Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Mikrotik FARÇA do SÉCULO

    Ola pessoal.
    Tenho um PC AP com mikrotik onde desde o dia em que coloquei na torre o negocio tem sido de mal a pior.
    So tenho dores de kbeça das brabas.
    Raramente tenho ping baixos afinal o que e ping baixo quando se tem um mikrotik?
    1000, 2000, 3000....?
    ja testei todos os tipos de mini pci so me falto testar as com chipset PRISM.
    atualmente estou utilizando um R52H Fabricada pela Router Board "Original da Mikrotik" mas mesmo assim os ping´s são altos.
    so utilizo o mikrotik como AP BRIDGE, o resto faço no servidor Linux.
    ja fiz controle de conexão simultanea no mikrotik mesmo tendo no servidor fiz no MT.
    e continua do mesmo jeito, afinai o ACK e deixei em 96m passo uns dias eo negocio piorou.
    Botei antena maior melhorou o sinal nos clientes mas os ping n me deixa em paz
    meu pior cliente tem -71 de sinal.
    meu maior ACK foi 35.
    O que pode ser? qual sera o proximo episodio de LOST ops MIKROTIK?

  2. #2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por tianguapontocom Ver Post
    Ola pessoal.
    Tenho um PC AP com mikrotik onde desde o dia em que coloquei na torre o negocio tem sido de mal a pior.
    So tenho dores de kbeça das brabas.
    Raramente tenho ping baixos afinal o que e ping baixo quando se tem um mikrotik?
    1000, 2000, 3000....?
    ja testei todos os tipos de mini pci so me falto testar as com chipset PRISM.
    atualmente estou utilizando um R52H Fabricada pela Router Board "Original da Mikrotik" mas mesmo assim os ping´s são altos.
    so utilizo o mikrotik como AP BRIDGE, o resto faço no servidor Linux.
    ja fiz controle de conexão simultanea no mikrotik mesmo tendo no servidor fiz no MT.
    e continua do mesmo jeito, afinai o ACK e deixei em 96m passo uns dias eo negocio piorou.
    Botei antena maior melhorou o sinal nos clientes mas os ping n me deixa em paz
    meu pior cliente tem -71 de sinal.
    meu maior ACK foi 35.
    O que pode ser? qual sera o proximo episodio de LOST ops MIKROTIK?


    Olá!

    Não tem ninguém aqui que possa dizer assim:? Faça tal coisa e resolverá!

    Muitas serão as opiniões e você tem que ir eliminando por partes as possibilidades, vou te dar um exemplo que aconteceu comigo essa semana, a minha rede vem crescendo rapidamente o que levou a saturação dos ap's rapidinho devido ao trafego, passei a semana passada inteira tentando resolver os ping's altos ai usei a ferramenta chamada sppofing do Mk e analizei quais canais estavam mais congestionados, descobri que o canal que eu estava era o pior de todos, e descobri um canal que ningém estava usando, então configurei para esse canal e melhorou um pouco mas ao aumentar o trafego os ping's altos continuavam, então decidi colocar a rede em B+G e deixar que os ap's e as placas dos clientes resolvessem o que era melhor, acredite RESOLVEU MEU PROBLEMA, o que estava acontecendo era a poluição em 2.4 em B, meus ping's cairam para 2ms com pouco trafego e em média 20ms com trafego, mas no seu caso pode não ser isso, leia todas as soluções que os amigos postarem aqui pra você e vá fazendo uma a uma que você vai achar!


    OBS: tenho um cliente com AP zinwell em uma distância de 2.6KM da torre,(medido no google maps) quando coloquei em B+G a maioria dos ping's estão em 1ms, lógico sem trafego dele para a rede.


    Boa sorte!

  3. #3

    Padrão

    eu tb to meio de birra com o mk.. mas ta rodando aqui..

    falo isso porque migrei minhas repetidoras.. de ikarus para mk ... porque pretendo fazer uma integração melhor.. entao o mk ja tem como fazer.. ja o ikarus eh bem mais simples e mais fechado...

    mas sempre tive pings estaveis com ikarus.. sempre na media de 2.. 3.. 4 ms... com mikrotik.. nunca tive essa media.. digo NUNCA !!! pq fica oscilando D++ !!

  4. #4

    Padrão

    desde que comecei instalei o mikrotik como ap, os pings estão na faixa de 3-5ms..

