Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão voip

    Para deixar claro sem margem de duvidas, tanto o DiscOS quanto o TrixBox sao distribuicoes linux baseadas no CentOS que jah vem com o asterisk configurado e pronto para uso, a unica coisa a fazer eh configurar os ramais sip para jah poder ser usado como servidor voip.

    Agora o DiscOS tem um excelente manual em portugues ensinando como configura-lo, principalmente no que se diz respeito as tarefas mais chatas, como por exemplo ter que cadastrar 100 numeros telefonicos, o que pode ser feito por faixa ( algo que nao vi no trixbox ), atendimento automatico, filas de atendimento, mesa operadora e etc.

    O trixbox tem um excelente controle de clientes e de bilhetagem, o que facilitaria a cobranca de minutagem a possiveis clientes.

  2. #22

    Padrão

    aqui eu nao preciso de um servidor asterisk para os ata autenticarem. tudo pode ser feito direto na operadora de voip!
    mas precisaria na minha rede, um sistema de tarifação para que eu possa cobrar dos clientes. vi alguns sistemas de billing, mas as empresas que vendem nao retornam emails.

    alguem conhece algum sistema que eu poderia usar? obrigado.

  3. #23

    Padrão Hardware

    ola amigo estou fazendo uym trabalho com voip na faculdade, onde estarei criando uma comunicaçao mpls entre 3 empresas. estarei utilizando 30% da mpls para voip com serviço Qos e como contigencia utilizarei 6 E1 pela rede publica, porem pela Mpls trabalharei com software, montarei um servidor com linux e para administrar vou utilizar asterisk. mas minha maior duvida seria qual servidor usar para o linux? qual a configuraçao necessaria de hardware para o servidor, sendo que terei 180 usuarios voip?

    se alguem puder me ajudar agradesso

    abraços

  4. #24

    Padrão voip

    Eis uma pegadinha, um P4 3.0 ghz, 1Gb Ram, se o codec que os clientes estiverem usando for o Ulaw ( pcmu ) ou ALaw ( pcma ), consegue gerir 120 ligacoes simultaneas. Se os clientes estiverem usando o ilbc ou g729, consegue gerir algo entre 40 e 60 ligacoes simultaneas.
    Mas no caso tem que ver qual vai ser a banda disponivel, para cada ligacao de acordo com os codecs. Uma ligacao com ulaw ou alaw consome em media 80kbits, uma ligacao com ilbc consome em media entre 40kbits e 50 kbits ( tem um parametro que define isto ) e o g279 consome algo entre 20kbits e 40kbits.
    Estes valores de consumo, eh o que tenho atualmente no meu servidor.

  5. #25

    Padrão

    oi amigos
    gostaria de sua ajuda para configurar um servidor asterisk, numa distro chamada Elastix. (igual trixbox) mas em portugues ,sou novo nesta parte voip, gostaria de instalar neste servidor que já ta instalado a distro, só que configuraçao ainda não tem nada, como para fazer chamadas pelo protocolo sip, nome da operadora voipraider, para receber chamadas noe da operadora matrix telecom, esta fornece dids, numeros virtuais, para vc receber chamadas de telefones comuns em seu voip, e configurar ramais, só que tem um detalhe, este servidor tá dentro de uma rede onde está intalado mikrotik.

    veja:

    link virtua de 4mb => modem motorola=> mikrotik genciando em hotspot=> Hub => edimax <=wireless=> edimax => Hub => meu computador e outros de outros clientes no condominio (ou um ata ligado ante dos computadores tenho um em casa siemens 3610.

    detalhe rede ponto a ponto de wireless e os radio está bridge

    como ficaria com servidor de voip

    link virtua de 4mb => modem motorola=> mikrotik genciando em hotspot=> Hub => Servidor de voip Elastix numa porta do hub e edimax na outra porta do hub <=wireless=> edimax => Hub => meu computador e outros de outros clientes no condominio (ou um ata ligado ante dos computadores tenho um em casa siemens 3610.

