+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Thumbs up Meu AP-PC Mikrotik (com fotos)

    Tenho um Repetidora estratégia onde aumentou consideravelmente meu tréfego.

    Estava trabalhando com:

    WLA5000AP ... recebendo sinal do POP principal
    AP PLUS ... cartão 01: Atendendo cerca de 40 clientes
    cartão 02: Jogando sinal para outra repetidora.

    Resolvi mudar e coloquei um Mikrotik com:

    03 AG530
    01 Placa rede 3com
    Pentium 4 HT 3.0
    Placa mãe Soyo
    Cooler Reforçado p/ processador (esses de games)
    256mb
    CF 128mb

    Devido ao fato de estar em região litorânea, usei uma caixa da Cemar feita de um material parecido com PVC.

    Segue algumas fotos:




    Para fixar a placa mãe, tirei aquela chapa de alumínio do gabinete e arrebitei nessa peça laranja que vem na caixa.



    Para fixar a fonte, usei uma cantoneira. Um lado eu arrebitei na chapa laranja e outro eu parafusei na fonte.
    (se queimar vai ser um pouco chato de trocar...)



    Segue a fonte e placa mãe montada:

    http://www.intervel.com.br/mikrotik/100_0175.jpg

    Uma questão delicada de se montar é essa parte onde vai fixada as placas PCI. É necessário simular o encaixe do gabinete.

    Usei cantoneiras e fiz os furos nos locais exatos onde vão os parafusos de cada placa.

    O suporte de cantoneiro (esse branco) eu arrebitei diretona chapa laranja.

    http://www.intervel.com.br/mikrotik/100_0176.jpg



    http://www.intervel.com.br/mikrotik/100_0178.jpg


    Fiz furos dos 02 lados da caixa caixa onde coloquei 01 cooler exaustor e outr ventilador.



    Usei uma tela mosquiteira para evitar que formigas/insetos entrem na caixa.



    E esta é a caixa montada. Ficou faltando nessa foto somente terminar a parte dos coolers, mas agora a caixa já está no alto de uma caixa d´agua e complicou u pouco as fotos!

    http://www.intervel.com.br/mikrotik/100_0184.jpg


    Faz aproximadamente 10 dias que este AP está em funcionamento, tem sido bastante satisfatório o desempenho.

    Entre a base principal (8,5km) temos um ping de 1ms, deu um troughput de 20mb.

    Ping até os clientes aproximadamente 3 - 5 ms

    Realmente valeu a pena essa troca, a qualidade da navegação ficou ótima.

  2. #2

    Smile Muito bonito!

    Amigo tbm estou montando um mk-ap e achei o seu bem organizado e bonito

    logo logo vou postar as fotos da montagem do meu!

  3. #3

    Padrão

    ficou bom mesmo cara..
    O meu ficou show de bola . spos umas fontes queimadas e umas oxidacoes das placas viro uma bagunca eaueuaeh

  4. #4

    Thumbs up Fonte

    iIii manow mais o ar quente da fonte aii vc tinha que colocar colocar essa fonte para baixo

  5. #5

    Padrão

    quanto ao ar quente, parti do seguinte princípio:

    o ar quente sempre sobe!!!

    se a fonte estiver em baixo, o ar vai subir e aquecerá todo o sistema!

    com a fonte em cima o ar quente ficará por la mesmo.

    como o exaustor ele tende a sair.

  6. #6

    Padrão

    com apenas 2 semanas de vida esse mikrotik foi atingido por um radio.

    na torre em que o mesmo está montado foi feito recentemente o sistema de pára-raio, as antenas todas aterradas, o aterramento está ok segundo o engenheiro que deu o laudo.

    bom, infelizmente a placa mãe desse mikrotik não resistiu :P

    corria atrás de outra para colocar no lugar e fui difícil.

    achei apenas asus off-board com 3 PCI, as outras que encontrei eram tudo de 2 PCI.
    ainda tive que comprar uma placa de vídeo de 200,00 (pci express) para poder configurar tudo.

    ...configurei na bios para não pedir boot de vídeo e deixei a máquina rodando sem placa de vídeo.

    montar mikrotik em AP-PC com centeza tem um melhor processamento, porém com essa nova onda de placa mãe ficou complicado.

  7. #7

    Padrão AP-PC Mikrotik

    Seguindo sobre a sua noção sobre o calor, concordo com a sua interpretação so nao vi em sua caixa nem um tipo de cano para que o ar circule pelo que vi o que acontece eh que o vc tem apenas um cooler para retirar o ar, se vc instalar um cano para duto o ar frio fora da caixa será puxado pelo cooler e assim irá resfriar mais seu pc, da forma com ele esta o ar interno fica sempre aquecido, sobre as placas mães que estão sendo vendidas realmente a maioria vem com slots pci-express, mas a boa noticia é que nos estados unidos já estão sendo desenvolvidas placas wireless pci-express o que deixará a placa melhor por trabalhar mais rapidamente que uma pci comum. Boa Sorte a todos com seus mikrotiks, espero que tenha entendido minha dica, seu ap esta bem montando, parabens pelo trabalho.

  8. #8

    Padrão

    Veja com algum tecnico a possibilidade de trocar só a bios! Geralmente essas placas quando submetidas a problemas de eletricidades como a alta tensão gerada por um raio corrompem só o bios!!!

  9. #9
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    ijr, sei que já montou seu POP baseado em PC e já teve todos os custos, mas para uma próxima ocasião, pense em utilizar-se de placas subcompactas com cartões mini-pci. Em termos de processamento hoje temos as RB da serie 300 (power pc 333 MHz) e 600 (Mips 400Mhz) e as Alix da PCEngines (500Mhz) que saem-se extremamente bem. A vantagem seria a troca rápida em caso de sinistro e também uma manutenção quase zero, sem contar a leveza e possibilidade de instalá-las bem próximo das antenas.

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por sergio Ver Post
    ijr, sei que já montou seu POP baseado em PC e já teve todos os custos, mas para uma próxima ocasião, pense em utilizar-se de placas subcompactas com cartões mini-pci. Em termos de processamento hoje temos as RB da serie 300 (power pc 333 MHz) e 600 (Mips 400Mhz) e as Alix da PCEngines (500Mhz) que saem-se extremamente bem. A vantagem seria a troca rápida em caso de sinistro e também uma manutenção quase zero, sem contar a leveza e possibilidade de instalá-las bem próximo das antenas.

    É, realmente eu já estive pensando... meus próximos upgrades de estações usarei essas placas RB.

    As mudanças nas placas mãe, memórias, etc tem sido muito rápidas.... complicando assim eventuais manutenções.

  11. #11

    Padrão

    ae fico sho add msn pra troca ideias [email protected]

  12. #12

    Padrão

    fonte de quantos W vc usou para fazer seu pc ap?
    O meu esta com uma de 200W real, e esta uma merda quando da trafego nas placas.

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por damacenoneto Ver Post
    fonte de quantos W vc usou para fazer seu pc ap?
    O meu esta com uma de 200W real, e esta uma merda quando da trafego nas placas.

    Usei fonte de 450W dessas normais.
    Tem aguentado normal o tráfego!