  5. #5

    Padrão

    com pouco movimento fica blz aqui... (madrugada por ex)..

    a diferença eh hora que "chama o gado" em cima dele.. 70 clientes simultaneamente em um cartao.... ping fica mtoooooooo alto com mk.. e no ikarus.. isso nao acontece !!

  6. #6
    Patrocinador Avatar de edcomrocha
    Ingresso
    Aug 2007
    Localização
    São Paulo, Brazil, Brazil
    Posts
    834

    Padrão

    Bom começei praticamente agora com mk, controlo uma rede cabeada com 8 clientes e uma sem fio com 9 clientes faço controle de banda, web-proxy cache-full, amarro ip ao mac e agora comecei a fazer wds com um ap zinwell tudo no mesmo mk aki os ping nao passoou de 5ms, sei que ainda e pouco trafego mais to satisfeito

  7. #7

    Padrão

    pessoal eu tbm tive muita dor de cabeça até botar o trem pra rodar belezinha, hoje em dia esta tudo as mil maravilhas, mas vamos ser cinceros, no mikrotik acontece coisas sem explicaçao...de uma hora pra outra as interfaces começam a dar problema e ninguem sabe o porque...mas nem tudo na vida é um mar de rosas, e tbm acho q o ikarus sera im grande concorente para a funçao de radio, pois a diferença no desempenho é enorme

  8. #8
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Pessoal, não esqueçam de 2 coisas:

    1 - Versão 2.9.27 não serve de base em alguns aspectos pois tem problemas que já foram corrigidos em outras versões.

    2 - Versão 3.x ainda tem muitos problemas. Imagino que devido à aspectos comerciais, a Mikrotikls teve que liberar a versão 3, mas venhamos e convenhamos: tem muitos bugs ainda.

    Já a versão 2.9.50, por exemplo está vem estável e problemas quase não ocorrem.

    Quanto ao tianguapontocom, poste suas configurações e detalhe a infra, pois assim o pessoal tem dados para ajudar (ou pelo menos "palpitar").

    O sistema é bom, fácil manuseio, mas realmente possui N funções, as quais se comparadas a outros sistemas com módulos voltados apenas para gerenciamento wireless, tornam-se mais "leves". Para quem está com processamento alto, desempenho baixo e throughput abaixo do esperado, uma dica simples: se usa o sistema apenas como bridge, desabilite o conntrack que perceberá a diferença.

  9. #9

    Padrão

    eu ainda não tive problemas com ping alto.

    Sempre 0 à 3ms...

    mesmo em clientes que tão com o conjunto antena/cabo fudido e dão menos de -78 de sinal o ping é muito satisfatório.

    Estou utilizando cartões dw-ag530, em modo b, travado a 11mbits, preamble long.

    O servidor que tenho em cada torre roda apenas com ip x mac, criptografia wep 128 bits unica para cada cliente e webproxy.

    Já tenho interface com mais de 25 online simultâneamente e sem problemas.

    Agora investi pesado também nos equipamentos e refrigeração.

    abraços.

  10. #10

    Padrão

    ola amigos vou da o meu depoinmento, recentimente comprei placas routerboard com os cartoes R52 e passou 3 dias blzinha ping show ai do nada muita gente ficou sem conectar e pings ruins, troquei fontes, cabos, antenas, pigtail, conectores e nada de resolver ou melhorar no final descobrir q os cartoes R52 sao um lixo pra AP, q resolver os seus problemas compre o XR2 ou SR2 da ubiquiti o resto eh resto....

    tenho 22 AP funcionando em omni e paineis e so resolvi com cartoes ubiquiti... vlw... o XR2 como ap eh fantastico tem aterramento proprio e tudo pra mim nem o SR2 em alguns locais tava mais dando vencimento.. ai o XR2 chegou pra resolver de vez.,...

    hoje pings de 3ms em media...

  11. #11

    Padrão

    Eu aqui tenho problemas em usar o MT para fazer PTP WDS.
    Fica caido a conexão mesmo com sinal q julgo ser bom ( -49)
    São quedas rapidas mas fica caindo e com isso perde-se uns pacotes.
    Ja trocamos tudo e nao resolveu, só falta trocar a torre.
    Abraços

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Francinei Ver Post
    Eu aqui tenho problemas em usar o MT para fazer PTP WDS.
    Fica caido a conexão mesmo com sinal q julgo ser bom ( -49)
    São quedas rapidas mas fica caindo e com isso perde-se uns pacotes.
    Ja trocamos tudo e nao resolveu, só falta trocar a torre.
    Abraços


