+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Ligando Matriz a Filial Sem visada direta

    Boa Noite,

    Tenho q interligar 1 matriz e uma filial mas nao tenho visada direta.
    Não posso utilizar 900mhz pois o cliente quer algo legal.

    No entanto tenho 1 predio que posso utilizar que da visada direta para os dois pontos.

    Matriz ate Predio => 370mts
    Predio ate Filial => 1020mts

    Pensei na seguinte solucao

    no predio utilizar um mikrotik com um 1 pc com processador semprom le-1150 512mb de ram e hd 5400 e placa mae m2v-x pois a mesma possui 4 slots pci, com 2 placas dlink dwa-ag530.

    na MATRIZ e na FILIAL uma placa m2v-mx com o mesmo processador e memoria mas apenas com 1 dwa-ag530. (escolhi este processador pelo baixo consumo e baixo aquecimento).

    Obs: Penso em utilizar Pcs pois necessitarei de utilizar criptografia forte e tenho q ter uma boa taxa de transferencia e tb no futuro utilizar nextreme2.

    Em relacao a antenas pensei em utilizar 4 hyperlinks HG5827G
    27dbi grade.

    Pensei em utilizar routerboards tb mas achei q a capacidade de processamento do pc junto a criptografia seria mais vantajosa.

    Tambem pensei em utilizar uma omni 5.8ghz mas preferiria utilizar direcionais para nao poluir o espectro.

    O q vcs acham?
    Qto de banda conseguirei nesta solucao?
    É uma solucao estavel?

    Outra coisa

    Preciso q as duas redes sejam visiveis e c possivel na mesma classe de ip (10.0.0.x), poderia utilizar o OPENVPN para esta tarefa, mas acho que pelo mikrotik seria mais ideal. (mas no mikrotik tb nao sei fazer-se puderem me ajudar nesta questao tb ficarei muito grato).


    Desde já venho agradecer o ótimo trabalho que fazem neste forum.... (tenho certeza q muitos hoje devem muito de seus faturamentos a informacoes aki colhidas).

  2. #2

    Smile Precisando de Ajuda

    Ninguem????? me ajudem pois tenho q levar orcamento para cliente.

  3. #3
    Mikrotik inSide Avatar de luizbe
    Ingresso
    Sep 2005
    Localização
    Governador Valadares
    Posts
    1.212
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    amigo, não compreendi muito bem to meio vuado mas...


    Matriz ~~~~ Predio ~~~~~~ Filial

    5.8 com grade hyperlink?
    pergunta se vai ser uma solução boa.. ?

    configurando certinho até 18kms eu GARANTO
    14mb real .. mas se você usar 108mb acredito que até +
    mas as antenas vai ter que estar alinhada corretamente..
    se a empresa tiver grana acredito que seja a melhor solução
    pois

    10ghz da digitel só ta passando 32mb ;} 2mbx16 serial ;]

  4. #4

    Padrão Esclarecendo Duvida

    Foi isto mesmo q vc achou.....

    Só que será q nesta distancia consigo pelo menos uns 15mb?

    Pensei em utilizar so 1 cartao no predio (cartao com 2 saidas) pois as distancias sao muito pequenas... o q vcs acham?
    Será que nao vai atrapalhar em relacao ao ACK ou nesta distancia (370mts e 1020mts) o ACK nao interfere?

  5. #5
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Utilize RB que terá menos problemas com manutenção. Se precisa de maior poder de processamento, utilize RB da série 300 (Power PC 333 Mhz, 64 RAM). Quanto a, cripto se usar WPA2 (a única realmente segura atualmente) não terá problemas com processamento ou performance, pois a mesma é baseada em hardware, principalmente.
    Quanto a antenas e frequencia, para evitar interferência (gerar e receber) utilize antenas de disco de maior ganho (hyper 33 dbi é uma excelente pedida) e 5.8 Ghz.

