+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Solução "sem dor de cabeça" para Provedores

    Abri esse tópico apenas como discussão do futuro de nossas atividades, eu como provedor de internet via rádio, estou passando por uma situação que acredito eu, que, vários do forum já passaram e muitos vão passar...

    A questão é, como todos nós sabemos, ninguém prevê o crescimento de um empreendimento como o nosso, e de uns meses pra cá, graças a Deus, meu provedor está cada dia melhor, colocaram pra mim um link por fibra ótica, clientes entrando e etc.., e como sempre fiz, tenho usado soluções "caseiras" como Mikrotik montado em placa mães, rádios 5,8 GHZ Osvslink 5000 pra enlances e etc. Mas esses equipamentos, além de sempre terem algum probleminha, eles tem limites, seja no tráfego, seja na capacidade de clientes para conectarem a eles. E eu, particularmente, estou cansado disso...

    Existem soluções profissas para que os provedores não terem mais dor de cabeça, como o Motorola Canopy, que se utiliza o jargão "é colocar e eskecer que ele exite" mas puxa vida, é muito caro..não sua implantação, mas cada cliente custa 600 pratas, como vc, cobrando em média 50 reais a mensalidade, vai obter lucro usando essa tecnologia..

    Recentemente estou estudando os equipamentos da SkyPilot, comercializado no Brasil pela Ynoma, o Sky Extender Dual Band, que opera nas frequencias de 5,8 e 2,4, podendo fazenr enlances e atender clientes finais em um unico aparelho, mas questões mais técnicas como a quantidade de clientes suportados ainda não sei..

    Peço ao pessoal das antigas como eu, que migraram para soluções melhores, que não dão dor de cabeça, que opinem sobre esse assunto, e que, quem sabe, nossos fornecedores também tragam soluções profissionais para todos..

    Victor Corrêa

  2. #2

    Padrão

    Caro amigo eu uso a minha solução, quer um ex? meu link hj gera 17mb/20mb de 25kms, se esse link ficar saturado, eu coloco outra antena 34/40mb, hj a versao do mk permite, tenho certeza que a tecnologia acompanha, amanha eles criam um outro sistema ou um radio sem vergonha que fecha 400mb ou um cartao, mas isso vai com tempo, entendeu... vc com elance de 10mb e mt coisa, mesmo com cache full, ta se realmente o equipamento da motorola e violento, mas e mt caro, devo fechar um enlace de 89kms direto de mg para rj, da zona da mata para petropolis, e bem provavel que o mk nao segure, e ja estou pensando o que fazer....

  3. #3

    Padrão Canopy X Skypilot

    O equipamento da motorola é muito mais em conta do que o skypilot e tem um desempenho de babar pelo que venho conversado com diversos provedores e revendedores que estão com esta tecnoligia já em funcionamento da canopy.
    Pode ser que o equipamento realmente é paulada mas o custo beneficio faz o equipamento valer a pena.
    Se voce pesquisar no site da motorola vai ver que nessecita de 06 aps para fechar os 360 graus da cobertura com o canopy, mas existe a possibilidade de utilizar um ap para fechar os 360 graus conectorizando uma antena onmi direcional no AP reduzindo drasticamente o custo de implantação.
    O canopy tem a opção do modulo cliente lite que pode vim em pacotes de 25 unidades que pode baixar ai o custo de aquisição dos modulos dos assinantes.

  4. #4

    Padrão

    Amigo... paciencia senao sua cuca funde...

    Ninguem que queira montar provedor wireless esta livre de dores de cabeça, isso é extremamente natural...

    Pensar em colocar equipamentos caros no cliente é inviavel Não se pode colocar aparelhos de 700-800 reais num cliente que paga 50 reais por mes, os aparelhos que se dispoe pra kit cliente atendem muito bem pra isso. As dores de cabeça provem da maneira com que é feita a instalação e dos cuidados com que ela é feita (diga-se antenas mal isoladas e equipamentos de ultima linha)

    O Mikrotik, StarOs e radios como o Ovislink são solucoes profissionais pra qualquer provedor, não se sinta "fazedor de solucoes caseiras" pelo uso de tais coisas.

    Queimar radios, pop e PCs é extremamente comum, todo dia queimamos (equipamentos) aqui...

    Voce é um provedor absolutamente normal e se esta dando certo, bola pra frente e rumo ao sucesso.

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por juquianet Ver Post
    Abri esse tópico apenas como discussão do futuro de nossas atividades, eu como provedor de internet via rádio, estou passando por uma situação que acredito eu, que, vários do forum já passaram e muitos vão passar...

    A questão é, como todos nós sabemos, ninguém prevê o crescimento de um empreendimento como o nosso, e de uns meses pra cá, graças a Deus, meu provedor está cada dia melhor, colocaram pra mim um link por fibra ótica, clientes entrando e etc.., e como sempre fiz, tenho usado soluções "caseiras" como Mikrotik montado em placa mães, rádios 5,8 GHZ Osvslink 5000 pra enlances e etc. Mas esses equipamentos, além de sempre terem algum probleminha, eles tem limites, seja no tráfego, seja na capacidade de clientes para conectarem a eles. E eu, particularmente, estou cansado disso...

    Existem soluções profissas para que os provedores não terem mais dor de cabeça, como o Motorola Canopy, que se utiliza o jargão "é colocar e eskecer que ele exite" mas puxa vida, é muito caro..não sua implantação, mas cada cliente custa 600 pratas, como vc, cobrando em média 50 reais a mensalidade, vai obter lucro usando essa tecnologia..