    PÔ, resolve ai teu problema então...
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Repetidora_wireless_utilizando_WDS-Mikrotik[1].pdf  

  13. #13
    Avatar de marcelomg
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    São Lourenço do Sul, Brazil
    Posts
    1.471

    Padrão

    Citação Postado originalmente por tarcisiojr Ver Post
    ola amigos vou da o meu depoinmento, recentimente comprei placas routerboard com os cartoes R52 e passou 3 dias blzinha ping show ai do nada muita gente ficou sem conectar e pings ruins, troquei fontes, cabos, antenas, pigtail, conectores e nada de resolver ou melhorar no final descobrir q os cartoes R52 sao um lixo pra AP, q resolver os seus problemas compre o XR2 ou SR2 da ubiquiti o resto eh resto....

    tenho 22 AP funcionando em omni e paineis e so resolvi com cartoes ubiquiti... vlw... o XR2 como ap eh fantastico tem aterramento proprio e tudo pra mim nem o SR2 em alguns locais tava mais dando vencimento.. ai o XR2 chegou pra resolver de vez.,...

    hoje pings de 3ms em media...


    [2]


    Tem é que homologar esses cartões, eta comerciantes burros!

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Roberto21 Ver Post
    PÔ, resolve ai teu problema então...
    Infelizmente ja conhecemos esse tutorial e ja fizemos tudo oque esta nele e mais um pouco q esta no manual dos gringos. me parece q é algum problema das versões pós 2.9.50 digo isso pq tenho outros PTPs com versões anteriores a 3.0 e nao da esse problema.
    Ja fiz teste com RB 333, 532A e 600 até agora não cheguei a um veredito.

  15. #15

    Padrão sera... pirata!

    Olha, eu nunca tive problemas com as versões atuais do mikrotik, mas os problemas que estão relatando são parceiros de quem usa a versão pirata do mikrotik.

  16. #16

    Padrão Outros problemas.

    Caro usuário, esse equipamento geralmente tem uma latência em torno de 5ms, isso é razoável, embora existam equipamentos bem mais rápidos, é o caso do Airaya, que não passa de 2ms, bem, creio que o problema não é do mk, se no mesmo cenário com outro equipamento estava melhor, ou você esqueceu algo na configuração dos mesmos, o que é até comum visto que a flexibilidade do mk é muito grande o que permite o técnico fazer m. com frequência, ou, o problema é estrutural mesmo, coisa do tipo estação muito baixa, equipamento cliente ruim, sem falar é claro do que já foi dito, espectro saturado e coisas assim ...

    []'s

  17. #17
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Francinei Ver Post
    Eu aqui tenho problemas em usar o MT para fazer PTP WDS.
    Fica caido a conexão mesmo com sinal q julgo ser bom ( -49)
    São quedas rapidas mas fica caindo e com isso perde-se uns pacotes.
    Ja trocamos tudo e nao resolveu, só falta trocar a torre.
    Abraços

    Ney, vc está usando a versão 3.x, certo? Vá em System/Watchdog e desmarque o watchdog timer e qualquer outro checkbox que encontrar.

  18. #18

    Padrão

    Citação Postado originalmente por PatrickBrandao Ver Post
    Olha, eu nunca tive problemas com as versões atuais do mikrotik, mas os problemas que estão relatando são parceiros de quem usa a versão pirata do mikrotik.
    No meu caso seria dificil ser problema de versão pirata pq como disse anteriormente uso RB e as mesmas são compradas direto da MT.

  19. #19

    Padrão

    Citação Postado originalmente por sergio Ver Post
    Ney, vc está usando a versão 3.x, certo? Vá em System/Watchdog e desmarque o watchdog timer e qualquer outro checkbox que encontrar.
    BLZ Sergio, vc sempre aí atraz da moita em heheheheheh!
    Blz farei isso aqui.
    Te aguardo por aqui na semana q vem.
    Alias venha bem tranquilo pq tem uns 15 mt par brincar por aqui, tem pra todo gosto, RB , MOBO, AP, AP WDS PTP 3,6,12.18.28 km..
    Abraços..

  20. #20
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Francinei Ver Post
    BLZ Sergio, vc sempre aí atraz da moita em heheheheheh!
    Blz farei isso aqui.
    Te aguardo por aqui na semana q vem.
    Alias venha bem tranquilo pq tem uns 15 mt par brincar por aqui, tem pra todo gosto, RB , MOBO, AP, AP WDS PTP 3,6,12.18.28 km..
    Abraços..

    afff... vou mais não.... hahahaahhaha.