+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question ENLACE DE 68km COM PROBLEMA

    Olá amigos, recentemente montei um novo enlace em minha rede só que esse ficou um pouco grande.

    Estamos com 2 Mikrotik RB 532 em cada ponta com cartoes R52H 350mW e antenas Hyperlink tipo disco de 33Db o enlace funciona muito bem mas o sinal ta oscilando d+.
    Tem hora que tá -66 e tem hora que vai pra -72. Mas o que mais me intriga é que o sinal fica excelente após as 20h e até as 8h da manha depois ele começa a cair e quando o SOL ta rachando la fora o sinal fica entre -72.
    Esse enlace passa sobre 1 Rio de uns 40mts de largura será q o sol interfere tanto assim?

    Obrigado

  2. #2

    Padrão

    a temperatura interfere bastante nas ondas de radio.

    quando você alinhou as antenas estava calor?

  3. #3

    Arrow

    Opa, Luciano blz.

    Então exatamente isso. Eu alinhei essas antenas a noite por volta das 21h, acho que por isso que o sinal tava bom quando eu alinhei.
    Achei mais que era por causa do RIO que corta o vale.

  4. #4
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Esse enlace é beeeem grande, 68 km é mto chão... Bom tenho uma curiosidade, por isto estou postando... quando o sinal está bom, quantos mega vc passa nesse link? Obrigado!

  5. #5

    Padrão

    Saudações !
    Sobre sua duvida a respeito da melhora do sinal a noite vou te explicar:
    existem camadas atmosfericas ,que são quatro durante o dia e a noite elas se unificam. resumindo analisa uma radio am durante o dia, a noite a sintonia e bem melhor, so gira o botão e ja sintoniza radios que durante o dia não sintonizava.
    Sobre seu enlace de 68 km passe mais detalhes para ver se posso ajudar.

  6. #6

    Padrão

    experimenta refazer o alinhamento de dia pra ver como fica..

  7. #7

    Arrow

    Respondendo aos amigos.

    Com meu enlace alinhado em -71 ou -72 que estava hoje a tarde, estava passando de 6 a 36Mb. A noite fica entre 12 e 48MB atualmente meu link ta com 5M em breve vou precisar melhorar isso pois estou fazendo Up para 12MB. Acho que vou ter de trabalhar com 2 antenas uma recebendo e outra enviando. pra melhorar o troughput.

  8. #8

    Padrão

    cara...

    esse seu enlace é bem comprido, hein?

    o melhor a fazer é colocar um ponto entre os dois ou apelar pra rádios com maior frequência...

  9. #9
    Mikrotik inSide Avatar de luizbe
    Ingresso
    Sep 2005
    Localização
    Governador Valadares
    Posts
    1.212
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    olha eu tive uma intrigante expêriencia aqui e vou te falar como foi:
    um concorrete, fechou 63kms cravados usando

    2 zirok wll605 (27DBI , dá pra acreditar?)
    2 RB não sei o modelo mais sei que tem 4 slot.

    e o link dele passa 6mb e não oscila aquela merda, e olha a anteninha que ele usou..

    então eu acho que 68kms com uma hyperlink da vida não deve oscilar,

    TROQUE OS CARTOES!
    Veja um novo no mercado, que são os ubiquits que estão saindo ..

    acho que é XR alguma coisa, deve fechar esse link seu.
    (tente ao menos)


  10. #10

    Padrão

    bom.. eu penso da seguinte forma, se links distantes, acima de 40km, pudessem oferecer qualidade as grandes teles o fariam, pelo menos por aqui, as repetidoras estão entre 25km e 40km, isso que eles não usam qualquer radinho, são equipamentos na faixa dos 15GHz...