão Agradecimento

    Pessoal Muito obrigado pela ajuda!
    Certamente ajudaram muito pois pesquisei sobre isso na internet e não achava nada tão bem explicado.

    Grato
    Max

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por maxminozzi Ver Post
    Pessoal Muito obrigado pela ajuda!
    Certamente ajudaram muito pois pesquisei sobre isso na internet e não achava nada tão bem explicado.

    Grato
    Max
    Por nada!! Estou a disposição. Se precisar de equipamentos ou tirar mais dúvidas pode entrar em contato comigo meu msn é [email protected]

    Atenciosamente