    bom detalhe seguinte primeiro

    configurar os troncos com contas de operadoras sip. ex. voipraider
    para fazer chamadas.
    2º configurar dids para receber chamadas ex. matrix telecom ou vono utilizando plano controle e usar did deles , protocolo destas operados é sip
    3ºcriar uns ramais onde se utiliza para fazer e receber chamadas protocolo sip para ramais, utilizando essas operadoras acima citadas
    4ºfazer cadastro de crientes
    5º fazer tarifação das ligações
    configurar como por exemplo onde posso utilizar configurações fornecidas depois da criação do ramal , posso utilizar fora da minha rede do mikrotik, ex. usuario mora são paulo onde tem minha internet a radio , ele viaja leva ata dele para outro estado mato grosso ter usar lá para fazer e receber ligações como s estivesse em são paulo, alguma forma de publicar o servidor de voip na internet.
    6º como criar regras de discagem com relação voipraider.


    desculpe pelas varias duvidas amigos mas to aprendendo funcionamento disto tudo de voip com referente configurações de asterisk, a2biling , crm, etc


    bom agradeço atenção de todos o que me puderem ajudar ficarei grato.

    obrigado

  6. #26

    Post Asterisk

    Já usei o Disc-Os ele é bem fácil de operar mas trás vários bugs que só deus pode decifrar, também uso o Trixbox que já é mais estável e agora estou coloquei o Elastix em três clientes por enquanto está indo bem!

  7. #27

    Padrão

    bom legal, por exemplo, como faço para configurar voipraider no elastix?
    este acima pretendo fazer seguinte utilizar para fazer chamadas nacionais e internecionais relacinada 35 paises para fixo limitando 300minutos semanais por conta, e utilizar ele tambem para realizar ligaçoes para celular para todo brasil limitando 165minutos por conta .
    outro que queria configurar seria cordiaip
    para fazer chamadas nacionais em geral para ilimitados para fixo.

    e outro ultilizar para receber chamadas com DID numero virtual, é vono, sendo que um login vono tenha 4 DIDs, sndo que utilizarei um para cada ramal configurado no elastix.

    se puderem me ajudar

    ....

  8. #28

    Padrão custos indiretos

    quando você diz máquina parada, se refere apenas a máquina em si ou algum servidor e link fora do país?

    a não ser que você configure para todo o tráfego da mídia (áudio) não passar pelo servidor (o que pode gerar problemas com NAT), você vai ter um bom consumo de banda ae.. precisa pensar nesses seus custos indiretos antes de oferecer algo grátis.

  9. #29

    Padrão Elastix

    Citação Postado originalmente por helcio Ver Post
    bom legal, por exemplo, como faço para configurar voipraider no elastix?
    este acima pretendo fazer seguinte utilizar para fazer chamadas nacionais e internecionais relacinada 35 paises para fixo limitando 300minutos semanais por conta, e utilizar ele tambem para realizar ligaçoes para celular para todo brasil limitando 165minutos por conta .
    outro que queria configurar seria cordiaip
    para fazer chamadas nacionais em geral para ilimitados para fixo.

    e outro ultilizar para receber chamadas com DID numero virtual, é vono, sendo que um login vono tenha 4 DIDs, sndo que utilizarei um para cada ramal configurado no elastix.

    se puderem me ajudar

    ....
    Se vc já esta com o Elastix instalado em uma maquina poderá ver que será bem simples implementar todas estas configurações, claro lembrando que precisará do minimo de conhecimento em Asterisk, qualquer dúvida posta aí que a gente vai tentando ajudar.

  10. #30

    Padrão

    obrigado amigo, agora poderia me explicar por exemplo, depois que istalado o elastix, agora qual primeira configuração coloco nele

    1 cria ramais, tem como passar passo a passo para eu entender como funciona, depois configurar o voip raider da maneira descrevi acima, para eu poder fazer ligaçoes pelo ramal.

    configurações no site voip raider

    VoipRaider

    depois configurar para receber chamadas

    tambem é sip o protocolo

    da empresa matrix telecom

    como faço sair ligaçoes do ramal criado? e receber as ligaçoes

  11. #31

    Smile Elastix

    Manda seu e-mail que te posto um manual do elastix!!!

  12. #32

  13. #33

    Padrão

    Citação Postado originalmente por eomena Ver Post
    Manda seu e-mail que te posto um manual do elastix!!!
    Cara no proprio site do Elastix tem manuais Elastix - The reliable PBX appliance software - Home!
    Estão disponíveis no menu da esquerda!