+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Opiniao!

    Ola pessoal. tenho uma RB com 2 Cards R52H um numa ohmini e outro numa direcional. Estava pensando em fazer um teste gostaria da opiniao dos mesmos. Pensei em ligar 4 Direcionais com 2 divisores e ligar nos 2 cards (2 antenas pra cada card) para ver como que se comporta. Sera que uma nao ira "sujar" muito a outra. Tipo fechar um 360 com as direcionais. Alguem poderia opinar? Lembrando que e so uma ideia. Creio que uma ira sujar outra no sinal pelas costas.

    Valeu Pessoal.

  2. #2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por JULIANOPASTORE Ver Post
    Ola pessoal. tenho uma RB com 2 Cards R52H um numa ohmini e outro numa direcional. Estava pensando em fazer um teste gostaria da opiniao dos mesmos. Pensei em ligar 4 Direcionais com 2 divisores e ligar nos 2 cards (2 antenas pra cada card) para ver como que se comporta. Sera que uma nao ira "sujar" muito a outra. Tipo fechar um 360 com as direcionais. Alguem poderia opinar? Lembrando que e so uma ideia. Creio que uma ira sujar outra no sinal pelas costas.

    Valeu Pessoal.
    Bom dia amigo,
    creio que voce usando canais distantes tpw, 1 e 11 nao ira "sujar" nao, creio tambem que a potencia dos cards ira ser + - dividida entre as antenas, tb pensei em fazer isso aqui! monta e posta os resultados! =]
    vlws

  3. #3

    Padrão

    Acho que o amigo Alanvictor está meio equivocado, pois aprendi justamente o contrario do que ele falou, sou seja: as antenas que estao costas com costas, devem ser configuradas no mesmo canal para evitar interferencia. Pelo menos é o que aprendi aqui no forum.

    Abraços

  4. #4

    Padrão

    Caro amigo, a ideia é boa lembrando que o ideal é colocar as paineis em "X" as que estiverem no mesmo divisor devem ficar uma de costas para outra.... Lembrando de respeitar a distancia minima emtre as paineis que é um comprimento de onda... no caso de 2,4 vai ser + - 1,20mts

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por JULIANOPASTORE Ver Post
    Ola pessoal. tenho uma RB com 2 Cards R52H um numa ohmini e outro numa direcional. Estava pensando em fazer um teste gostaria da opiniao dos mesmos. Pensei em ligar 4 Direcionais com 2 divisores e ligar nos 2 cards (2 antenas pra cada card) para ver como que se comporta. Sera que uma nao ira "sujar" muito a outra. Tipo fechar um 360 com as direcionais. Alguem poderia opinar? Lembrando que e so uma ideia. Creio que uma ira sujar outra no sinal pelas costas.

    Valeu Pessoal.
    Minha dica é não usar o divisor (vai dividir a potência) pensando na possibilidade de adicionar +1 RB com 2 cartões colocando as antenas direcionais individualmente. Tive experiência parecida e não aprovei o uso dos divisores. Tbem na época configurei frequências diferentes em cada cartão e não tive problemas com interferências respeitando as normas técnicas de distâncias. Saliento que com 4 direcionais não atingirá 360 graus.

    Sds

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por allanhenrique Ver Post
    Caro amigo, a ideia é boa lembrando que o ideal é colocar as paineis em "X" as que estiverem no mesmo divisor devem ficar uma de costas para outra.... Lembrando de respeitar a distancia minima emtre as paineis que é um comprimento de onda... no caso de 2,4 vai ser + - 1,20mts
    Amigos comprei 4 painéis 90º 20db da Hyperlink mas ainda não instalei, queria tirar uma dúvida tb quanto a distancia entre eles, vi aqui no fórum pra colocar 1,20 metro, mas no site oficial da Hyperlink tem alguns exemplos todos mostrando uma de costa pra outra pertinho, vou postar os links...

    2.4 GHz Sectorized Omnidirectional Array

    Um grande abraço...

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por islan Ver Post
    Amigos comprei 4 painéis 90º 20db da Hyperlink mas ainda não instalei, queria tirar uma dúvida tb quanto a distancia entre eles, vi aqui no fórum pra colocar 1,20 metro, mas no site oficial da Hyperlink tem alguns exemplos todos mostrando uma de costa pra outra pertinho, vou postar os links...

    2.4 GHz Sectorized Omnidirectional Array

    Um grande abraço...
    Eu já tinha visto esta foto e me chamou a atenção. Todo mundo diz que é para afastar, mas se a hyperlink usa assim... quem sou eu para contestar.
    O que posso dizer é que numa instalação que eu fiz, coloquei uma aquários setorial 12dbi logo acima de uma antena "slot" e não tive problemas. Não sei se porque uma era polarização horizontal e outra vertical, mas funcionava uma beleza e estavam quase encostadas. Quando eu montei elas eu não conhecia o forum

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por islan Ver Post
    Amigos comprei 4 painéis 90º 20db da Hyperlink mas ainda não instalei, queria tirar uma dúvida tb quanto a distancia entre eles, vi aqui no fórum pra colocar 1,20 metro, mas no site oficial da Hyperlink tem alguns exemplos todos mostrando uma de costa pra outra pertinho, vou postar os links...