    Recentemente estou estudando os equipamentos da SkyPilot, comercializado no Brasil pela Ynoma, o Sky Extender Dual Band, que opera nas frequencias de 5,8 e 2,4, podendo fazenr enlances e atender clientes finais em um unico aparelho, mas questões mais técnicas como a quantidade de clientes suportados ainda não sei..

    Peço ao pessoal das antigas como eu, que migraram para soluções melhores, que não dão dor de cabeça, que opinem sobre esse assunto, e que, quem sabe, nossos fornecedores também tragam soluções profissionais para todos..

    Victor Corrêa
    Aproveitando o embalo jah que vc tah mais por dentro do que eu ... sabe me informar se tem esse canopy pra fechar enlace de 15km com uma boa faixa de transferencia ???? em 5.8 ghz !!!!

  6. #6
    Mikrotik inSide Avatar de luizbe
    Ingresso
    Sep 2005
    Localização
    Governador Valadares
    Posts
    1.212
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Canopy em 15km ..

    30mb real.. ;]

  7. #7

    Padrão Enfim qual das 2 soluções é melhor, Canopy ou SkyPilot ?

    Citação Postado originalmente por luisteba Ver Post
    O equipamento da motorola é muito mais em conta do que o skypilot e tem um desempenho de babar pelo que venho conversado com diversos provedores e revendedores que estão com esta tecnoligia já em funcionamento da canopy.
    Pode ser que o equipamento realmente é paulada mas o custo beneficio faz o equipamento valer a pena.
    Se voce pesquisar no site da motorola vai ver que nessecita de 06 aps para fechar os 360 graus da cobertura com o canopy, mas existe a possibilidade de utilizar um ap para fechar os 360 graus conectorizando uma antena onmi direcional no AP reduzindo drasticamente o custo de implantação.
    O canopy tem a opção do modulo cliente lite que pode vim em pacotes de 25 unidades que pode baixar ai o custo de aquisição dos modulos dos assinantes.
    Ola amigo, sou novo no forum e estou montando um provedor de internet, e minha duvida é exatamente essa, qual sistema eu utilizo, Canopy ou SkyPilot, qual tem o menor custo de implantação? qual tem o menor custo de equipamentos para o cliente final? qual rede é mais robusta e estavel?
    Por favor me ajudem !!!

  8. #8

  9. #9

    Padrão Isso Mesmo

    Concordo Com O Pedro 0278

    Mikrotik Tem SoluÇÕes Profissionais!!

    Dependendo Da Sua ConfiguraÇÃo É Claro!!!

    E Nem Pense Em Colocar Kit Cliente Com 700 Reais!!

    Imagine Que No 2 Mes O Clientese Muda E Leva O Kit!!!!

    Ai Tu Vai Perder 14 Mensalidade (50,00 Cada) De Outros Clientes Pra Retirar A Tromba Que Tu Levou!!!

    Realmente NÃo Acho Lucrativo Isso Ai NÃo!!

    Ver Tua Area De Cobertura!!! Se NÃo Dar Pra Chegar Sinal Em Certos Lugares Num Dar Fazer O Q?

    Blz!!!

    T Mais

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por thulinho2006 Ver Post
    Concordo Com O Pedro 0278

    Mikrotik Tem SoluÇÕes Profissionais!!

    Dependendo Da Sua ConfiguraÇÃo É Claro!!!

    E Nem Pense Em Colocar Kit Cliente Com 700 Reais!!

    Imagine Que No 2 Mes O Clientese Muda E Leva O Kit!!!!

    Ai Tu Vai Perder 14 Mensalidade (50,00 Cada) De Outros Clientes Pra Retirar A Tromba Que Tu Levou!!!

    Realmente NÃo Acho Lucrativo Isso Ai NÃo!!

    Ver Tua Area De Cobertura!!! Se NÃo Dar Pra Chegar Sinal Em Certos Lugares Num Dar Fazer O Q?

    Blz!!!

    T Mais
    Cara, na boa, Esse Teu Portugues Chega A Irritar. Tente Escrever Certo Da Próxima Vez.
    Valeu Pela Compreensão.

  11. #11

    Padrão

    Eu diria que routerboard seja até legal, mas o essencial mesmo sao os cartoes.
    O ideal seria utilizar somente cartoes ubiriquititititi.

    Esses cartoes fazem umas bruxarias.
    Como diria a Kilza: Beribekankatabanda! KIKERÁÁÁ!

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por GrayFox Ver Post
    Eu diria que routerboard seja até legal, mas o essencial mesmo sao os cartoes.
    O ideal seria utilizar somente cartoes ubiriquititititi.

    Esses cartoes fazem umas bruxarias.
    Como diria a Kilza: Beribekankatabanda! KIKERÁÁÁ!
    tem muita diferenca entre usar um cartao r52H e um um ubiquiti?
    tenho uns 20 desses r52h estava pensando em pegar um ubiquiti, pra testar mas nem sei qual ainda,
    se vc acha consideravel a diferenca qual cartao vc me recomendaria tanto em 2,4 e 5,8, preferencialmente para 5.8, pq 2,4 meu amigo, no meu ver eh soh pra dar dor de cabeca

  13. #13

    Padrão

    XR2 e XR5.

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por GrayFox Ver Post
    XR2 e XR5.

    Voce tem algum case com este cartões em condições extremas ?
    aqui eu tenho o R52 em:
    5.8 com 12Mbps full p-to-p 24KM
    2.4 com 3Mbps 40 clientes