+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Exclamation segurança do Linux.

    como posso saber se o meu Linux é seguro para acessar uma conta bancaria?
    Tenho Suse 10.3 com AVG, mas como saber se nenhum dos pacotes que eu instalei tem algum mecanismo de copiar dados?

    Por que no Janelas, mesmo com AVG , anti Spyware e tudo mais o banco me ligou e avisou que cancelou a minha senha, por que alguem estava tentando acessar minha conta. E madaram formatar minha maquina.

  2. #2

    Padrão

    Muito capiciosa a sua pergunta.

    Se você instalou somente pacotes presentes no repositório de sua distribuição, pode ficar calmo pois todos eles são auditados de forma a garantir que não haja esse tipo de comportamento anômalo. Claro que estou falando de distribuições sérias tais como o SuSE, Debian e Red-Hat.

    Agora, se você possuir softwares de fonte duvidosa, tanto no Linux como em qualquer outro SO você precisa de um conhecimento mais apurado sobre os processo que rodam em sua máquina para ter certeza que está seguro.

    Como aconteceu com você, alguns SO possuem mecanismos de proteção falhos que permitam que softwares de indole duvidos afetem o sistema. Nas distribuições Linux, os mecanismos de previlégios de usuários garantem que softwares não sejam instalados sem a devida permissão por parte do administrador do sistema, o famoso root. Aliado com ferramentas de verificação do sistema, você terá uma boa camada de segurança para seu uso diário. Felizmente o Linux não sofre tanto com problemas relacionados a malwares.

  3. #3

    Padrão Bom - gostei de sua explicação.

    Instalei alguns pacotes dois ou trez que ele dizia que a chave era invalida, ou desconhecida e pedia se eu queria importar essa chave mesmo assim. Isso pode ser um indicio deum pacote malicioso?

  4. #4

    Padrão

    Não posso lhe afirmar nada pois não sou usuário SuSE e não sei como o gerenciador de pacotes funciona. Recomendo que você vá no http://www.susebr.org . Lá com certeza poderão lhe ajudar em relação aos pacotes.