+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Smile Como Fazer 2 Redes se Enxergarem no Mikrotik?

    Boa Noite

    Estou montando uma rede para interligar uma matriz e uma filial

    As redes da matriz e filial estao na mesma classe (10.x.x.x)

    Não tenho visada direta por isto utilizarei um predio para repetir o sinal

    Abaixo como será a rede

    Matriz
    --------

    1 routerboard 133 com 1 cartao r52h e antena hyperlink 29db

    Prédio
    --------

    1 routerboard 133 com 2 cartoes r52h e 2 antenas hyperlink 29db


    Filial
    -----

    1 routerboard 133 com 1 cartao r52h e antena hyperlink 29db


    Minha dúvida e a seguinte

    na matriz o ip da lan vai ser 10.0.0.200 e da wireless sera 192.168.0.200
    na filial o ip da lan vai ser 10.0.0.210 e da wireless sera 192.168.0.210
    no predio os ips das wireless serão 192.168.0.201 e 192.168.0.211

    COMO FAREI PARA QUE AS REDES INTERNAS DA MATRIZ E DA FILIAL SE ENXERGEM TRANSPARENTEMENTE?



    Desculpem a ignorancia pois estou iniciando no mundo mikrotik.

    Desde já agradeço

  2. #2

    Padrão Por Favor

    Me deem uma força ..... to precisando resolver isto.

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por delubio Ver Post
    Me deem uma força ..... to precisando resolver isto.
    faça um bridge que seu problema irá resolver

  4. #4

    Padrão matriz - filial

    Vc tem duas opcoes:

    1) Colocar o mk em modo bridge, como isto vc nao precisa fazer tabela de rotas nem mudar ip da rede da filial ou da matriz, tem outra vantagem adicional, se vc tiver uma conexao internet em alguma das pontas, voce pode compartilhar esta conexao, jah que tanto matriz como filial possui a mesma rede, adicionalmente todos os computadores da matriz e da filial serao reconhecidos como uma mesma rede. Desvantagens, se vc possuir um servidor dhcp na matriz e outro na filial, vai ter que ficar somente com um servidor dhcp, vai ter que verificar se nao existe conflito de ip, principalmente no que se refere a servidores de arquivos e servidores de bancos de dados. Adicionalmente todo o trafego de broadcast do tcpip ira passar pelo mk o que acarreta uma perda de performance do link.
    Obs: vc tambem pode compartilhar uma conexao internet mas para isto precisa fazer uma tabela de rotas envolvendo todos os equipamentos roteadores no processo, tipo mk da filial, mk do predio, mk da matriz, maquina ou roteador que faz a conexao com a internet.

    2) Colocar o mk em modo router, mas fazendo isto
    tera que mudar a rede ip ou da matriz ou da filial,
    a vantagem com isto eh que nao tendo trafego de broadcast, o link acaba tendo uma performance melhor, jah que soh vai trafegar o que for direcionado explicitamente de uma rede para outra. Outra vantagem eh que se poder manter um servidor dhcp em cada loja. Desvantagens: precisar reconfigurar toda uma rede, fazer referencias explicitas de servicos, tipo um servidor de banco de dados, montar uma tabela de rotas envolvendo as duas redes.

    Em resumo, se voce usar modo bridge ganha facilidade no gerenciamento da rede e perde em perfomance do link. Se vc usar modo router perde facilidade de gerenciar a rede e ganha em performance do link.
    Última edição por amaia; 20-02-2008 às 10:45. Razão: Observacao sobre compartilhamento de internet

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por delubio Ver Post
    Me deem uma força ..... to precisando resolver isto.


    Ai está,mamão com açucar pra você resolver seu problema...

    A quem pegar esse excelente tuto e servir...um agradecimento basta!

    Boa sorte a todos!
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos livro_provedor_completo_mikrotik decriptado.pdf