+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Ping alto com downloads de arquivos

    Galera, estou rodando meu servidor mikrotik, tudo redondinho, mas hoje um cliente me indagou uma coisa que não soube responder:

    O protocolo que uso é B, travado em 11mbits, poucos clientes por interface, rádios ag530 e paineis setoriais de 12dbi ideal.

    A velocidade dos clientes é de 64kbps, e limito as conexões simultâneas a 20.

    O problema que ocorre, se é que é problema, é o seguinte:

    Ao pingar normal o servidor, sem navegação, é sempre 0s, 1s, no máximo 2s, mas ao baixar um arquivo por exemplo, o ping sobe pra 1500, 2000.

    Por que isso ocorre? Não teria uma forma de mesmo baixando um arquivo o ping continue baixo?

    abraços

    P.S. tenho link de sobra e o ping que aumenta é apenas o do cliente para o meu servidor, o dos outros clientes continuam normais.
    Última edição por anarchist; 06-02-2008 às 16:58.

  2. #2

    Padrão

    Isto é normal, por causa da utilização do controle de banda, quando o download ocupa toda a banda, a latencia tende a subir pois esta sem folga no canal de comunicação virtual que vc criou no seu controle de banda, ai a latencia sobe mesmo. existe uma relação entre largura de banda e latencia, quanto maior a largura de banda disponivel menor a latencia. ( isto generalizando).

    Ou seja isto não é problema algum pra ninguem, ja que o cliente esta utilizando toda a sua banda. O que pode minimizar isto é aplicar um QoS no protocolo icmp para que tenha prioridade sobre o download, vai melhorar mas não deve ficar da mesma forma do que quando o não se esta utilizando toda sua banda.

  3. #3

    Padrão

    então gustkiller,

    também imaginava algo do tipo, mas o cara veio com uma conversa que no provedor concorrente não existia isso e tal...

    fiquei na dúvida...

    agradeço a ajuda! ;D

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por anarchist Ver Post
    então gustkiller,

    também imaginava algo do tipo, mas o cara veio com uma conversa que no provedor concorrente não existia isso e tal...

    fiquei na dúvida...

    agradeço a ajuda! ;D
    ele ta procurando cabelo em ovo.

  5. #5

    Padrão

    HUHUhuAHUHAUhahua

    deve ser mesmo...

    uhaUHuhAhuahua

  6. #6

    Padrão

    cara..

    pro ping não ficar alto você pode fazer o seguinte, ter um servidor com controle de banda e o mikrotik como AP, desta forma, quando cara fizer download e pingar no mikrotik o ping será normal, pois o controle estará no servidor.

    ou talves, não sei se dá certo, é fazer um controle de banda separado somente para icmp liberando mais banda, assim quando o cara estiver fazendo download e mandar ping pra algum lugar este não sofrerá.

  7. #7

    Padrão hehehe

    resumindo isso e frescura, a logica em todo tipo de link wireless, cabo, satelite... etc vai ocorrer o mesmo isso e por conta do BURST. não precisa setar velocidade pro protocolo de ICMP basta aumentar o BURST no caso do mikrotik vai ter o proporcional para cada velocidade padrão definida nele mas a media correta seria por exemplo:
    64kbps uma media de 22k
    128kbps 40k
    essa e uma media

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por anarchist Ver Post
    Galera, estou rodando meu servidor mikrotik, tudo redondinho, mas hoje um cliente me indagou uma coisa que não soube responder:

    O protocolo que uso é B, travado em 11mbits, poucos clientes por interface, rádios ag530 e paineis setoriais de 12dbi ideal.

    A velocidade dos clientes é de 64kbps, e limito as conexões simultâneas a 20.

    O problema que ocorre, se é que é problema, é o seguinte:

    Ao pingar normal o servidor, sem navegação, é sempre 0s, 1s, no máximo 2s, mas ao baixar um arquivo por exemplo, o ping sobe pra 1500, 2000.

    Por que isso ocorre? Não teria uma forma de mesmo baixando um arquivo o ping continue baixo?

    abraços

    P.S. tenho link de sobra e o ping que aumenta é apenas o do cliente para o meu servidor, o dos outros clientes continuam normais.
    Bom dia caro anarchist;
    Olha não precisa fazer nem mudar nada em sua estrutura.. como vc disse sua velocidade é de 64k... ou seja qualquer down que ele for fazer rapidamente ele chegar proximo dos 100% da banda e o seu controle de banda seja mk, myauth e outros.. vai fazer a mesma coisa.. quer ver.. teste isso com uma adsl ocorre o mesmo... troca seu servidor de banda e colocar a mk so como ap não vai resolver pois seu cliente deve estar pingando não so no servidor mais tambem em algum dns externo e nesse caso não vai mudar nada...
    Espero ter Ajudado.. Abraços.