+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Thumbs up Trocar versão MK de routerboard rb133

    Estou comprando uma routerboard, e ela ja vem com versão level 3 instalada, eu gostaria de trocar p/ level 6

    alguém ja fez isso ?

  2. #2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jeroal Ver Post
    Estou comprando uma routerboard, e ela ja vem com versão level 3 instalada, eu gostaria de trocar p/ level 6

    alguém ja fez isso ?
    Bom, a versão 3 acompanha a RB133C, já a versão 4 a RB133. Estas RBs não vêm com versões superiores por motivos óbvios. Elas não aguentam muito processamento. Se você trocar para versão 6, naturalmente colocará mais recursos e também mais clientes, dando problemas nela, devido a baixa memória e processamento. O ideal é você comprar RBs de alto desempenho que acompanham a versão 5 e provavelmente a versão 6. Um exemplo disso é que a verão 3, por exemplo, só permite apenas 1 cliente PPPoE ou 1 cliente HOTSPOT, isso não acontece apenas por limitação da versão, mas também por limitação do Hardware dela. Você pode verificar que com a versão 3, se você colocar alguns clientes (uns 10 ou 15), ela já abre o bico, ficando com 100% de processamento. Estas RB133C ou RB133, recomendo utilizar como rádios em enlaces, a qual ela fica bem eficiente. Até dá para trabalhar como ela como servidor, mas epenas com Ip fixo ou dhcp, para até 15 ou 20 clientes.

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jeroal Ver Post
    Estou comprando uma routerboard, e ela ja vem com versão level 3 instalada, eu gostaria de trocar p/ level 6

    alguém ja fez isso ?

    Olá, não recomendo vc trocar o sistema dela.
    Use a sua RB com seus cartões somente em Bridge, e monte um outro computador com o Mikrotik instalkado, ai vc controla tudo no servidor, a RB vai te servir somente como radio, que por sinal é o melhor....
    Tenho uma RB333 aqui em Bridge com 3 cartões, tem nada configurado, e é 100%, uma maravilha, e um Celerom 3.2 com 512 de memoria e hd de 80 para controle de tudo.
    Não tenho mais problemas.
    Espero ter ajudado em algo.

  4. #4

    Padrão

    bom tenho 1 rb 133c com mk 3 56 ips cadastrados e tudo dhcp
    ta rodando de boa, so percebi q na versao 3 ela roda em 15-25% e da uns picos de 100%
    bom ainda to fazendo wds com 2 radios, 1 me envia o link pq tive problema com meu outro link e o outro radio gilink em modo ap+wds

  5. #5

    Padrão

    ok. mas minha intensão é colocar um cartão 8602 senao 600mw, q ja é homologado,

    no caso da RB133 ela vem c/ 64 ram. e eu vou limitar a velocidade dos clientes no proprio cartão, e não no servidor como é acostumado fazer.

    o motivo de por a versão é por causa da licença (rsss eu tenho a versão 6 crack)
    Mas na instação eu não instalaria diversos pacotes, aliviando assim a carga de processamento.

    em todas as minhas torres teria essa solução:

    Torre - limita da velocidade da conexão, controle P2P, conexão pppoe, DNS e só!!!
    Minha rede interna (meu backbone) trafegaria totalmente transparente a 5,8 ghz. (54mb)

  6. #6

    Padrão

    Eu usei a RB133c como cliente para condominios, melhor adquira a RB133 ou 153 para AP, ideal e a 333.

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jeroal Ver Post
    ok. mas minha intensão é colocar um cartão 8602 senao 600mw, q ja é homologado,

    no caso da RB133 ela vem c/ 64 ram. e eu vou limitar a velocidade dos clientes no proprio cartão, e não no servidor como é acostumado fazer.

    o motivo de por a versão é por causa da licença (rsss eu tenho a versão 6 crack)
    Mas na instação eu não instalaria diversos pacotes, aliviando assim a carga de processamento.

    em todas as minhas torres teria essa solução:

    Torre - limita da velocidade da conexão, controle P2P, conexão pppoe, DNS e só!!!
    Minha rede interna (meu backbone) trafegaria totalmente transparente a 5,8 ghz. (54mb)
    Se não me engano os Cartões Homologados são os de 400mW, o EMP 8602, esse de 600 é o NMP 8602.
    Outra coisa, a diferença de preço é pequena, se vc vai fazer tudo isso que vc falow, compre a RB333. Processamento melhor, assim mais rapida.
    Tenho ela aqui só em bridge, e ela com 50 simultaneos ja da 20%, imagine uma 133? com controle de banda etc....

  8. #8

    Padrão

    Boa noite, nao e versao 6 e sim level 6.

    Cuidado a 2.9.27 trava em rb133...Se travar perdeu a garantia.