+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão AP ou Computador

    Oi.

    Estou montando um provedor de internet sem fio.
    Existe a possibilidade de um grande número de usuários iniciais, então gostaria de saber o que daria um maior desempenho e limite de usuários conectados: usar vários APs ou usar um "computador" com placas 802.11b/g em modo AP (semelhante a um Routerboard com Mikrotik)?

    Obrigado.

  2. #2

    Padrão

    usar o PC como AP é muito melhor...

    evita certas dores de cabeça.

  3. #3

    Padrão

    E usar um PC como AP permite um maior número de usuários simultâneos com qualidade? Quantos é possível pendurar sem problemas?

    Desculpe a insistência, mas eu estou com prazo apertado.

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por ygorre Ver Post
    E usar um PC como AP permite um maior número de usuários simultâneos com qualidade? Quantos é possível pendurar sem problemas?

    Desculpe a insistência, mas eu estou com prazo apertado.
    Amigo... com certeza um PC-AP vai ser o que vai melhor gerenciar os usuarios... agora quanto à qualidade vai depender de varios fatores...

    Que placa/cartão vc vai usar, poluição do espectro, boa visada, qualidade do produto usado no cliente, qualidade do serviço (conectores bem feitos, bem protegidos contra infiltração, etc) visada dos clientes, que velocidades pretende disponibilizar aos usuários, entre outros...
    Passe mais detalhes do que pretende pra galera poder te orientar melhor...
    Abraços

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por froyer Ver Post
    Que placa/cartão vc vai usar, poluição do espectro, boa visada, qualidade do produto usado no cliente, qualidade do serviço (conectores bem feitos, bem protegidos contra infiltração, etc) visada dos clientes, que velocidades pretende disponibilizar aos usuários, entre outros...
    Por enquanto, penso em usar placas PCI com chip Atheros (D-Link, TP-Link...). Alguma sugestão melhor?
    Serão disponibilizados 128kbit para os usuários. No local tem apenas um outro provedor, e o local é o ponto mais alto.

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por ygorre Ver Post
    Por enquanto, penso em usar placas PCI com chip Atheros (D-Link, TP-Link...). Alguma sugestão melhor?
    Serão disponibilizados 128kbit para os usuários. No local tem apenas um outro provedor, e o local é o ponto mais alto.
    Quantos clientes no total pretende colocar nesta base?

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por froyer Ver Post
    Quantos clientes no total pretende colocar nesta base?
    +- 100, divididos em 3 antenas. Esta estação será apenas um bridge, o servidor ficará em terra.
    Pode haver uma concentração maior de usuários em uma antena (acho que mais da metade deles).
    Última edição por ygorre; 26-02-2008 às 15:53.

  8. #8

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por ygorre Ver Post
    +- 100, divididos em 3 antenas. Esta estação será apenas um bridge, o servidor ficará em terra.
    Pode haver uma concentração maior de usuários em uma antena (acho que mais da metade deles).
    100 clientes.. metade numa = 50... simultaneos nao vai chegar a 30 entao... pode usar greatek ou dlink 510 que aguenta tranquilo...
    se for pra colocar 100 simultaneos vai de pcmcia senao ou minipci r52
    Flw...