    2.4 GHz Sectorized Omnidirectional Array

    Um grande abraço...


    Caro amigo, não sei se vc reparou mas o esquema da hyperlink de colocar uma antena juntinha da outra é quando vc utiliza um divisor de 1 para 4... Se vc comprar o kit deles este divisor vem junto, pegando os 360graus utilizando um unico radio como uma omni. Ja o nosso amigo comprou 4 paineis e tem 2 radios.

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por allanhenrique Ver Post
    Caro amigo, não sei se vc reparou mas o esquema da hyperlink de colocar uma antena juntinha da outra é quando vc utiliza um divisor de 1 para 4... Se vc comprar o kit deles este divisor vem junto, pegando os 360graus utilizando um unico radio como uma omni. Ja o nosso amigo comprou 4 paineis e tem 2 radios.
    Tá aí a solução do mistério, aehuheauaeh era só prestar atenção né, hehehe

    Um grande abraço...

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por allanhenrique Ver Post
    Caro amigo, não sei se vc reparou mas o esquema da hyperlink de colocar uma antena juntinha da outra é quando vc utiliza um divisor de 1 para 4... Se vc comprar o kit deles este divisor vem junto, pegando os 360graus utilizando um unico radio como uma omni. Ja o nosso amigo comprou 4 paineis e tem 2 radios.
    Até pode ser, mas na foto mostra os cabos entrando na caixa e dali para frente não se sabe...
    Se voce já conhece o kit com o divisor, tudo bem... mas eu ainda acho que a distância entre elas não é tão importante. Pelo menos na instalação que eu tenho aqui, não deu problemas. Mesmo SSID e mesmo canal. Ruído muito baixo bem próximo a antena e sem ruido mais distante 100m.
    Agora estou fazendo outra instalação e vou colocar do mesmo modo. Bem perto uma da outra. Se aparecer o ruído, aí então é que vou providenciar no afastamento. Quanto mais compacto o sistema, menos ação dos ventos. Por mais leve que seja o conjunto, quando o vento pega lá em cima, a coisa pode ficar feia, principalmente se houver afastamento das antenas. É como se voce ficasse de braços abertos contra o vento.

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Até pode ser, mas na foto mostra os cabos entrando na caixa e dali para frente não se sabe...
    Se voce já conhece o kit com o divisor, tudo bem... mas eu ainda acho que a distância entre elas não é tão importante. Pelo menos na instalação que eu tenho aqui, não deu problemas. Mesmo SSID e mesmo canal. Ruído muito baixo bem próximo a antena e sem ruido mais distante 100m.
    Agora estou fazendo outra instalação e vou colocar do mesmo modo. Bem perto uma da outra. Se aparecer o ruído, aí então é que vou providenciar no afastamento. Quanto mais compacto o sistema, menos ação dos ventos. Por mais leve que seja o conjunto, quando o vento pega lá em cima, a coisa pode ficar feia, principalmente se houver afastamento das antenas. É como se voce ficasse de braços abertos contra o vento.

    Dê uma olhada neste link..
    http://www.hyperlinktech.com/web/cop...er_dtl_500.jpg

    Apenas uma curiosidade... quantos clientes vc atende?

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por allanhenrique Ver Post
    Dê uma olhada neste link..
    http://www.hyperlinktech.com/web/cop...er_dtl_500.jpg

    Apenas uma curiosidade... quantos clientes vc atende?
    POis é companheiro, na primeira foto não mostra a montagem com divisor. Mas baixando na pagina vi então outra foto com montagem com divisor.
    Você tem razão, nesta foto.
    Uma coisa que me chamou a atenção ao ler o manual de montagem, é que eles lá tem até um suporte para fazer esta montagem bem junta.
    E ao ler o texto, cita realmente que para pequenos provedores, dá para usar um rádio e 4 antenas neste arranjo.
    Mas o mesmo texto diz que com o crescimento dos usuários é só colocar mais rádios e usar cabos independentes de cada rádio para usa respectiva antena, aproveitanto toda a montagem já feita.
    E ainda cita no fim do texto que esta montagem mais compacta está menos sujeita a interferencias.
    Sobre os meus usuários ainda são poucos, pois ainda não estou legalizado e não quero ampliar para não complicar. Estou usando estes poucos como "campo de prova".
    Quando estiver funcionando a "plena força", se der ruido aí então vou ver o que fazer. Mas por enquanto está beleza, mesmo com outras estações piratas no meio.