+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Controle de Banda na eth1 (Placa Cabeada)

    Ola amigos, eu já uso mikrotik em rádios, transmitindo e fazendo o controle de banda... mas agora estou querendo montar um com 2 placas de rede cabeadas para controlar a largura de banda dos usuários de uma rede.

    Na minha configuração entra um cabo de um switch, que concentra meus usuários, numa placa do meu PC com MK 2.9.7, nele tem um link dedicado e um velox (no momento to usando so o link, mas depois de controlar a banda vo tentar fazer o balanceamento).

    Fiz o DHCP e amarrei os IPs nos MAC, fiz o NAT (e todo mundo esta tendo acesso a internet), mas não to conseguindo controlar a largura de banda das placas de rede.

  2. #2
    Moderador Avatar de minelli
    Ingresso
    Aug 2006
    Localização
    Pres. Venceslau - SP | Pres. Prudente - SP
    Posts
    1.412
    Posts de Blog
    10

    Padrão Queues

    Queue Simple cria a regra normal e selecione o ip e a interface do cliente.

  3. #3

    Padrão Simple Queue em placa cabeada

    Amigo, ja criei as regras no simple queue, coloquei assim:

    Nome (teste)
    Ip destinado a uma maquina (192.168.1.100)
    Target Upload (marcado)
    Max Limit 64k
    Target Download (marcado)
    Max Download 64k


    Fiz isso pra testar... quando coloco na aba total statistics... nao tem nada sendo calcula... mesmo esta makina fazendo downloads e navegando na net.

    Gostaria de saber oq esta errado...

    Valew

    valew

  4. #4

    Padrão

    amigo tudo bom
    eu tenho duas placas lan no mikrotik, uma lan do modem, a outra faz gerencia e navego e uma wlan com classe de ip diferente, como vc quer fazer e funciona na boa,
    no queue vc faz a conf normal da velocidade escolhe a interface de saida do ip vai funcionar na boa (eu nao sei tirar a conf do mikrotik pra mostrar o certo) o queue faz controle da banda do micro cabeado corretamente.
    Última edição por proxycomm; 14-02-2008 às 10:21.

  5. #5

    Padrão

    Ola amigos... vou tentar explicar melhor como esta minha rede e como esta meu problema de controle de banda... (acho q descobri onde esta o problema)

    Pessoal, tenho uma rede q tem 40 makinas conectadas a um AP LinkSys, ele recebe todos os clientes e se conecta ao meu MK pelo cabo de rede.

    Quando entro em queues e em simple queue... tenho todas as regras de controle para cada cliente... mas quando vejo as interfaces em interfaces queue... so enxergo as placas que esta o link com a internet e a placa q esta o AP conectado....

    Acredito que todos utilizao o MK recebendo os clientes diretamente... mas eu estou com ele so num servidor.

    Vi que no DHCP, que trabalha com as requisicoes de rede pelo MAC, que consigo controlar os MAC`s x Ip`s dos clientes... no ARP tambem... mas nas regras de controle de banda somente trabalha com o ip... fazendo com q o MK fique sem enxergar as makinas pois esta de alguma forma sendo filtrada pelo AP.

    Tentem colocar o AP fora da faixa e sem gateway, para v se as requisicoes passava direto ao servidor MK, mas mesmo assim ainda estou sem solucionar...

    Valew a ajuda... se alguem tiver alguma ideia... gostaria de ouvir para tentar resolver...

    Valew