    Quanto ao Nstreme2, conseguirá em torno de 36 Mbits (5.8 Ghz) neste enlace. Agora se não precisa de simetria em full duplex, poderia dar uma consultada no bonding.

  6. #6
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por delubio Ver Post
    Foi isto mesmo q vc achou.....

    Só que será q nesta distancia consigo pelo menos uns 15mb?

    Pensei em utilizar so 1 cartao no predio (cartao com 2 saidas) pois as distancias sao muito pequenas... o q vcs acham?
    Será que nao vai atrapalhar em relacao ao ACK ou nesta distancia (370mts e 1020mts) o ACK nao interfere?
    Estas duas saidas dos cartões é para "a tal diversidade", não é indicada para sua situação.

  7. #7

    Padrão

    no seu caso acharia mais interressante usar routerboards mesmo
    pois vc nao vai fazer nat, simplesmente uma bridge, tua router nao ira trabalhar quase nada, e usando routerboard, poucoa manutencao, sem falar q vc "pode" colocar cartoes mais potentes, mas pode usar pc tbem
    o problema do pc, q tem q ter uma caixa boa de boa ventilacao, sem falar q pega poeira por causa da ventilacao, e se der um problema eh bicho feio pra vc ir arrumar ou vc leva monitor, teclado e talz la pra cima ou traz o mkt pra baixo

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por delubio Ver Post
    Boa Noite,

    Tenho q interligar 1 matriz e uma filial mas nao tenho visada direta.
    Não posso utilizar 900mhz pois o cliente quer algo legal.

    No entanto tenho 1 predio que posso utilizar que da visada direta para os dois pontos.

    Matriz ate Predio => 370mts
    Predio ate Filial => 1020mts

    Pensei na seguinte solucao

    no predio utilizar um mikrotik com um 1 pc com processador semprom le-1150 512mb de ram e hd 5400 e placa mae m2v-x pois a mesma possui 4 slots pci, com 2 placas dlink dwa-ag530.

    na MATRIZ e na FILIAL uma placa m2v-mx com o mesmo processador e memoria mas apenas com 1 dwa-ag530. (escolhi este processador pelo baixo consumo e baixo aquecimento).

    Obs: Penso em utilizar Pcs pois necessitarei de utilizar criptografia forte e tenho q ter uma boa taxa de transferencia e tb no futuro utilizar nextreme2.

    Em relacao a antenas pensei em utilizar 4 hyperlinks HG5827G
    27dbi grade.

    Pensei em utilizar routerboards tb mas achei q a capacidade de processamento do pc junto a criptografia seria mais vantajosa.

    Tambem pensei em utilizar uma omni 5.8ghz mas preferiria utilizar direcionais para nao poluir o espectro.

    O q vcs acham?
    Qto de banda conseguirei nesta solucao?
    É uma solucao estavel?

    Outra coisa

    Preciso q as duas redes sejam visiveis e c possivel na mesma classe de ip (10.0.0.x), poderia utilizar o OPENVPN para esta tarefa, mas acho que pelo mikrotik seria mais ideal. (mas no mikrotik tb nao sei fazer-se puderem me ajudar nesta questao tb ficarei muito grato).


    Desde já venho agradecer o ótimo trabalho que fazem neste forum.... (tenho certeza q muitos hoje devem muito de seus faturamentos a informacoes aki colhidas).
    Caro amigo vá no predio e coloque o mkt que vc quiser ou qualquer ap g220, coloque o como ap, e nos dois pontos da filial vc vai colocar como station, e no caso vc coloca a segurança que vc quiser criptografia mac wpa etc..entendeu no predio coloca um ap com uma omini até de 8dbi e nas filiais vc coloca grade com placas ou 2 radios sendo que em mode station(cliente) pronto agora vc so precisa fazer a sua rede e nela coloca a segurança. isso vc faz com a mão nas costas e com muito pouco dinheiro e conseguindo 54mbps moleza ping 0% de perda...